CIPA Investigao de acidente Acidente l Nesta segundafeira

  • Slides: 14
Download presentation
CIPA Investigação de acidente

CIPA Investigação de acidente

Acidente l Nesta segunda-feira, dia 06/06/2011, na fábrica de congelados “Frangos e Cia. ”,

Acidente l Nesta segunda-feira, dia 06/06/2011, na fábrica de congelados “Frangos e Cia. ”, o funcionário Adriano Moura, de 20 anos teve o braço esquerdo amputado pela máquina de cortar frangos. O acidente aconteceu quando ele operava o equipamento. Adriano trabalha na área onde é feita a embalagem e o corte de gelo para resfriar frangos.

Descrição do local l Ao chegar no local do acidente encontrou-se a seguinte cena:

Descrição do local l Ao chegar no local do acidente encontrou-se a seguinte cena: o funcionário encontrava-se preso à máquina pelo braço e já desmaiado. A máquina já havia sido desligada e alguns funcionários meio agitados com a situação pois havia muito sangue. Mas logo tudo estada sob controle.

Descrição da vítima l Ao conversar com a vítima ele relatou o seguinte fato:

Descrição da vítima l Ao conversar com a vítima ele relatou o seguinte fato: “Eu estava no local conversando com o colega de trabalho e fui ajudá-lo para poder acabar mais rápido, de repente senti uma pressão no braço e não me lembro de mais nada. ” disse Adriano.

Testemunha 1 O funcionário José da Silva, 38 anos, trabalha no corte de frangos

Testemunha 1 O funcionário José da Silva, 38 anos, trabalha no corte de frangos relatou o seguinte: “O Adriano não ia muito naquele setor, porque ele trabalha em outro. Ele estava indo embora do seu setor e passou para falar comigo. Eu acho que ele escorregou e o braço dele acabou batendo na máquina, o que gerou o acidente. ” disse ele. l

Testemunha 2 l O funcionário Robson de Oliveira, 25 anos, abatedor de frangos relatou:

Testemunha 2 l O funcionário Robson de Oliveira, 25 anos, abatedor de frangos relatou: “O Adriano gostava de ir aos outros setores e ficava perguntando como que fazia as outras funções, ele era até bem prestativo, gostava de ajudar, mas aquele dia a ajuda dele acabou saindo caro né. ” disse ele.

Descrição do acidente l O acidente ocorreu por volta das 18 hs no setor

Descrição do acidente l O acidente ocorreu por volta das 18 hs no setor de corte de frango, onde o funcionário teve o braço esquerdo amputado pala máquina de cortar frangos. O funcionário encontrava-se na empresa desde as 7 hs e o acidente ocorreu quando estava se preparando para deixar o local.

Causas apuradas e erros encontrados l l l O funcionário não estava no seu

Causas apuradas e erros encontrados l l l O funcionário não estava no seu setor de trabalho; Estava conversando com outro funcionário enquanto a máquina estava ligada e era manuseada; O funcionário estava trabalhando a mais de 8 hs;

. l l l Apesar de gostar de ajudar, não tinha domínio nem treinamento

. l l l Apesar de gostar de ajudar, não tinha domínio nem treinamento daquele setor; Falta de sinalização do local (EPC); Falta de fiscalização de um supervisor, pois uma das testemunhas relata que era típico o funcionário ir o outro setor.

Causa l A causa do acidente foi que o funcionário já estava exausto por

Causa l A causa do acidente foi que o funcionário já estava exausto por estar trabalhando a muitas horas e ao passar pelo setor para tentar ajudar o colega que também encontrava-se na mesma jornada de trabalho, desequilibrou-se próximo a máquina e por não haver proteção em volta seu braço foi puxado, ocasionando a amputação do mesmo.

Medidas propostas l Conscientização dos funcionário que não se pode visitar outros setores onde

Medidas propostas l Conscientização dos funcionário que não se pode visitar outros setores onde o mesmo não tem conhecimento da rotina e evitar conversas paralelas próximo de máquinas em uso. Essa conscientização será feita através de DDS’s e avisos nos setores comuns como refeitórios e vestiários;

. l l Não submeter os funcionários a jornadas de horas excessivas. E quando

. l l Não submeter os funcionários a jornadas de horas excessivas. E quando for necessário a hora extra liberar o funcionário por 20 minutos de descanso, além do que já tem na sua jornada comum. Sinalizar ao redor dos equipamentos para que somente que está manuseando fique próximo, e sinalizar também sobre os riscos de se aproximar.

. l Criar uma rota para que os funcionários possam seguir e passem somente

. l Criar uma rota para que os funcionários possam seguir e passem somente por ela ao entrar e sair de seu setor, para que não haja trânsito de um setor para outro. Será feito um treinamento explicando as rotas e apontando os riscos de transitar por outros setores, e de exemplo o acidente já ocorrido.

Investigação de acidente de trabalho. CIPA Lorruama S. dos Santos Profº: Vitor Moraes Turma

Investigação de acidente de trabalho. CIPA Lorruama S. dos Santos Profº: Vitor Moraes Turma 10 v 2 Senac-Cabo Frio/2011