Captulo 10 Continente americano o novo mundo Professora

  • Slides: 11
Download presentation
Capítulo 10 – Continente americano: o novo mundo Professora: Débora Resende Cordeiro

Capítulo 10 – Continente americano: o novo mundo Professora: Débora Resende Cordeiro

América: localização e extensão A América é banhada pelos oceanos Pacífico e Atlântico. São

América: localização e extensão A América é banhada pelos oceanos Pacífico e Atlântico. São mais de 42 000 km² de território, é o segundo maior continente em extensão territorial. A maior parte das terras do continente está localizada no Hemisfério Norte, parte no Hemisfério Sul e totalmente a oeste do Meridiano de Greenwich. O continente americano é cortado pela Linha do Equador, Trópico de Câncer, Trópico de Capricórnio e Círculo Polar Ártico. As terras do continente são dividas em três porções: América do Norte, América Central e América do Sul. O país com maior extensão territorial é o Canadá e com menor extensão é São Cristóvão e Nevis.

Como tudo começou: a ocupação da América tem história De acordo com estudos históricos,

Como tudo começou: a ocupação da América tem história De acordo com estudos históricos, acredita-se que o povoamento do continente americano começou a ser realizado por volta de 35 000 anos. A história do continente teve início com as civilizações denominadas de pré-colombianas. As civilizações pré-colombianas que mais se destacaram são: • Astecas – ocuparam o Vale do México e parte da Guatemala. • Maias – ocuparam a Península de Yucatán, no México, e áreas onde hoje são Honduras e Guatemala. • Incas – ocuparam regiões da Bolívia, Peru, Equador e Chile. Foram séculos de ocupação pelas civilizações pré-colombianas até seu declínio em razão do início da exploração e povoamento do continente, pelos europeus.

De Cristóvão Colombo ao continente conhecido de hoje A exploração e colonização do continente

De Cristóvão Colombo ao continente conhecido de hoje A exploração e colonização do continente americano pelos europeus se deu a partir de 1492, com a conquista de seu território por Cristóvão Colombo. A colonização do continente americano foi mais voltada para a exploração de seus recursos, Inglaterra, França, Espanha, Portugal e Holanda foram alguns dos países que ocuparam esse continente. Com os europeus vieram padrões de vida completamente diferentes. Junto com esses povos, vieram milhões de africanos que ajudaram a construir novos espaços geográficos, além de contribuírem para a miscigenação. As formas de administrar as colônias, porém, foram diferentes. Os territórios foram divididos dessa forma: • América do Norte – ficou sob domínio da França e Inglaterra. • América Central e do Sul – em sua maioria, sob domínio de Portugal e Espanha. • A Holanda ocupou Curaçau e a Guiana. • Os franceses ocuparam também Haiti, Guadalupe e Martinica.

As diferentes formas de regionalizar as terras do continente americano Considerando- se a posição

As diferentes formas de regionalizar as terras do continente americano Considerando- se a posição geográfica e os elementos físicos (clima, relevo e vegetação) presentes, o continente americano pode ser dividido em três porções: a América do Norte, América Central e América do Sul. • A América do Norte é formada por três países: Estados Unidos, Canadá e México. • A América do Sul é formada por: Brasil, Chile, Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Peru, Venezuela, Equador, Colômbia, Suriname, Guiana e Guiana Francesa, • A América Central é constituída por 20 países distribuídos em duas porções: Ø Belize, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua e Panamá, em sua porção territorial; Ø Grandes e Pequenas Antilhas, em sua porção territorial insular. Fazem parte desse conjunto: Cuba, Haiti, Bahamas, Jamaica, Trinidad e Tobago, Antigua e Barbuda, São Vicente e Granadinas, Granada, República Dominicana, Santa Lúcia, Dominica, São Cristóvão e Névis. A outra classificação, de acordo com os aspectos econômicos, históricos, sociais e culturais, divide o continente em dois grupos: • América Anglo-saxônica: Estados Unidos e Canadá; • América Latina: demais países.

Sociedade e economia americana A América possui aproximadamente 1 bilhão de habitantes. Na América

Sociedade e economia americana A América possui aproximadamente 1 bilhão de habitantes. Na América Anglo-saxônica as áreas que apresentam as maiores concentrações populacionais são: Chicago, Nova Iorque, Filadélfia e Los Angeles nos EUA e Montreal e Toronto no Canadá. Na América Latina as áreas que apresentam as maiores concentrações populacionais são: São Paulo e Rio de Janeiro no Brasil, Santiago no Chile, Bogotá na Colômbia, Cidade do México no México, Caracas na Venezuela, Buenos Aires na Argentina e Lima no Peru.

População: distribuição e características O continente americano é formado por uma população essencialmente urbana.

População: distribuição e características O continente americano é formado por uma população essencialmente urbana. São mais de 78% da população vivendo em cidades. A população do continente é distribuída de forma desigual. A região mais densamente povoada é a parte leste do território, e as partes centrais e oeste apresentam menores densidades populacionais. A população das Américas é formada por brancos, negros e indígenas entre outros. Os idiomas mais falados são o inglês, espanhol, português e francês. O crescimento demográfico do continente apresenta significativas diferenças, conforme o nível de desenvolvimento dos países. Nos países desenvolvidos (EUA e Canadá)o crescimento demográfico é menor, devido principalmente a diminuição das taxas de natalidade e mortalidade advindas melhorias das condições de vida de suas populações. Nos países subdesenvolvidos o crescimento demográfico é maior, eles ainda apresentam altas taxas de natalidade e mortalidade. Entretanto, países como Chile, Argentina, Uruguai e Brasil apresentaram diminuição nas taxas de natalidade e mortalidade nos últimos anos, se aproximando de países como EUA e Canadá. Exercícios página 164.

A economia das Américas Na América anglo-saxônica, as economias são mais desenvolvidas que no

A economia das Américas Na América anglo-saxônica, as economias são mais desenvolvidas que no restante do continente. Esses países apresentam um parque industrial significativo e diversificado. Já os países subdesenvolvidos tem economia dependente em relação aos países desenvolvidos, mantendo um sistema de “troca” de matéria-prima por produtos industrializados. Em relação à agropecuária, a maioria dos países latinos apresenta técnicas rudimentares de produção, monocultura, mercado voltado para as exportações. Já os países desenvolvidos empregam tecnologia e técnicas avançadas na produção. Brasil e Argentina destacam-se na produção agropecuária. • EUA e Canadá: trigo, algodão, milho, arroz, tabaco, soja, cevada, aveia, frutíferas, hortaliças e leguminosas. • México: trigo e milho. • Países latinos: frutas, linho, soja, milho, trigo, tabaco, café, cana-de-açúcar, cacau. No setor extrativista, os minerais são muito explorados, exemplos: ferro, chumbo, zinco, estanho, prata, cobre, entre outros. Na América Latina o setor extrativo está voltado para o mercado externo. Na porção anglo-saxônica extrai-se petróleo, urânio, carvão, gás natural, ferro etc.

A economia das Américas No setor industrial, a porção anglo-saxônica do continente encontra-se mais

A economia das Américas No setor industrial, a porção anglo-saxônica do continente encontra-se mais estruturada e desenvolvida. Estrutura do parque industrial estadunidense: • “Manufacturing belt” – siderurgia, automobilística, mecânica, naval, metalúrgica, têxtil e aeronáutica. • Vale do Silício – robótica, eletrônica e informática. • “Sunbelt” – petroquímicas e aeroespaciais. Na América Latina o setor industrial é caracterizado por mão de obra barata com pouca especialização, tecnologias menos avançadas e com menos capital. Em alguns países, como é o caso do Brasil, a indústria se encontra um pouco mais diversificada e também há a formação de tecnopolos. O setor terciário é diversificado no continente e depende do grau de desenvolvimento dos países. Os países do continente americano utilizam como fonte de energia o petróleo, o gás natural, o carvão, além da hidrelétrica, eólica, atômica e térmica.