Anlise Comentrio Aplicaes Pr Walace Juliare Neemias Resumo

  • Slides: 29
Download presentation
Análise Comentário Aplicações Pr. Walace Juliare

Análise Comentário Aplicações Pr. Walace Juliare

Neemias Resumo Oração e comissão de Neemias (cap. 1) Permissão, vistoria e convocação (cap.

Neemias Resumo Oração e comissão de Neemias (cap. 1) Permissão, vistoria e convocação (cap. 2) Reconstrução e mutualidade (cap. 3) Oposição externa (cap. 4) Crises internas (cap. 5) Novos ataques (cap. 6)

“ Acabou-se, pois, o muro aos vinte e cinco dias do mês de elul,

“ Acabou-se, pois, o muro aos vinte e cinco dias do mês de elul, em 52 dias” (6. 15) 21 de Setembro de 444 a. C.

Fatos após a conclusão do muro Resumo 6. 16 – Os inimigos externos temeram

Fatos após a conclusão do muro Resumo 6. 16 – Os inimigos externos temeram a Deus 6. 17 -19 – Os inimigos internos continuavam intentando contra Neemias 7. 1 -4 – Neemias começa a organização da cidade 7. 5 -73 – Neemias promove o registro das genealogias dos israelitas

Neemias 8 -9 “Avivamento na obra de Deus acontece por meio do ENSINO EXPOSITIVO

Neemias 8 -9 “Avivamento na obra de Deus acontece por meio do ENSINO EXPOSITIVO DA PALAVRA DE DEUS”

Neemias Primeiro dia do sétimo mês (v. 1) Festa das Trombetas 27 de Setembro

Neemias Primeiro dia do sétimo mês (v. 1) Festa das Trombetas 27 de Setembro de 444 a. C. 8. 1 -8

Neemias 8. 1 -8 Primeiro dia do sétimo mês (v. 1) O povo pede

Neemias 8. 1 -8 Primeiro dia do sétimo mês (v. 1) O povo pede que Esdras trouxesse o livro (v. 1) Esdras traz o livro diante de todo o povo capaz de ler (v. 2) Esdras leu o livro por 6 horas, enquanto o povo tinha os ouvidos atentos. (v. 3) Esdras estava num púlpito de madeira, e ao abrir o livro o povo se colocou em pé (v. 4 -5)

Neemias 8. 1 -8 Esdras adorou ao Senhor antes de fazer a leitura (v.

Neemias 8. 1 -8 Esdras adorou ao Senhor antes de fazer a leitura (v. 6 -7) Esdras leu o livro, fazendo pausas para dar explicações (v. 8)

Neemias 8. 9 -12 Reações diante da Exposição Bíblica: O povo chorou, ouvindo a

Neemias 8. 9 -12 Reações diante da Exposição Bíblica: O povo chorou, ouvindo a Palavra de Deus, por causa da convicção de sua culpa, em não obedecer a Lei do Senhor (v. 9) Neemias consagrou aquele dia ao Senhor, como dia de alegria e não pranto (v. 9 -11) O povo foi disperso com a certeza de terem ouvido a voz do Senhor Deus (v. 12)

Neemias 8. 13 -18 Reações diante da Exposição Bíblica: A liderança de Israel procurou

Neemias 8. 13 -18 Reações diante da Exposição Bíblica: A liderança de Israel procurou Esdras para continuar lendo e ensinando sobre a Lei do Senhor (v. 13 -15) O povo procurou colocar em prática aquilo que aprenderam na Lei do Senhor (v. 16 -17) Durante todos os dias da Festa, Esdras leu e explicou a Lei do Senhor (v. 18)

Neemias 9. 1 -2 Reações diante da Exposição Bíblica: Dois dias depois do término

Neemias 9. 1 -2 Reações diante da Exposição Bíblica: Dois dias depois do término da Festa, o povo começou a confessar seus pecados diante de Deus. No dia 24, o povo se ajuntou novamente, com uma atitude de humilhação (v. 1 -2) Jejum Panos de saco Apartaram-se dos casamentos mistos

Neemias 9. 3 -5 Reações diante da Exposição Bíblica: Voltaram a ler a Lei

Neemias 9. 3 -5 Reações diante da Exposição Bíblica: Voltaram a ler a Lei do Senhor (v. 3) Liam e confessavam seus pecados (v. 3) Houve convocação para adorar ao Senhor (v. 4 -5 a)

Neemias 9. 5 -31 Reações diante da Exposição Bíblica: Esdras ora, bendizendo o nome

Neemias 9. 5 -31 Reações diante da Exposição Bíblica: Esdras ora, bendizendo o nome do Senhor por: Ser Criador (v. 5 b-6) Escolher uma nação para ser glorificado na terra (v. 7) Fazer e preservar uma aliança com sua nação (v. 8 -15) Ser misericordioso e perdoador (v. 16 -21) Renovar sua aliança e prover reinos e povos (v. 22 -25) No lugar de destruir a nação a disciplinou (v. 26 -31)

Neemias 9. 32 -38 Reações diante da Exposição Bíblica: Esdras ora, clamando por perdão

Neemias 9. 32 -38 Reações diante da Exposição Bíblica: Esdras ora, clamando por perdão do Senhor Roga por misericórdia (v. 32) Reconhece a justiça de Deus (v. 33 a) Reconhece a culpa coletiva (v. 33 b-35) Reconhece as consequências de seus pecados (v. 36 -37) Renovou a aliança com Deus (v. 38)

1 2 3 4 5

1 2 3 4 5

Neemias 8 -9 “Avivamento na obra de Deus acontece por meio do ENSINO EXPOSITIVO

Neemias 8 -9 “Avivamento na obra de Deus acontece por meio do ENSINO EXPOSITIVO DA PALAVRA DE DEUS”

Neemias 1 - Avivamento acontece quando o povo reconhece sua deficiência espiritual v. 1

Neemias 1 - Avivamento acontece quando o povo reconhece sua deficiência espiritual v. 1 – “. . . haviam se instalado em suas cidades, todo o povo juntou-se como se fosse um só homem na praça. . . pediram. . . que trouxesse o Livro da Lei. . . ” pediram Lei

Neemias 2 - Avivamento acontece quando o povo engrandece a Deus por causa de

Neemias 2 - Avivamento acontece quando o povo engrandece a Deus por causa de sua Palavra v. 2 -3, 5 -6 – “leu o livro. . . todos adoraram o Senhor, prostrados, rosto em terra”

Neemias 3 - Avivamento acontece quando o povo ouve a voz de Deus através

Neemias 3 - Avivamento acontece quando o povo ouve a voz de Deus através de sua Palavra v. 3 “leu o livro desde o raiar da manhã até o meio-dia. . . e todo o povo ouvia com atenção. . . ” atenção “A pregação ainda é o maior instrumento de avivamento espiritual” (J. Stott) “Somente pela pregação da Palavra o coração do homem é exposto a um Deus redentor!”

Neemias 4 - Avivamento acontece quando o povo se consagra ao Senhor Deus v.

Neemias 4 - Avivamento acontece quando o povo se consagra ao Senhor Deus v. 9 -12 – “este dia é consagrado ao Senhor. . . ” üEles se arrependeram. üEles continuaram a buscar ao Senhor (vv. 13 -18 ) üEles jejuaram (9. 1 -2) üEles se humilharam üEles abandonaram seus pecados (v. 3)

Neemias “Viver na Palavra promove avivamento no meio do povo de Deus 3 Levantando-se

Neemias “Viver na Palavra promove avivamento no meio do povo de Deus 3 Levantando-se no seu lugar, leram no Livro da Lei do SENHOR, seu Deus, uma quarta parte do dia; em outra quarta parte dele fizeram confissão e adoraram o SENHOR, seu Deus. . disseram: Levantai-vos, bendizei ao SENHOR, vosso Deus, de eternidade em eternidade. Então, se disse: Bendito seja o nome da tua glória, que ultrapassa todo bendizer e louvor. 6 Só tu és SENHOR, tu fizeste o céu, o céu dos céus e todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto há neles; e tu os preservas a todos com vida, e o exército dos céus te adora. (Ne 9: 3 -6)

O Poder da Pregação do Evangelho

O Poder da Pregação do Evangelho

Neemias 8. 1 -8 SOMENTE PELO PODER DA PREGAÇÃO DA PALAVRA O CORAÇÃO DO

Neemias 8. 1 -8 SOMENTE PELO PODER DA PREGAÇÃO DA PALAVRA O CORAÇÃO DO HOMEM É EXPOSTO A UM DEUS REDENTOR

Neemias 8. 1 -8 “A pregação da Palavra de Deus ainda é o maior

Neemias 8. 1 -8 “A pregação da Palavra de Deus ainda é o maior instrumento de avivamento espiritual”

IMPLICAÇÃO 1 -A SUFICIÊNCIA DAS ESCRITURAS “Por causa de Cristo” “Pregação que é fiel

IMPLICAÇÃO 1 -A SUFICIÊNCIA DAS ESCRITURAS “Por causa de Cristo” “Pregação que é fiel à Escritura converte, convence e amolda o espirito de homens e mulheres, pois ela apresenta o instrumento da compulsão divina, e não que pregadores tenham em si mesmos qualquer poder transformador” (Bryan Chapell)

IMPLICAÇÃO 2 -ALVO: A GLÓRIA DE DEUS “Por causa de Cristo” “O principal desígnio

IMPLICAÇÃO 2 -ALVO: A GLÓRIA DE DEUS “Por causa de Cristo” “O principal desígnio do pregador cristão é restaurar o trono e o domínio de Deus nas almas dos homens, e somente o poder do Evangelho pode alcançar isto”

IMPLICAÇÃO 3 -TAREFA DA IGREJA: ANUNCIAR O EVANGELHO “Por causa de Cristo” “A pregação

IMPLICAÇÃO 3 -TAREFA DA IGREJA: ANUNCIAR O EVANGELHO “Por causa de Cristo” “A pregação autentica é aquela que trata da pessoa inteira, em que o ouvinte se sente envolvido e sabe que foi profundamente tocado e exortado por Deus” (D. Lloyd Jones)

CONCLUSÃO “Por causa de Cristo” “Uma pregação genuína tem como alvo despertar a consciência

CONCLUSÃO “Por causa de Cristo” “Uma pregação genuína tem como alvo despertar a consciência através da santidade de Deus, alimentar a mente com a verdade de Deus, purificar a imaginação através da beleza de Deus, abrir o coração para o amor de Deus, devotar a vontade ao propósito de Deus” (James Stewart, pregador escocês)

Neemias 8. 1 -8 SOMENTE PELO PODER DA PREGAÇÃO DA PALAVRA O CORAÇÃO DO

Neemias 8. 1 -8 SOMENTE PELO PODER DA PREGAÇÃO DA PALAVRA O CORAÇÃO DO HOMEM É EXPOSTO A UM DEUS REDENTOR