ALIMENTO ESPIRITUAL SEMANAL Formatado por airlepperhotmail com Tamareiras

  • Slides: 9
Download presentation
ALIMENTO ESPIRITUAL SEMANAL Formatado por: airlepper@hotmail. com

ALIMENTO ESPIRITUAL SEMANAL Formatado por: airlepper@hotmail. com

Tamareiras no Vale do Jordão

Tamareiras no Vale do Jordão

FORÇA PELA FÉ (leia Lucas 17. 5 -6) Lucas 17. 5 – Então, disseram

FORÇA PELA FÉ (leia Lucas 17. 5 -6) Lucas 17. 5 – Então, disseram os apóstolos ao Senhor: Aumenta-nos a fé. “Seu filho morreu. ” Foram as palavras que minha mãe ouviu quando atendeu o telefone às duas horas da manhã. Um estranho a informou da morte de seu filho mais novo, que vinha trabalhando como professor de inglês no Japão. Aos 24 anos de idade ele morreu em conseqüência de um terremoto. A perda de um de seus filhos foi a experiência mais traumática que minha mãe já havia experimentado. Fiquei imaginando como ela sobreviveria sem ele mas, então, me lembrei de que ela é uma pessoa de fé. Em Lucas 17. 6 Jesus nos diz que não precisamos de uma grande fé; que uma pequena já basta. Apesar da sua tristeza minha mãe praticou sinceramente a sua fé em Deus, orou continuamente e demonstrou o Amor de Cristo aos outros. A fé a encheu de Força para louvar a Deus, consolar e servir. Não importa o tamanho dos nossos problemas, quando agimos com fé Deus nos dá Força para superá-los. Oração: Obrigada, ó Deus, pela Força que Tu nos dás por meio da fé. Sê conosco, enquanto oramos como Jesus nos ensinou: “Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o Teu nome. Venha o Teu reino. Seja feita a Tua vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dá hoje. Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. Pois Teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém. (Mateus 6. 9 -13). Pensamento para o dia: Como posso praticar efetivamente a minha fé? Oremos por uma fé maior.

SANTA HOSPITALIDADE (leia 2 Reis 4. 8 -10) Hebreus 13. 2 – Não negligencieis

SANTA HOSPITALIDADE (leia 2 Reis 4. 8 -10) Hebreus 13. 2 – Não negligencieis a hospitalidade, pois alguns, praticando-a, sem o saber acolheram anjos. Quando eu estava na faculdade, freqüentemente passava os finais de semana viajando com um grupo de teatro cristão. Conduzíamos o culto em Igrejas às vezes perto, às vezes longe, e ficávamos com famílias que abriam seus corações e suas casas para nós. Pelo fato de eu não vir de uma família muito unida, lembro-me dessas ocasiões como experiências enriquecedoras e confortantes. Eu é que estava em missão, mas os membros da Igreja ministraram a mim ao me receberem em suas casas. Nossas casas devem ter portas abertas para receber os que precisam de abrigo e do conforto do Amor de Deus. O amor e o apoio que recebi daqueles lares cristãos me ajudaram a amadurecer em Cristo. Eu experimentei o Amor de Deus e aprendi o significado da hospitalidade cristã. Algumas das casas em que fiquei eram bem mobiliadas, com pintura e decoração caras. Outras localizavam-se em bairros pobres, e eu dormi no sofá ou no chão. Entretanto, em cada casa eu me senti especial, porque meus anfitriões me receberam em nome de Deus. Como usamos nossos lares para Cristo? Estamos dispostos a acolher os estranhos que Deus traz à nossa porta? Pode ser que as pessoas experimentem a Graça em nossa casa quando nunca a experimentaram em nenhum outro lugar. Oração: Ó Deus acolhedor, cria em nós corações convidativos e generosos, abertos àqueles que talvez necessitem da nossa hospitalidade. Em nome de Jesus. Amém. Pensamento para o dia: Nossos lares podem ser lugares de santa hospitalidade. Oremos para que sejamos mais acolhedores.

EM MOMENTOS DE DIFICULDADE (leia o Salmo 139. 1 -18) Salmo 139. 7 -8

EM MOMENTOS DE DIFICULDADE (leia o Salmo 139. 1 -18) Salmo 139. 7 -8 – Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; Com a chegada do inverno a paisagem fica desolada e sombria neste lugar em que as estações mudam. O solo verde e viçoso de apenas algumas semanas atrás está marrom, e o olhar da morte está sobre ele. Árvores antes curvas pelo peso das folhas, flores e frutos, hoje estendem seus galhos nus e rígidos para o céu. Os pássaros canoros se foram. Até o sol, baixo no horizonte, parece dominado por nuvens espessas e cinzentas durante o dia e dominado pelas trevas das noites mais longas. Opostos da primavera, que cantam a vida e os novos começos, os dias tardios de outono me falam de términos e de solidão. É mais difícil, mas não devemos esquecer que Deus está conosco também nossos momentos de escuridão e temores. “Deus meu, por que me desamparaste? ” (Salmo 22. 1), lamenta -se o salmista. No entanto temos a certeza em Cristo, cuja “fidelidade se estende de geração em geração” (Salmo 119. 90). Não importa o tempo, não importa a circunstância, Deus está conosco (veja Hebreus 13. 5). Oração: Santo Deus, obrigado pela Tua Promessa de estar conosco sempre e em todo lugar por toda esta vida e além. Em nome de Jesus. Amém. Pensamento para o dia: Não importa a estação, Deus está conosco. Oremos pelas pessoas que se sentem deprimidas no inverno.

BARREIRAS DERRUBADAS (leia 1 João 4. 7 -21) 1 João 4. 19 – Nós

BARREIRAS DERRUBADAS (leia 1 João 4. 7 -21) 1 João 4. 19 – Nós amamos porque ele nos amou primeiro. Enquanto nosso grupo de estudo bíblico se reunia naquela noite na prisão, notei uma pessoa nova – um jovem – que entrou no círculo e se sentou. Um dos homens me sussurrou que era sua primeira noite ali, que ele não tinha família nos Estados Unidos e que falava pouco inglês. Pareceu, durante o estudo, que nosso novo amigo, Natanael, conseguia entender um pouco do que estávamos dizendo, mas o idioma era uma verdadeira barreira. Durante o intervalo fui até onde ele estava, afundado em sua cadeira. Senti-me muito limitada porque não conhecia o seu idioma, mas disse-lhe: “Natanael, você sabe o quanto Jesus o ama? ” Lágrimas começaram a correr pelo seu rosto, enquanto ele dizia: “Ninguém ama Natanael. ” O grupo se reunião silenciosamente à sua volta e simplesmente o abraçou. Natanael disse: “Quero este Jesus. ” Jamais me esquecerei do modo como Charles, um outro interno, abraçou Natanael enquanto ele chorava. Com a ajuda daquele grupo amoroso, Natanael aceitou a Cristo. Os homens do grupo o colocaram de pé e lhe disseram: “Nós somos a tua família, agora!” Todos nós regozijamos com Natanael. As barreiras caíram quando testemunhamos o Amor Transformador de Deus. Oração: Nosso Deus Criador, obrigada pelo Amor Transformador de Jesus, que nos convida a fazermos parte da Sua família. Ensina-nos a derrubarmos as barreiras que nos dividem e a buscarmos o que nos une. Em nome de Jesus. Amém. Pensamento para o dia: O Amor de Deus nos alcança onde quer que estejamos. Oremos pelas pessoas que estão presas.

O GRANDE OCULISTA (leia João 4. 27 -38) João 4. 35 – (. .

O GRANDE OCULISTA (leia João 4. 27 -38) João 4. 35 – (. . . ) Eu, porém, vos digo: erguei os olhos e vede os campos, pois já branquejam para a ceifa. Era uma tarde quente de verão. Davi, meu filho de dois anos, estava na praia pela primeira vez. A praia estava cheia de turistas aproveitando o sol e o calor. Minha esposa observou: “Olhe, Davi, já tem tantas pessoas aqui!” Ele olhou à volta, admirado: “Cadê? ” Ele estava tão maravilhado com o lugar que, embora seus olhos estivessem abertos, não tinha notado as pessoas. Quando Jesus alertou aos Seus discípulos para que abrissem os olhos e vissem, Ele não estava jogando palavras fora. Os discípulos eram como meu filho, que não notou as milhares de pessoas na praia em plena luz do dia. Como eles, nós, às vezes, precisamos que nos façam lembrar do que é importante. Hoje as pessoas se concentram em seus vizinhos, contas bancárias, ações, dietas, aparência física e preocupações semelhantes. Deixamos de ver o que é mais importante na vida: nosso relacionamento com Deus. Se permitirmos que Jesus, o grande Oculista, avalie nossos olhos espirituais, Ele curará nossa falta de visão. Então veremos claramente o grande número de pessoas que não O conhecem, e responderemos às oportunidades que temos para apresentá-las a Cristo. Oração: Senhor amado, abre nossos olhos e ajuda-nos a vermos o mundo à luz da Tua Palavra. Ajuda-nos a aceitarmos o desafio de nos tornarmos trabalhadores na Tua Colheita. Em nome de Jesus. Amém. Pensamento para o dia: Qual será a minha resposta quando Deus perguntar: “A quem enviarei? ” Oremos por disposição para testemunhar.

MENTE SÃ (leia 2 Timóteo 1. 1 -7) 2 Timóteo 1. 7 – Porque

MENTE SÃ (leia 2 Timóteo 1. 1 -7) 2 Timóteo 1. 7 – Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação. Quando eu estava no segundo grau, fiz um curso muito difícil de matemática. Embora eu contasse com a ajuda da minha professora e de uma tutora, cada prova era uma luta. Não importava o quanto eu estivesse preparada, perdia a confiança toda vez que me sentava para fazer uma prova. Era como se uma voz na minha cabeça dissesse: “Você nunca vai conseguir fazer isso. Você é burra demais! Seria melhor nem tentar. ” Finalmente revelei meus sentimentos de medo e inadequação para minha mãe. Ela abriu sua Bíblia, copiou um versículo e me disse para memorizá-lo. O versículo era 2 Timóteo 1. 7: “Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação. ” Minha mãe me encorajou a não pensar em mim mesma como um fracasso, mas a confiar no Poder e no Amor de Deus para vencer o meu medo. Daquele dia em diante, sempre que eu sentia o pânico começar a se instalar, fechava meus olhos e me lembrava de que Deus me ama e me deu uma mente sã. Então conseguia me concentrar. Nunca fui uma aluna nota dez em matemática, mas os sete e oito que consegui foram bastante satisfatórios. Hoje, quando o medo me impede de usar os meus melhores esforços, lembro-me deste versículo. Eu alegremente busco o Poder de Deus para afastar o medo e fazer o melhor. Oração: Ó Deus, que deixemos o Teu Amor vencer os nossos temores. Em nome de Jesus. Amém. Pensamento para o dia: Quando tivermos medo, o Amor de Deus pode nos ajudar a sermos confiantes. Oremos pelos(as) alunos(as) que estão se esforçando.

OUVINDO A DEUS (leia Isaías 30. 18 -21) Salmo 130. 5 -6 - Aguardo

OUVINDO A DEUS (leia Isaías 30. 18 -21) Salmo 130. 5 -6 - Aguardo o Senhor, a minha alma o aguarda; eu espero na sua palavra. A minha alma anseia pelo Senhor mais do que os guardas pelo romper da manhã. Minha vida de oração evoluiu. Quando criança, aprendi a agradecer a Deus e a Lhe pedir por aqueles a quem eu amava. Quando adolescente, eu entendia a oração como um pedido de ajuda. Quando adulta, ao perceber que minha vida de oração não parecia ser a conversa íntima com Deus que eu gostaria que fosse, comecei a reavaliar o meu modo de orar. Falar é apenas uma parte e uma conversa; a outra parte é ouvir. Em minhas orações eu passava muito tempo falando e, não muito tempo, ouvindo. Isaías 30. 15 diz: “Na tranqüilidade e na confiança [está] a vossa força”. Poderia eu me tranqüilizar o bastante para ouvir a Deus? Cada minuto de cada dia estava tomado. Tentei me aquietar. Desliguei o rádio do carro. Parei de assistir o noticiário durante o jantar. Disse não a todo compromisso desnecessário. Comecei a ouvir minha família e meus amigos. Hoje ouço o lado de Deus na conversa. Ele chama minha atenção para as necessidades que deixei passar e me dá alegrias simples a cada dia. Ouço as Respostas de Deus aos meus pedidos e comecei a entender as escolhas que Ele quer que eu faça. Ouço Deus me encorajando e me lembrando para ser paciente. Ao ouvir durante a oração, descobri a grande Dádiva da intimidade com Deus. Oração: Ó Deus, tranqüiliza minha vida de modo que eu possa ouvir a Tua Voz. Abre meus ouvidos, minha mente, meu coração, e mostra-me o Caminho. Em nome de Jesus. Amém. Pensamento para o dia: Parte da intimidade com Deus é ouvir. Oremos para que ouçamos a Deus.