29 DE JULHO DE 2017 Exerccio da vigilncia

  • Slides: 18
Download presentation
29 DE JULHO DE 2017 Exercício da vigilância Sede vigilantes, permanecei firmes na fé,

29 DE JULHO DE 2017 Exercício da vigilância Sede vigilantes, permanecei firmes na fé, portai-vos varonilmente, fortalecei-vos. (1 Co 16: 13)

OBJETIVO

OBJETIVO

Exercício da vigilância Ajudar o estudante da Palavra de Deus a refletir acerca da

Exercício da vigilância Ajudar o estudante da Palavra de Deus a refletir acerca da importância da vigilância, mostrando que esta deve ser encarada como uma disciplina espiritual, tal como a oração e a leitura bíblica.

TEXTO-BASE

TEXTO-BASE

Exercício da vigilância Sede vigilantes, permanecei firmes na fé, portai-vos varonilmente, fortalecei-vos. (1 Co

Exercício da vigilância Sede vigilantes, permanecei firmes na fé, portai-vos varonilmente, fortalecei-vos. (1 Co 16: 13)

INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Exercício da vigilância Quando falamos em práticas devocionais, logo nos lembramos da leitura bíblica,

Exercício da vigilância Quando falamos em práticas devocionais, logo nos lembramos da leitura bíblica, da oração e do jejum. Mas você já pensou na vigilância como uma dessas práticas? Jesus a encarava assim (Mt 26: 41). Esse é um exercício espiritual de extrema necessidade.

EXPLICANDO NA BÍBLIA

EXPLICANDO NA BÍBLIA

Exercício da vigilância A Bíblia diz que Deus não permitirá que sejamos tentados além

Exercício da vigilância A Bíblia diz que Deus não permitirá que sejamos tentados além das nossas forças e que ele nos dará livramento (1 Co 10: 13). Como cristãos, somos tentados o tempo todo e de muitas maneiras: o dinheiro fácil, o poder, a fama etc. O que fazer, para não cair nessas armadilhas? Exercite a vigilância! Essa prevenção contra a tentação pode ser entendida através de três verbos: vigiar, fugir e resistir.

Exercício da vigilância 1. Vigiar 2. Fugir 3. Resistir

Exercício da vigilância 1. Vigiar 2. Fugir 3. Resistir

TIRANDO AS DÚVIDAS

TIRANDO AS DÚVIDAS

Exercício da vigilância 01. Com base em 1 Co 16: 13 e Mt 26:

Exercício da vigilância 01. Com base em 1 Co 16: 13 e Mt 26: 41, responda: O que é vigilância? Você já pensou na vigilância como uma prática devocional tal qual a oração? Quais são os três verbos ligados a essa prática? 02. De acordo com o item 1, como deve ser nossa vigilância e para onde devemos direcioná-la? Leia também Mc 14: 38. 03. Diante das investidas da mulher de Potifar, que atitude vigilante José tomou e quais as consequências de tal decisão? Em que situações a melhor atitude é fugir? Baseie-se em Gn 39: 12 -14, 20 -21 e no item 2. 04. Daniel resistiu e não se rendeu, diante da possibilidade da perda do poder e do risco de morte. Comente sobre isso, com base em Dn 6: 3, 5, 7 e no item 3.

EXERCITANDO NA VIDA

EXERCITANDO NA VIDA

Exercício da vigilância 1. Permaneça vigilante, apesar das perdas. Vigiar os pés, os joelhos,

Exercício da vigilância 1. Permaneça vigilante, apesar das perdas. Vigiar os pés, os joelhos, as mãos, o coração, a língua, os ouvidos, os olhos, a mente e o corpo pode gerar prejuízos imediatos, mas também, incontáveis ganhos futuros. 05. O exercício da vigilância já lhe trouxe algum tipo de perda, em algum momento de sua vida? Comente a respeito.

Exercício da vigilância 2. Permaneça vigilante, ciente dos ganhos. Não durma, não ceda à

Exercício da vigilância 2. Permaneça vigilante, ciente dos ganhos. Não durma, não ceda à pressão; cuidado com o pecado que se aproxima, com as piscadas dos olhos maliciosos e com as palavras dos lábios sedutores. Lembre-se de que os ganhos para quem exercita a vigilância são maiores do que as perdas. 06. Que ganhos podemos obter, por meio do exercício da vigilância?

DESAFIO DA SEMANA

DESAFIO DA SEMANA

Exercício do jejum Para esta semana, o nosso desafio é parar um instante para

Exercício do jejum Para esta semana, o nosso desafio é parar um instante para verificar as possíveis tentações que estão diante de nós e contra as quais não estamos vigilantes. Cuidado com as situações que se apresentam e com as vantagens que, sutilmente, tentam cauterizar a nossa mente. Fiquemos atentos aos convites para irmos a determinados lugares. Cuidado para não prestarmos culto aos ídolos; cuidado com as palavras, com os tipos de páginas da internet que temos acessado. Todo cuidado é pouco. Vigiemos, para não lançarmos mão daquilo que não nos pertence.

Próxima lição Lição 6 Exercício da confissão

Próxima lição Lição 6 Exercício da confissão