Tratase de um escravo de nome Zacarias Ele

  • Slides: 18
Download presentation

Trata-se de um escravo de nome Zacarias. Ele tinha fugido de uma fazenda, de

Trata-se de um escravo de nome Zacarias. Ele tinha fugido de uma fazenda, de Curitiba (PR), indo parar bem longe de lá! Conseguiram pegálo e, preso por correntes muito grossas, estava sendo reconduzido para lá. Ao passar perto da capela onde estava a Imagenzinha de Nossa Senhora, pediu a seu feitor que o deixasse rezar na porta da capela.

O feitor atendeu a seu pedido. E ele ajoelhou-se e rezou. O que disse

O feitor atendeu a seu pedido. E ele ajoelhou-se e rezou. O que disse naquele momento, não se sabe! Só seu coração! Mas todos conhecem a resposta da Virgem Negra: milagrosamente as correntes de seus braços se soltaram, para surpresa de todos! Ninguém teria coragem de privá-lo da sonhada liberdade!

Começo minha novena de hoje Maria, sou feliz porque sois a Mãe da libertação.

Começo minha novena de hoje Maria, sou feliz porque sois a Mãe da libertação. Sois a profecia viva de que é feliz quem cumpre a vontade divina e que não há poderosos capazes de derrotá-la. Estou em oração, ó Mãe, para vos louvar com gratidão, pois me ensinais a viver a vida com nobreza e santidade! Bela é a vida, enraizada em Deus, de quem é profeta de esperança em nossa Pátria, tantas vezes ultrajada pela falta de nobreza dos que afirmam ser nossos líderes! O olhar de Maria, olhar que liberta, confunde a segurança de quem se esqueceu de amar. Bem-aventurados são os que lutam para que a esperança seja fecunda e transbordante na vida do povo! Era tempo da escravidão e só havia desrespeito ao irmão negro. Surgiu Zacarias, preso pelas correntes, como se fosse um animal.

Começo minha novena de hoje Seu feitor de nada se compadecia e, com muito

Começo minha novena de hoje Seu feitor de nada se compadecia e, com muito custo, deixou que ele fizesse uma prece à Virgem, a “Aparecida das Águas”. Certamente ele ajoelhado na porta da capela ele dizia: Libertai-me, ó Mãe, desta triste agonia! E qual não foi o assombro do feitor que a tudo assistia: As correntes se abriram libertando Zacarias. A Virgem de cor morena cumpriu sua profecia: De seu trono portentoso, um dia o poderoso sucumbiria. É a Virgem, Mãe dos pobres, que não aprova a dor alheia, que socorre quem lhe suplica sua proteção! Nosso Deus não tem fronteiras e por isso não faz distinção de pátria, cor, raça ou nação. Deus não quer a divisão e jamais vai aprovar quem deseja explorar, gerando escravidão. Maria, com seu olhar, nos chama porque quer nos libertar. Zacarias libertado, nos chama à conversão, para que o cristão não deixe o irmão morrer na opressão!

Súplicas à “Aparecida das Águas!” Ó Maria, vosso Filho Jesus rompeu todas as fronteiras.

Súplicas à “Aparecida das Águas!” Ó Maria, vosso Filho Jesus rompeu todas as fronteiras. Ele é o Senhor do mundo e da história. Nós queremos que a profecia de seu amor aos pobres e marginalizados nos liberte para a ação e abra nossos ouvidos para ouvir o clamor dos excluídos. Fortalecei nossa união, na luta em favor dos que não têm mesa nem pão! Maria, clamamos a vós! Reine entre nós a verdade, pois dos fracos sois a força de Deus. Lá no céu, rogai por nós! Despertai o coração adormecido. Maria, clamamos a vós! Não haja entre nós injustiças. Conservai-nos na força da união. Mãe tão santa e bendita, amparai e socorrei os oprimidos. Dos pobres vós sois a esperança! Rogai por nós! Maria, Mãe do belo amor, neste momento, tomai em vossas mãos minhas preces e apresentai-as a Jesus, para que Ele as apresente ao Pai do céu. Mãe bendita do Salvador, ajudai-me. Amém

Palavra de Deus - Lc 4, 14 -22 Verdade do Reino. As autoridades romanas

Palavra de Deus - Lc 4, 14 -22 Verdade do Reino. As autoridades romanas viam de pé junto deles Pedro, João e o homem que fora curado e não tinham resposta para dar. Então, mandaram que saíssem do Sinédrio e puseram-se a deliberar entre si. Diziam: “Que vamos fazer com eles? Pois é claro para todos os habitantes de Jerusalém que um sinal evidente foi por eles realizado e não podemos negá-lo. Mas para que isso não se espalhe mais entre o povo, vamos proibi-los com ameaças de falar neste nome daqui em diante a quem quer que seja”.

Palavra de Deus - Lc 4, 14 -22 Verdade do Reino. Chamaram-nos, pois, e

Palavra de Deus - Lc 4, 14 -22 Verdade do Reino. Chamaram-nos, pois, e proibiram-nos formalmente de falar ou de ensinar em nome de Jesus. Mas Pedro e João lhes responderam: “Julgai vós mesmos se é justo aos olhos de Deus obedecer mais a vós que a Deus. Porque quanto a nós, não podemos calar o que vimos e ouvimos”. Depois de lhes fazerem novas ameaças, eles os soltaram, não encontrando modo de os castigar, por causa do povo, pois todos glorificavam a Deus pelo que acontecera. Com efeito, o homem milagrosamente curado tinha mais de quarenta anos.

Deus me fala! Jesus se apresentou como o Messias. Muitos acreditaram nele. Dele falaram

Deus me fala! Jesus se apresentou como o Messias. Muitos acreditaram nele. Dele falaram seus discípulos e, por seu intermédio, realizaram milagres. Reza-se na Liturgia da Igreja: “Hoje, não fecheis vossos corações, mas ouvi a voz do Senhor!” Que consigamos ver os prodígios que a fé realiza e nossos olhos reconheçam a salvação. .

Compromisso Maria, Mãe dos pobres e dos oprimidos, Mãe dos que clamam pela abundância

Compromisso Maria, Mãe dos pobres e dos oprimidos, Mãe dos que clamam pela abundância da vida, arrancai das sarjetas, dos becos imundos, dos cortiços e dos barracos apertados os que clamam por dignidade e liberdade. Pela força da fé e da união, poderão os cristãos devolver a dignidade e o pão! Maria, que em vossa imagem fostes acolhida pelos pobres pescadores e destes a liberdade ao escravo Zacarias, vítima da tirania e do desrespeito, libertai-nos para a vida e para a prática do amor sincero, verdadeiro e transformador. Longe de nós a mentira dos que procuram enganar, e longe de nós o desejo de oprimir e explorar!

Compromisso Falta o pão da esperança em muitas mesas. Falta o pão da verdade

Compromisso Falta o pão da esperança em muitas mesas. Falta o pão da verdade em muitos corações. Falta o pão do amor e da simplicidade em nossa sociedade. Há muitos corações fechados que não aprenderam a acolher o Senhor. Nosso compromisso é com a verdade de Cristo! É nele que nós esperamos, nos unimos e nos damos as mãos! Senhor, vós que desejais nossa liberdade, dai-nos a graça de vossa misericórdia, para que, fortalecidos em vós, sejamos testemunhas de vossa verdade e de vosso Reino. Amém!

Por Maria, a Jesus Quem está com Cristo não caminha sozinho, nem procura, de

Por Maria, a Jesus Quem está com Cristo não caminha sozinho, nem procura, de modo interesseiro, tirar proveito de sua posição. Quem está em Cristo só pode partilhar com o irmão. Foi assim que fez Jesus: repartiu até o fim, sem reserva e discriminação, seu amor dado a mim! Quem está com Cristo tem os olhos abertos para a justiça e a fraternidade, para a união e a solidariedade. Assim, vão se rompendo os laços inúteis dos egoístas que não aprenderam a amar e repartir. Ficai conosco, Senhor, e fazei arder de amor nosso coração! Quem está com Cristo se faz solidário, consola no sofrimento e dá uma palavra de conforto a quem está oprimido e vê a face de Jesus em quem espera ser amado e respeitado. Pão da vida, Pão céu, vinde, abençoai-nos e transformai-nos! Amém!

Recorrendo a Maria Ó Maria, trigo dourado da seara do Senhor, fina flor de

Recorrendo a Maria Ó Maria, trigo dourado da seara do Senhor, fina flor de Israel, vosso povo que vos ama se consagra a vós. Tomai-nos por vossas mãos benditas e não nos deixeis desviar do caminho de Jesus. Ó Maria, que nossa vida seja prece, seja luz e libertação! Como libertastes o escravo Zacarias, livrai-nos da ganância e da opressão! Amém.

Meu ofertório a Maria Que grandeza de alma a do escravo Zacarias! Preso pelas

Meu ofertório a Maria Que grandeza de alma a do escravo Zacarias! Preso pelas correntes, pôde juntar as mãos e suplicar sua libertação. Como são belas as mãos de Maria que, postas em oração, intercedem ao Pai. Maria nos contempla com seu olhar meigo e sereno. Que surpresa de Deus, a olhar com ternura e compaixão o pobre negro escravo, sem amparo e proteção. Devolveu-lhe a vida e o fez renascer para a liberdade. Quisera flores ofertar-vos agora, Mãe! E em cada flor, manifestar meu gesto de gratidão e exaltar vossa bondade e vossa humildade. Que a brisa leve do Espírito de Deus sopre sobre minha existência! A luz de Cristo brilhe suave em minha face! Que uma chuva de graças caia de mansinho em minha vida. E que Deus me guarde na palma de suas mãos e me abençoe rica e poderosamente, em tudo e sempre. Amém!

1º dia: Pesca da imagem. Maria: Olhar que desperta! 2º dia: Velas que se

1º dia: Pesca da imagem. Maria: Olhar que desperta! 2º dia: Velas que se apagam e se acendem. Maria: Olhar que ilumina! 3º dia: Escravo liberto das correntes. Maria: Olhar que liberta! 4º dia: A cavalo, no Santuário! Maria: Olhar que transforma! 5º dia: Menino que cai no rio. Maria: Olhar que salva! 6º dia: A cura da menina cega. Maria: Olhar que cura! 7º dia: Coroação da Imagem de NS Aparecida. Maria: Olhar que intercede! 8º dia: Chegam os Missionários Redentoristas: Maria: Olhar que evangeliza! 9º dia: No Rio de Janeiro, declarada Padroeira do Brasil: Maria: Olhar que protege!

1º dia: Pesca da imagem. Maria: Olhar que desperta! 2º dia: Velas que se

1º dia: Pesca da imagem. Maria: Olhar que desperta! 2º dia: Velas que se apagam e se acendem. Maria: Olhar que ilumina! 3º dia: Escravo liberto das correntes. Maria: Olhar que liberta! 4º dia: A cavalo, no Santuário! Maria: Olhar que transforma! 5º dia: Menino que cai no rio. Maria: Olhar que salva! 6º dia: A cura da menina cega. Maria: Olhar que cura! 7º dia: Coroação da Imagem de NS Aparecida. Maria: Olhar que intercede! 8º dia: Chegam os Missionários Redentoristas: Maria: Olhar que evangeliza! 9º dia: No Rio de Janeiro, declarada Padroeira do Brasil: Maria: Olhar que protege!

Texto da Novena do Santuário Nacional - 2010. Adaptação para Internet: P. José Geraldo

Texto da Novena do Santuário Nacional - 2010. Adaptação para Internet: P. José Geraldo Rodrigues Ilustrações: da Internet www. aparecidadasaguas. com. br vivencias@aparecidadasaguas. com. br Edição e composição: xan © direitos reservados ©