SCRATES E PLATO PROFESSORA KAREN DACOL DISCIPLINA FILOSOFIA

  • Slides: 10
Download presentation
SÓCRATES E PLATÃO PROFESSORA: KAREN DACOL DISCIPLINA: FILOSOFIA

SÓCRATES E PLATÃO PROFESSORA: KAREN DACOL DISCIPLINA: FILOSOFIA

SÓCRATES Sócrates viveu em Atenas no século V A. C. Desapegado de bens materiais,

SÓCRATES Sócrates viveu em Atenas no século V A. C. Desapegado de bens materiais, tinha o hábito de caminhar pelas ruas de Atenas, propondo diálogo aos cidadãos. Sócrates é considerado o “pai da filosofia”. Desenvolveu teoria para buscar a verdade do conhecimento. Sócrates não foi apenas um grande nome, foi um divisor de águas na Filosofia. A Filosofia é divida em PRÉ-SOCRÁTICA e PÓS-SOCRÁTICA. PRÉ-SOCRÁTICOS PHYSIS SÓCRATES NOMOS

SÓCRATES Os pré-socráticos estudavam a PHYSIS (natureza). Sócrates baseou seus estudos em aspectos humanos,

SÓCRATES Os pré-socráticos estudavam a PHYSIS (natureza). Sócrates baseou seus estudos em aspectos humanos, o NOMOS: é a compreensão da problemática humana nesse mundo. Sócrates trabalhava questões existenciais como: De onde viemos? Quem somos? O que é o conhecimento? O que é a verdade? O que é a sabedoria?

SÓCRATES Sócrates viveu em Atenas. A democracia ateniense estava no auge. As discussões eram

SÓCRATES Sócrates viveu em Atenas. A democracia ateniense estava no auge. As discussões eram feitas na ÀGORA. A RETÓRICA era utilizada para as discussões. Os SOFISTAS vendiam seus ensinamentos para os mais abastados. As discussões em praça pública não buscavam uma verdade.

SÓCRATES O fundamento da filosofia de Sócrates era a busca da VERDADE. Sócrates influenciou

SÓCRATES O fundamento da filosofia de Sócrates era a busca da VERDADE. Sócrates influenciou vários discípulos, Platão é o mais conhecido. Para Sócrates a sabedoria não era um acúmulo de conhecimento, era ser humilde perante o conhecimento, e as formas de conhecer, buscar sempre a verdade. Porém jamais o ser humano encontraria a verdade absoluta. “SÓ SEI QUE NADA SEI” “UMA VIDA NÃO REFLETIDA, NÃO VALE A PENA SER VIVIDA” Sócrates foi um mestre da RETÓRICA (arte do bem falar). Insistiu no senso crítico, nos questionamentos, onde buscava a liberdade de opiniões, uma vez que, as opiniões são rasas. Sócrates nunca relatou seus estudos em obras, Platão, através de suas obras relatou as características e o comportamento de Sócrates na sua época.

MÉTODO SOCRÁTICO Sócrates define a função do filósofo como sendo semelhante à de uma

MÉTODO SOCRÁTICO Sócrates define a função do filósofo como sendo semelhante à de uma parteira, ou seja, seu objetivo é dar luz a ideias. O método socrático para obtenção da verdade chama-se MAIÊUTICA, e todos temos capacidade de atingi-la. O primeiro passo para se chegar a verdade seria reconhecendo a ignorância perante o conhecimento “Só sei que nada sei”. Em seus diálogos buscava a IRONIA, como forma de abalar crenças constituídas e expor a fragilidade das argumentações. Existe um principio ético na base de pensamento de Sócrates. Uma vez que o ser humano é racional, ele teria a capacidade de conhecer a verdade, que não se encontra somente nele, mas também na natureza. Sócrates dizia ouvir uma voz divina que o levava a fazer o que era certo e para isso, era necessário conhecimento. Com o conhecimento o ser humano ganha autonomia. Na consciência ética o ser humano deveria considerar sua relação com a verdade. A mais importante contribuição de Sócrates para a Filosofia, foi a identificação do ser humano com sua PSYCHE, ou “ALMA”, caracterizada ao mesmo tempo como centro da racionalidade, da personalidade e da consciência ética.

OS SOFISTAS Período clássico da Grécia Antiga. Auge da cultura grega. Desenvolvimento da Pólis.

OS SOFISTAS Período clássico da Grécia Antiga. Auge da cultura grega. Desenvolvimento da Pólis. Consolidação da democracia grega. Atenas se torna o principal centro político, econômico, artístico e filosófico. Fase antropológica, ou seja, uma reflexão filosófica voltada às questões humanas. Eram conhecidos por: Pertencerem à Escola Sofística. Considerados grandes mestres. Retórica e discurso. Pagamento por seus trabalhos.

OS SOFISTAS Os jovens bem nascidos buscavam a ARETÊ – conceito grego que denota

OS SOFISTAS Os jovens bem nascidos buscavam a ARETÊ – conceito grego que denota nobreza, excelência e virtude. No regime democrático de Atenas, o exercício da função política dependia do bom uso da palavra. Os sofistas deixaram importantes contribuições para a Filosofia. Distinção entre a PHYSIS (ordem natural) e o NOMOS (ordem humana). Negam a existência da verdade, ou pelo menos o acesso a ela. Para os sofistas o que existe são opiniões, boas ou más, melhores ou piores, mas jamais falsas e verdadeiras. Portadores de POLIMATIA – se posicionavam sobre qualquer assunto.

PRINCIPAIS SOFISTAS PROTÁGORAS Nasceu em Abdera, na região da Trácia, por volta de 481

PRINCIPAIS SOFISTAS PROTÁGORAS Nasceu em Abdera, na região da Trácia, por volta de 481 A. C Ficou conhecido pela célebre frase, que de certa maneira, aponta para o relativismo da filosofia. “O homem é a medida de todas as coisas” GÓRGIAS Nasceu em Leontinos, na Sicília, por volta de 483 A. C. Junto à Protágoras, formou a primeira geração de sofistas. Embaixador de Atenas. “A persuasão aliada as palavras modela a mente dos homens como quiser”. HÍPIAS DE ELIS Nasceu em Elis, cidade na costa Mediterrânea. Hábil orador grego, se destacou nas áreas do artesanato, astronomia, matemática e história. Tornou-se muito rico e respeitado. Criador do método MNEMOTÉCNICA (arte da memória). Embaixador de Elis.