Revista Atitude 2 T 19 Cartas de Paulo

  • Slides: 9
Download presentation
Revista Atitude – 2 T 19 Cartas de Paulo aos Coríntios LIÇÃO 5 –

Revista Atitude – 2 T 19 Cartas de Paulo aos Coríntios LIÇÃO 5 – A AUTODEFESA DO APOSTOLADO Texto Bíblico: I Coríntios 8 e 9 Texto Áureo: 2 Coríntios 9. 11

>> PRA COMEÇAR Nesta lição, veremos o cuidado com os escândalos; o bom procedimento

>> PRA COMEÇAR Nesta lição, veremos o cuidado com os escândalos; o bom procedimento ético diante dos não crentes; o direito dos apóstolos e o cuidado com os chamados para servir; e a dedicação e a estratégia do servo de Deus para a pregação do Evangelho de Jesus.

>> COMENTANDO O TEXTO BÍBLICO CUIDADO COM OS ESC NDALOS (8. 1 -13) .

>> COMENTANDO O TEXTO BÍBLICO CUIDADO COM OS ESC NDALOS (8. 1 -13) . . . . Não basta conhecermos as questões de doutrina, de fazer ou não isto ou aquilo, mas o mais importante é o amor que vem de Deus. O amor compreende. Podemos discordar na mente, mas estamos juntos no coração. O amor tudo crê, tudo espera e tudo suporta (1 Co 13. 48). O amor é pedagógico e terapêutico. Decisões baseadas somente no conhecimento, sem amor, revelam imaturidade e insensibilidade (8. 1 -3). Paulo afirma que o amor é o melhor caminho para se tratar das diferenças.

>> COMENTANDO O TEXTO BÍBLICO . . . . O meu direito termina onde

>> COMENTANDO O TEXTO BÍBLICO . . . . O meu direito termina onde começa o do outro. Quando peco contra o irmão mais fraco, estou pecando contra Cristo. Esta foi a consciência do chamado filho prodigo quando disse ao pai: “pequei contra o céu e contra ti” (Lc 15. 21). Que consciência! Aprendeu no sofrimento! Paulo é taxativo: “É por isso que, se a comida fizer meu irmão tropeçar, nunca mais comerei carne, para não lhe servir de tropeço” (v. 13). Os fortes devem adaptar o seu comportamento às consciências dos fracos. Isto é uma demonstração de amor

>> COMENTANDO O TEXTO BÍBLICO O BOM PROCEDIMENTO. . . . ÉTICO DIANTE DOS

>> COMENTANDO O TEXTO BÍBLICO O BOM PROCEDIMENTO. . . . ÉTICO DIANTE DOS NÃO A palavra “APÓSTOLO” significa “missionário, CRENTES (9. 1 -11). enviado, mensageiro; usado num sentido limitado ou restrito aos Doze e a Paulo, como autorizados fundadores do cristianismo primitivo, órgãos da revelação cristã e testemunhas oficiais da ressurreição de Cristo”. O apóstolo Paulo aborda alguns assuntos muito pertinentes para a sua época e para nós, hoje, em pleno século 21. Os coríntios são um dos frutos do apostolado paulino (vv. 2, 3); o seu direito de comer e beber (v. 4); levar a esposa crente nas viagens missionárias (v. 5); o sustento integral para o exercício do ministério (vv. 6 -11). Estes são todos temas atuais, necessários e relevantes para a igreja do Senhor.

>> COMENTANDO O TEXTO BÍBLICO O DIREITO DOS APÓSTOLOS – CUIDADOS COM ELES (9.

>> COMENTANDO O TEXTO BÍBLICO O DIREITO DOS APÓSTOLOS – CUIDADOS COM ELES (9. 12 -23) . . . . O velho líder da Igreja defende o ministério integral, o viver do ministério, como estratégico para a igreja de Cristo (vv. 12 -14) A seguir, ele compartilha o seu compromisso com o Evangelho de Cristo, considerando: que ele não estava usando dos seus direitos como apóstolo (v. 15); que o seu compromisso em anunciar o Evangelho é inadiável e inalienável (v. 16); a sua disposição de trabalha com boa vontade (v. 17); a sua pregação do Evangelho é voluntária com profunda consciência da missão que recebeu do Senhor Jesus (At 9. 15, 16; vv. 18 -23).

>> COMENTANDO O TEXTO BÍBLICO A DEDICAÇÃO E A ESTRATÉGIA DO VERDADEIRO SERVO DE

>> COMENTANDO O TEXTO BÍBLICO A DEDICAÇÃO E A ESTRATÉGIA DO VERDADEIRO SERVO DE DEUS À OBRA (9. 24 -27) . . . . O apóstolo usa a figura do atleta que compete para ganhar o prêmio. Competições atléticas eram comuns no mundo grego, e os Jogos Ístmicos (só inferiores aos Jogos olímpicos) eram disputados de três em três anos em Corinto. Muitas vezes Paulo emprega, como aqui, figuras tiradas dos jogos. O seu primeiro ponto é que na corrida só um corredor ganha. Daí os competidores fazem todo o esforço possível. De modo semelhante o cristão tem que forçar todas as fibras para pôr em ação toda a sua energia. 9 Precisamos ter foco e disciplina.

>> A LIÇÃO EM FOCO . . . . Por amar o nosso irmão,

>> A LIÇÃO EM FOCO . . . . Por amar o nosso irmão, aprendemos a não escandalizá-lo. Valorizar pela oração, cooperação e pelo sustento os obreiros de Deus é um privilégio para a igreja de Cristo. Honrar os que trabalham exaustivamente no Evangelho é uma atitude de profundo amor e obediência a Deus. Como Paulo, somos desafiados à dedicação e estratégias eficientes no aperfeiçoamento da vida cristã, proclamando com convicção o Reino de Deus até que Cristo volte. Suportemos os fracos em amor e valorizemos os que são vocacionados especificamente para a pregação e o ensino da Palavra de Deus.

>> PRA TOMAR UMA ATITUDE . . . . Desenvolvamos um trabalho forte de

>> PRA TOMAR UMA ATITUDE . . . . Desenvolvamos um trabalho forte de discipulado com os novos crentes, aperfeiçoando-os nos ensinos do Mestre e, em oração, cooperemos com os nossos líderes para que a igreja cumpra fielmente a sua missão.