Revista Atitude 2 T 19 Cartas de Paulo

  • Slides: 7
Download presentation
Revista Atitude – 2 T 19 Cartas de Paulo aos Coríntios LIÇÃO 4 –

Revista Atitude – 2 T 19 Cartas de Paulo aos Coríntios LIÇÃO 4 – PRECEITOS SOBRE A IGREJA E O CASAMENTO Texto Bíblico: I Coríntios 6 e 7 Texto Áureo: 2 Coríntios 6. 19

>> PRA COMEÇAR A igreja de Jesus Cristo é constituída de pessoas falhas, fracas,

>> PRA COMEÇAR A igreja de Jesus Cristo é constituída de pessoas falhas, fracas, vulneráveis, mas que exibem boas intenções na sua missão. Nesta lição, veremos que podemos ser acometidos de litígios, divisões, discórdias entre irmãos em nossas comunidades; que a igreja precisa de membros cujos corpos sejam santos, consagrados ao Senhor; e casamentos saudáveis, santificados e

>> COMENTANDO O TEXTO BÍBLICO . . . . O LITÍGIO ENTRE OS CRENTES

>> COMENTANDO O TEXTO BÍBLICO . . . . O LITÍGIO ENTRE OS CRENTES É RECRIMINADO PELO APÓSTOLO (6. 1 -11) Por qualquer razão, os membros da comunidade em Corinto levavam suas demandas aos tribunais. Isto estava frustrando o apóstolo Paulo (v. 1) Eles não estavam lavando as roupas sujas em casa. A sua atitude era de exposição do Evangelho de Cristo de forma negativa. Ele indaga: “Se vocês não estão sabendo julgar as coisas menores daqui, como julgarão as muito maiores na eternidade, no tempo de Deus? ” (v. 2).

>> COMENTANDO O TEXTO BÍBLICO . . . . SOMOS MEMBROS, PARTES DO CORPO

>> COMENTANDO O TEXTO BÍBLICO . . . . SOMOS MEMBROS, PARTES DO CORPO DE CRISTO (6. 12 -20) Somos do Senhor duas vezes: por direito de Criação e de Redenção. O nosso corpo é templo do Espírito Santo. Fomos comprados por um altíssimo preço e devemos glorificar a Deus com o nosso corpo (vv. 1520). A cada dia, devemos dizer NÃO às tentações.

>> COMENTANDO O TEXTO BÍBLICO . . . . OS CUIDADOS CRENTES QUANTO AO

>> COMENTANDO O TEXTO BÍBLICO . . . . OS CUIDADOS CRENTES QUANTO AO CASAMENTO Nos versos 1 a 40, a questões acerca do casamento são tratadas de uma forma madura, levando em consideração os mandamentos do Senhor e o conselho do apóstolo. Nos versos 2 a 5, temos o sexo no casamento. O casamento cristão tem alguns princípios muito relevantes: glorificar a Deus, prazer na relação sexual, procriação, comunhão e testemunho Nos versos 6 a 9, o apóstolo expressa a sua opinião, mas sem coerção: a) Não se separe (7. 10 -16). b) Não se divorcie (7. 10, 11). c) Casamentos com incrédulos (7. 12 -14) d) Não se apartar (7. 15). Não nos esqueçamos: A estabilidade é o ideal divino para os cristãos em cada situação de vida (7. 17 -24)

>> A LIÇÃO EM FOCO . . . . Cuidemos dos nossos relacionamentos dentro

>> A LIÇÃO EM FOCO . . . . Cuidemos dos nossos relacionamentos dentro e fora da igreja. Eles não devem produzir litígio, mas comunhão, respeito e solidariedade, tendo como base o amor fraternal em Cristo Jesus. Precisamos valorizar e santificar o nosso corpo, que é templo do Espírito Santo. O Senhor Jesus Cristo é a razão para mantermos a igreja e o casamento puros, sem mácula. O casamento é o propósito de Deus para o homem e a mulher, salvo para aqueles que, por convicção, decidem ficar solteiros com o objetivo de servir ao Senhor nesta condição.

>> PRA TOMAR UMA ATITUDE . . . . O nosso objetivo deve ser

>> PRA TOMAR UMA ATITUDE . . . . O nosso objetivo deve ser o de orar e trabalhar para que vivamos relacionamentos saudáveis na família e no ambiente da igreja, fazendo diferença no mundo.