Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul

  • Slides: 17
Download presentation
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Faculdade de Fisioterapia-FAENFI Disciplina: Bioética Início

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Faculdade de Fisioterapia-FAENFI Disciplina: Bioética Início da vida e reprodução Componentes: Rafaela Roman

Início da vida A partir do momento que o espermatozóide fecunda o óvulo já

Início da vida A partir do momento que o espermatozóide fecunda o óvulo já se estabeleceu uma nova vida.

Histórico Poucos minutos após a fecundação, constituem-se os 46 cromossomos e, ali, dá-se o

Histórico Poucos minutos após a fecundação, constituem-se os 46 cromossomos e, ali, dá-se o início da vida.

Critérios utilizados para estabelecer o início da vida de um ser humano: Critério Início

Critérios utilizados para estabelecer o início da vida de um ser humano: Critério Início da vida celular fecundação cardíaco início dos batimentos cardíacos (3 a 4 semanas) encefálico atividade do tronco cerebral (8 semanas) neocortical início da atividade neocortical respiratório movimentos respiratórios (20 semanas) neocortical ritmo somo-vigília (28 semanas) “moral” comunicação (18 a 24

Reprodução Manipulações podem ser aceitáveis quando são para um bem. Toda pesquisa que não

Reprodução Manipulações podem ser aceitáveis quando são para um bem. Toda pesquisa que não destrua é legítima.

Aspecto ético Se, para buscar curas, for preciso realizar pesquisas que destroem embriões, isto

Aspecto ético Se, para buscar curas, for preciso realizar pesquisas que destroem embriões, isto não será aceitável no aspecto ético.

Exemplos de forma de manipulação incoerentes com a vida humana: - Pílula do dia

Exemplos de forma de manipulação incoerentes com a vida humana: - Pílula do dia seguinte; - Aborto; - Clonagem.

Pílula do dia seguinte Substância hormonal que impede o transporte do embrião, que já

Pílula do dia seguinte Substância hormonal que impede o transporte do embrião, que já é a primeira apresentação do corpo humano, ao longo da trompa. O embrião, com 4 a 6 horas de vida, começa a produzir uma proteína que é seu primeiro sinal para a reação do organismo, e a pílula impede a chegada dessa mensagem.

Aborto É inaceitável, pois, se não é legítimo biológica e eticamente destruir o embrião,

Aborto É inaceitável, pois, se não é legítimo biológica e eticamente destruir o embrião, ainda mais o feto. Mesmo em caso de doenças genéticas, a negação do sofrimento não pode ser justificativa para destruição de uma vida que já existe.

Clonagem Consiste na retirada do núcleo de uma célula diferenciada e se repete o

Clonagem Consiste na retirada do núcleo de uma célula diferenciada e se repete o processo de crescimento, retornando assim seu estado embrional. Não há nenhuma comprovação, nenhuma experiência real de que seja possível qualquer influência genética sobre o genoma. Portanto, apesar de todas as pesquisas, ainda não foi possível uma clonagem humana.

Caso: Fertilização com sêmem de doador falecido Após um acidente de carro, onde encontrava-se

Caso: Fertilização com sêmem de doador falecido Após um acidente de carro, onde encontrava-se um casal, o homem teve morte cerebral. A sua mulher ao chegar ao hospital perguntou se o esperma do marido poderia ser obtido e congelado para uso no futuro, pois assim “parte dele continuaria viva”. Seu pedido foi aceito. Esse tipo de coleta já foi feita em outros países com sucesso, em outros pacientes com situações idênticas.

Caso: Gestação e morte encefálica materna Em Porto Alegre, na Santa Casa de Misericórdia,

Caso: Gestação e morte encefálica materna Em Porto Alegre, na Santa Casa de Misericórdia, após um grave ataque de asma, uma gestante teve constatada morte encefálica. Seu bebê era viável e seu esposo solicitou aos médicos que fizessem uma cesária, antes que fosse tarde demais, também para o bebê. Seu pedido foi aceito, nascendo um bebê perfeito. O óbito da mãe foi praticamente no mesmo instante do nascimento do seu filho.

Caso: Barriga de aluguel Em 28 de janeiro de 2001, o jornal Diário Popular,

Caso: Barriga de aluguel Em 28 de janeiro de 2001, o jornal Diário Popular, de Pelotas-RS, publicou um anúncio com o título: Barriga (humana) para inseminação artificial. No dia seguinte, o jornal publicou os motivos que levaram esta senhora, de 39 anos, a fazer a oferta. Ela estava com dívidas (cerca de 5 mil reais) e achou que essa solução seria viável. Havia tido dois filhos, e por isso apresentou referência que era “boa parideira”. A remuneração esperada estava entre 20 e 30 mil reais, mais os gastos com a gestação. Por auxiliar casais que não podem ter filhos, ela achou que apesar de ser

No dia da publicação, 3 casais demonstraram interesse em aceitar a oferta. A oferta

No dia da publicação, 3 casais demonstraram interesse em aceitar a oferta. A oferta era apenas realizar a gestação, sem envolver doação de óvulos. Com base no Estatuto da Criança e do Adolescente, o promotor da Infância e da Juventude da cidade de Pelotas-RS, acha a proposta viável, pois o documento impede apenas a venda de filhos para terceiros. Segundo sua interpretação, o filho biologicamente será do casal contratante. O acordo ou contrato poderá não ter valor judicial, afirma o promotor. Em vários locais do mundo, existe a determinação de que a mãe é quem gesta, o que prova que o caso pode ter outras

Conclusão: Concluo então, que bioética analisa os problemas éticos dos pacientes, de médicos e

Conclusão: Concluo então, que bioética analisa os problemas éticos dos pacientes, de médicos e de todos os envolvidos na assistência médica e pesquisas científicas relacionados, não só com o início da vida mas também continuação e o fim da mesma, como a engenharia genética, os transplantes de órgãos, a reprodução assistida (embriões congelados, fertilização in vitro, por exemplo), prolongamento artificial da vida, os direitos dos pacientes terminais, a morte

É essencialmente um novo modo de pensar na plena realização de si e na

É essencialmente um novo modo de pensar na plena realização de si e na melhor qualidade de vida. Apresenta-se como um verdadeiro curso de cidadania, pois leva a despertar perplexidades e preocupações, além de acionar mecanismos íntimos de cada um para reflexão crítica e processo de amadurecimento.

Referências Bibliográficas: - www. Cade. com. br ; - Trabalho de bioética – Enfermagem;

Referências Bibliográficas: - www. Cade. com. br ; - Trabalho de bioética – Enfermagem; - Minhas próprias opiniões; - Jornal Diário Popular – Pelotas-RS.