POEMA E POESIA Professora Danielle Morais POESIA x

  • Slides: 30
Download presentation
POEMA E POESIA Professora: Danielle Morais

POEMA E POESIA Professora: Danielle Morais

POESIA x POESIA A diferença entre poema e poesia é que enquanto o poema

POESIA x POESIA A diferença entre poema e poesia é que enquanto o poema está ligado somente à literatura, a poesia pode ser qualquer tipo de produção artística. O poema é um tipo textual estruturado em versos e que pode conter rimas e

Já a poesia é a própria forma de arte, podendo ser expressa pela pintura,

Já a poesia é a própria forma de arte, podendo ser expressa pela pintura, fotografia, músicas e textos. Então, todo poema é considerado poesia, porém nem toda poesia precisa ser um poema.

O que é poema? Na literatura, o poema é um arranjo de palavras que

O que é poema? Na literatura, o poema é um arranjo de palavras que contêm significado. Por meio dele são expressos os pensamentos e sentimentos do autor. Os poemas podem rimar ou não e geralmente fazem uso de figuras de linguagem, recursos estilísticos que oferecem maior ênfase à comunicação, tais como: metáfora, metonímia, hipérbole, eufemismo, aliteração, onomatopeia, dentre outras.

Tipos de poema De acordo com os gêneros literários, existem três tipos de poemas:

Tipos de poema De acordo com os gêneros literários, existem três tipos de poemas: épico, dramático e lírico: • Poema épico (ou narrativo) está centrado em figuras míticas ou heroicas, por exemplo, as fábulas; • Poemas dramáticos são aqueles escritos para serem encenados, por exemplo, as tragédias; • Poemas líricos descrevem os sentimentos e pensamentos do poeta, por exemplo, os

Pessoas felizes – Clarice Lispector As pessoas mais felizes não têm as melhores coisas.

Pessoas felizes – Clarice Lispector As pessoas mais felizes não têm as melhores coisas. Elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seus caminhos. A felicidade aparece para aqueles que choram. Para aqueles que se machucam. Para aqueles que buscam e tentam sempre.

A poesia existia muito antes de as pessoas se tornarem alfabetizadas, sendo memorizada e

A poesia existia muito antes de as pessoas se tornarem alfabetizadas, sendo memorizada e repassada oralmente de geração em geração. A poesia é definida como a forma literária da arte, expressa por meio da linguagem. Mas em sentido figurado, a poesia é a própria forma de arte, sendo aquilo que comove e desperta sentimentos. Na literatura, ela se distingue das outras formas de escrita pelo uso da repetição, do verso, da rima e da estética, como o drama poético, a poesia lírica e a poesia em prosa.

E como diferenciar? Para saber a diferença, você precisa definir duas coisas: 1. O

E como diferenciar? Para saber a diferença, você precisa definir duas coisas: 1. O que você deseja expressar; 2. Como você deseja expressar? O que você quer expressar, a sua ideia, é a poesia. Como você vai se expressar, a forma que vai

Um exemplo para aprender as diferenças entre as duas palavras: João adora a poesia

Um exemplo para aprender as diferenças entre as duas palavras: João adora a poesia (pois ele ama poemas como um todo), e por isso ele quer começar a escrever seus próprios poemas (expressando suas ideias através da rima e de uma dicção específica).

Soneto O soneto é um tipo de poema que possui uma estrutura fixa. Ele

Soneto O soneto é um tipo de poema que possui uma estrutura fixa. Ele contém quatro estrofes com 14 versos, sendo que dois deles são quartetos, estrofes com quatro versos cada, e dois são tercetos, estrofes com três versos. Geralmente, os versos são decassílabos, ou seja, possuem dez sílabas poéticas.

O soneto tem provavelmente origem italiana, sendo documentado pela primeira vez na primeira metade

O soneto tem provavelmente origem italiana, sendo documentado pela primeira vez na primeira metade do século XIII na obra de Giacomo da Lentini. Este molde literário ainda é bastante usado, e por isso é considerado a mais longeva forma de poema. No Brasil, alguns dos principais sonetistas foram Olavo Bilac e Vinicius de Moraes.

Os sonetos em língua portuguesa Os sonetos de Luís de Camões são considerados os

Os sonetos em língua portuguesa Os sonetos de Luís de Camões são considerados os melhores da Língua Portuguesa. Além do poeta português, outros sonetistas em Língua Portuguesa que se destacam são os seguintes: Augusto dos Anjos, Olavo Bilac, Vinícius de Moraes, Gregório de Matos Guerra, Florbela Espanca, Cláudio Manuel da Costa e vários outros.

Confira a seguir um famoso soneto de Camões: Amor é fogo que arde sem

Confira a seguir um famoso soneto de Camões: Amor é fogo que arde sem se ver; É ferida que dói, e não se sente; É um contentamento descontente; É dor que desatina sem doer. É um não querer mais que bem querer; É um andar solitário entre a gente; É nunca contentar-se de contente; É um cuidar que se ganha em se perder. É querer estar preso por vontade; É servir a quem vence, o vencedor; É ter com quem nos mata, lealdade. Mas como causar pode seu favor Nos corações humanos amizade, Se tão contrário a si é o mesmo Amor?

Além da métrica, outro ponto observável na composição do soneto é a ordem em

Além da métrica, outro ponto observável na composição do soneto é a ordem em que os versos apresentam as rimas. Em se tratando de quartetos, podemos encontrar três principais formas de posicionamento das rimas. Confira a seguir: • Rimas entrelaçadas ou opostas – abba – Neste posicionamento, o primeiro verso rima com o quarto, e o segundo com o terceiro; • Rimas alternadas – abab – Neste caso, o primeiro verso rima com o terceiro e o segundo rima com o quarto; • Rimas emparelhadas – aabb – Ocorrem quando o primeiro verso rima com o segundo e o terceiro rima com o quarto.

§ Pensando na rima, responda: No poema de Camões, qual rima que podemos encontrar?

§ Pensando na rima, responda: No poema de Camões, qual rima que podemos encontrar? Amor é fogo que arde sem se ver; É ferida que dói, e não se sente; É um contentamento descontente; É dor que desatina sem doer. Rimas entrelaçadas ou opostas – abba Rimas alternadas – abab Rimas emparelhadas – aabb

Figuras de linguagem são recursos expressivos usados para dar mais beleza, ênfase ou significado

Figuras de linguagem são recursos expressivos usados para dar mais beleza, ênfase ou significado ao texto. Conheça, a seguir, algumas figuras de linguagem muito comuns nos poemas.

Comparação Chamada de comparação explícita, ao contrário da metáfora, neste caso são utilizados conectivos

Comparação Chamada de comparação explícita, ao contrário da metáfora, neste caso são utilizados conectivos de comparação (como, assim, tal qual). Exemplo: Seus olhos são como jabuticabas.

Metáfora A metáfora representa uma comparação de palavras com significados diferentes e cujo termo

Metáfora A metáfora representa uma comparação de palavras com significados diferentes e cujo termo comparativo fica subentendido na frase. Exemplo: A vida é uma nuvem que voa. (A vida é como uma nuvem que voa. )

Eufemismo O eufemismo é utilizado para suavizar o discurso. Exemplo: Entregou a alma a

Eufemismo O eufemismo é utilizado para suavizar o discurso. Exemplo: Entregou a alma a Deus. Acima, a frase informa a morte de alguém. Na charge acima, a explicação de fofoqueira é usada para suavizar o discurso.

Onomatopeia é a inserção de palavras no discurso que imitam sons. Exemplo: Não aguento

Onomatopeia é a inserção de palavras no discurso que imitam sons. Exemplo: Não aguento o tic-tac desse relógio. No primeiro e último quadrinho temos o uso da onomatopeia com "Bum, Bum" e "Buááá. . . ; Buááá. . . ". O primeiro expressa o som do tambor, e o segundo, o choro do cebolinha

Qual figura de linguagem está sendo usada ?

Qual figura de linguagem está sendo usada ?

Qual figura de linguagem está sendo usada?

Qual figura de linguagem está sendo usada?