O caminho para a Pscoa A Quaresma A

  • Slides: 15
Download presentation
O caminho para a Páscoa

O caminho para a Páscoa

A Quaresma

A Quaresma

A Quaresma é o tempo litúrgico de conversão, que a Igreja Católica de preparação

A Quaresma é o tempo litúrgico de conversão, que a Igreja Católica de preparação dos cristãos para a grande festa da Páscoa.

Início: Quarta-feira Cinzas 14 Fevereiro Dia de Cinzas Início da Quaresma 25 Março Domingo

Início: Quarta-feira Cinzas 14 Fevereiro Dia de Cinzas Início da Quaresma 25 Março Domingo de Ramos Início da Semana Santa Quaresma Término: Eucaristia da Ceia do Senhor EXCLUSIVE (Quinta-Feira Santa) 29 Março Ceia do Senhor Fim da Quaresma 1 Abril Ressurreição do Senhor Páscoa 29 a 31 Março Tríduo Pascal Ceia do Senhor – Paixão do Senhor – Sábado Aleluia

Durante este período, os seus fiéis são convidados a um período de penitência e

Durante este período, os seus fiéis são convidados a um período de penitência e meditação, por meio da. Na prática do jejum, da oração. Quaresma, é esmola comume da encontrarmos imagens veladas: sentido de penitência. Começa na quarta-feira de Cinzas e termina na tarde de quinta-feira santa, antes da Missa da Ceia do Senhor, que inicia o Tríduo Pascal.

Ao longo deste período, sobretudo na liturgia do domingo, é feito um esforço para

Ao longo deste período, sobretudo na liturgia do domingo, é feito um esforço para recuperar o ritmo e o estilo de verdadeiros fiéis que pretendem viver como filhos de Deus.

A Quaresma dura 47 dias, embora para o calendário litúrgico os domingos não contem,

A Quaresma dura 47 dias, embora para o calendário litúrgico os domingos não contem, perfazendo então 40 dias. A duração da Quaresma está baseada no simbolismo do número quarenta Bíbliados que Nesta, fala-se dos quarenta diasque do na dilúvio, significa provação. quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar a sua vida pública, dos 400 anos que durou o exílio dos Judeus no Egito.

O número 40 na Quaresma Significado dos 40 dias: Na Bíblia, o número quatro

O número 40 na Quaresma Significado dos 40 dias: Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material. Os zeros que o seguem significam o tempo da nossa vida na terra, suas provações e dificuldades. Passagens da Bíblia: • quarenta dias, Moisés passou no Monte Sinai com Deus ( Êxodo 24: 18 ); • quarenta dias, Elias passou a pé o Monte Horeb ( 1 Reis 19: 8 ); • quarenta dias, Deus enviou chuva no dilúvio de Noé (Gênesis 7: 4 ); • quarenta anos, viagem do povo hebreu no deserto, até alcançarem a Terra Prometida ( Números 14: 33 ); • quarenta dias, prazo dado por Jonas em sua profecia do julgamento, à cidade de Nínive para se arrepender ( Jonas 3: 4 ); • quarenta dias, Jesus se retirou para o deserto, onde jejuou e fora tentado pelo diabo ( Mateus 4: 1 -2 , Marcos 1: 12 -13 , Lucas 4: 1 -2 );

A católica propõe, por recolher-se meio do Evangelho Os. Igreja cristãos devem então para

A católica propõe, por recolher-se meio do Evangelho Os. Igreja cristãos devem então para a proclamado na quarta-feira de cinzas, grandes reflexão para se aproximarem de três Deus. Esta linhas ação: a oração, a apenitência ee aa caridade. busca de inclui a oração, caridade, Não Quaresma, mas em todos esta somente última durante como a uma consequência da os dias de sua vida, o cristão deve buscar o Reino de penitência. Deus, ou seja lutar para que exista justiça, paz e amor em toda a humanidade.

Domingo de Ramos é uma festa celebrada no Domingo antes da Páscoa e que

Domingo de Ramos é uma festa celebrada no Domingo antes da Páscoa e que dá início à Semana Santa. Nela celebramos a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. O Domingo de Ramos é conhecido pela distribuição de folhas de palmeiras para os fiéis reunidos na igreja. Domingo de Ramos

5*Dizei à filha Sião: Senhor Jesus Cristo segundo São Evangelho dede. Nosso Aí vem

5*Dizei à filha Sião: Senhor Jesus Cristo segundo São Evangelho dede. Nosso Aí vem o teu Rei, ao teu encontro, Mateus 10*Quando 15 Perante os Jesus prodígios entrou que emrealizava Jerusalém, e astoda crianças a cidade que manso e montado num jumentinho, Mt. 21, 1 -17 ficou gritavam em alvoroço. nojumenta. templo: «Quem «Hossana é este? » ao -Filho perguntavam. de David» , 11*E os filho de uma a sumos multidão sacerdotes respondia: os Jesus, doutores o profeta da de Lei Nazaré, ficaram da 6 Os discípulos foram ee «É fizeram como Jesus lhes ordenara. 1*Quando já 12 Jesus se aproximavam detemplo Jerusalém, chegaram a Galileia. » indignados 16*e disseram-lhe: entrou no «Ouves e expulsou o que eles dali 7 Trouxeram a jumenta e o jumentinho, puseram as suas Betfagé, junto ao monte das Oliveiras. Jesus enviou todos dizem? » os que Respondeu nele vendiam Jesus: e compravam. «Sim. lestes: Da as capas sobre eles e Jesus sentou-se em Nunca cima. Derrubou 8 Uma grande dois discípulos, 2 dizendo-lhes: «Ide àde aldeia está multidão estendia as suas capas no caminho; outros mesas boca dos pequeninos cambistas e as dasbancas crianças dos vendedores peitoque fizeste de em frente de vós e logo encontrareis uma jumenta presa cortavam ramos das árvores e espalhavam-nos pelo chão. pombas, sair o louvor dizendo-lhes: perfeito? » 13 «Está 17*Depois escrito: afastou-se A minhadeles, casa e com ela um jumentinho. Soltai-os e trazei-mos. 3 E, se 9*E todos, quer os que iam à sua frente, quer aqueles que o há-dedachamar-se saiu cidade e foi casa parade. Betânia, oração, onde maspernoitou. vós fazeis dela alguém alguma coisa, respondereis: 'O seguiam, diziam em altos brados: um covilvos de disser ladrões. » 14 Aproximaram-se dele, no Senhor precisa deles, mas logo os devolverá. '» 4 Isto Hossana ao Filho de David! templo, cegos Palavra da Salvação e coxos, e Ele curou-os. sucedeu para se cumprir fora anunciado pelo Bendito seja aquele que vem o emque nome do Senhor! Hossana nas alturas! profeta:

Tríduo Pascal

Tríduo Pascal

Quinta-Feira Sexta-Feira Santa Paixão Ceia do do. Senhor “ «Que é a verdade? »

Quinta-Feira Sexta-Feira Santa Paixão Ceia do do. Senhor “ «Que é a verdade? » ” «Amou-os até ao fim»

Ressurreição “Procurais a Jesus de Nazaré, o Crucificado? Ressuscitou: não está aqui. ”

Ressurreição “Procurais a Jesus de Nazaré, o Crucificado? Ressuscitou: não está aqui. ”

Powerpoint produzido por Blog “Material de Catequese” http: //catequesematerial. wordpress. com 2018 © Blog

Powerpoint produzido por Blog “Material de Catequese” http: //catequesematerial. wordpress. com 2018 © Blog “Material de Catequese” http: //catequesematerial. wordpress. com