Motores Eltricos Motores Eltricos l l A maioria

  • Slides: 32
Download presentation
Motores Elétricos

Motores Elétricos

Motores Elétricos l l A maioria dos aparelhos eletrônicos de uma aeronave depende do

Motores Elétricos l l A maioria dos aparelhos eletrônicos de uma aeronave depende do motor CC: Piloto automático. Motor de partida. Servo motores.

Motores Elétricos l É uma máquina rotativa que transforma energia elétrica em energia mecânica.

Motores Elétricos l É uma máquina rotativa que transforma energia elétrica em energia mecânica. l Possui duas partes principais: O conjunto do campo. O conjunto do rotor. l l

Motores Elétricos l O conjunto do rotor é a parte móvel, onde os condutores

Motores Elétricos l O conjunto do rotor é a parte móvel, onde os condutores levam corrente que chega, reagindo com o campo magnético. l Quando a corrente começa a fluir no condutor, surge um campo magnético neste. O campo do condutor reage com o campo do eletroíma (campo), surgindo uma força mecânica. l

Motores Elétricos l l l Se uma bobina na qual está fluindo corrente é

Motores Elétricos l l l Se uma bobina na qual está fluindo corrente é colocada num campo magnético, uma força é produzida e faz com que a bobina gire. A tendência de uma força a produzir rotação é denominada TORQUE. O torque é desenvolvido ainda pela reação dos campos magnéticos ao redor da bobina e o campo.

Motores Elétricos l A intensidade do torque depende: l A força do campo magnético.

Motores Elétricos l A intensidade do torque depende: l A força do campo magnético. l O número de espiras da bobina. l A posição desta no campo.

Motores Elétricos l l l Quando a bobina está paralela às linhas de força

Motores Elétricos l l l Quando a bobina está paralela às linhas de força o torque é zero. Portanto, deve-se ter um dispositivo que inverta a corrente na bobina exatamente na hora em que a bobina ficar paralela às linhas de força. É uma segmento nos anéis ligados à bobina.

Motores Elétricos l As partes principais de um motor prático são: o conjunto de

Motores Elétricos l As partes principais de um motor prático são: o conjunto de campo, o conjunto da escova e a extremidade as carcaça. l O conjunto do rotor contém um núcleo de ferro doce laminado, bobinas e um coletor, todos instalados em um eixo rotativo de aço.

Motor Elétrico

Motor Elétrico

Motores Elétricos l O ferro é usado em lâminas, para evitar dissipação de energia.

Motores Elétricos l O ferro é usado em lâminas, para evitar dissipação de energia. l O coletor consiste em um grande número de segmentos de cobre, isolado uns dos outros por isolamento de mica.

Motores Elétricos l O conjunto de campo: Este conjunto consiste na carcaça do campo,

Motores Elétricos l O conjunto de campo: Este conjunto consiste na carcaça do campo, peças polares e bobinas de campo. As peças polares são de aço doce laminado, onde as bobinas de campo estão enroladas.

Motores Elétricos l O conjunto de escovas: l Consiste nas escovas e seus porta-escovas.

Motores Elétricos l O conjunto de escovas: l Consiste nas escovas e seus porta-escovas. l São pequenos blocos de grafite, para reduzir o desgaste com o coletor.

Motores Elétricos l l l Tipos de motores CC: Motores em série: Neste tipo

Motores Elétricos l l l Tipos de motores CC: Motores em série: Neste tipo tem enrolamentos de campo de fio grosso, estes são ligados em série com o enrolamento do rotor. A mesma corrente que flui pelo campo, flui também pelo enrolamento do rotor. Qualquer aumento de corrente, aumenta a força do campo magnético do campo.

Motores Elétricos l l l Isso produz um torque inicial elevado. Tem alta velocidade

Motores Elétricos l l l Isso produz um torque inicial elevado. Tem alta velocidade com carga leve e baixa com carga pesada. São utilizados como motor de partida, de flapes da asa.

Motores Elétricos l l l Motores em paralelo: O enrolamento de campo é ligado

Motores Elétricos l l l Motores em paralelo: O enrolamento de campo é ligado em paralelo com o enrolamento do rotor. A resistência do campo é alta. Não varia muito com mudanças na carga. Ideal, para ser utilizado quando velocidade constante é desejada.

Motores Elétricos l Motor misto l É uma combinação entre o motor em série

Motores Elétricos l Motor misto l É uma combinação entre o motor em série e paralelo. Tem um enrolamento no campo em série e um em paralelo. Um com poucas espira de fio grosso e outro com muitas espiras de fio. l l

Motores Elétricos l Devido ao campo em série, o motor misto possui torque inicial

Motores Elétricos l Devido ao campo em série, o motor misto possui torque inicial maior do que o motor em paralelo.

Motores Elétricos l l Tipos de trabalho: Podem operar com trabalho intermitente ou contínuo.

Motores Elétricos l l Tipos de trabalho: Podem operar com trabalho intermitente ou contínuo. Inversão no sentido de rotação do motor: Invertendo o sentido do fluxo de corrente no rotor, o sentido da rotação do motor pode ser invertido.

Motores Elétricos l l l Existe o motor reversível: Possui dois enrolamentos de campo

Motores Elétricos l l l Existe o motor reversível: Possui dois enrolamentos de campo enrolados em sentido oposto no mesmo pólo. Um interruptor torna possível conduzir corrente através dois enrolamentos.

Motores Elétricos l l Velocidade de rotação do motor: A velocidade do motor pode

Motores Elétricos l l Velocidade de rotação do motor: A velocidade do motor pode ser controlada pela variação da corrente nos enrolamentos de campo. O motor cuja rotação pode ser controlada chama-se motor com velocidade variável Se for um motor paralelo, a velocidade é controlada por um reostato em série com os enrolamentos de campo.

Motores Elétricos l l Para reduzir a velocidade do motor, a resistência do reostato

Motores Elétricos l l Para reduzir a velocidade do motor, a resistência do reostato é reduzida, mais corrente vai para o campo, aumentando a força contraeletromotriz, diminui a corrente do rotor, reduz a velocidade. Isso acontece até que ele de estabilize num velocidade mais baixa.

Motores Elétricos l l l Perdas de energia nos motores CC: Devem ser mantidas

Motores Elétricos l l l Perdas de energia nos motores CC: Devem ser mantidas num valor múnimo. Ocorrem devido à dissipação de energia. Devido às correntes parasitas. Magnetismo residual.

Motores Elétricos l l l l Manutenção: Inspecionar as escovas. Inspecionar o coletor Testar

Motores Elétricos l l l l Manutenção: Inspecionar as escovas. Inspecionar o coletor Testar a fiação Manter limpo. Lubrificar a caixa de engrenagens Ajustar e lubrificar as engrenagens.

Motores Elétricos l l Motores CA: São mais econômicos que os motores CC. São

Motores Elétricos l l Motores CA: São mais econômicos que os motores CC. São confiáveis e necessitam pouca manutenção. Tem diversos tipos para operar em linhas monofásicas ou polifásicas.

Motores Elétricos l l Devido a alta velocidade de rotação, os motores CA de

Motores Elétricos l l Devido a alta velocidade de rotação, os motores CA de 400 Hz são apropriados para operação de pequenos rotores de alta velocidade. Variam entre 6000 e 24000 RPM.

Motores Elétricos l l Tipos de motores CA: Motores de indução e motores síncronos.

Motores Elétricos l l Tipos de motores CA: Motores de indução e motores síncronos. Os motores de indução trifásicos são utilizados onde são requeridos grandes valores de potência. Os motores de indução monofásicos são usados para operar dispositivos: válvulas de corte, etc de potência baixa.

Motores Elétricos l Os motores síncronos trifásicos operam à velocidades constantes e são utilizados

Motores Elétricos l Os motores síncronos trifásicos operam à velocidades constantes e são utilizados em hélices e bússolas. l Os motores são usados em relógios eletricos e instrumentos de precisão.

Motores Elétricos l l l Construção do motor de indução: A parte estática é

Motores Elétricos l l l Construção do motor de indução: A parte estática é chamada de estator e a móvel de rotor. Quando o rotor de um motor de indução estiver sujeito ao campo magnético rotativo produzido pelos enrolamentos do estator uma voltagem será produzidas nas barras longitudinais.

Motores Elétricos l l l Motores Síncronos: O motor síncrono utiliza campo magnético rotativo.

Motores Elétricos l l l Motores Síncronos: O motor síncrono utiliza campo magnético rotativo. Uma fonte polifásica de CA é aplicada aos enrolamentos do estator e é produzido um campo magnético rotativo. Um CC é aplicada ao enrolamento do rotor e um outro campo é produzido.

Motores Elétricos l Os dois campos reagem, produzindo um arraste do motor, fazendo- o

Motores Elétricos l Os dois campos reagem, produzindo um arraste do motor, fazendo- o girar na mesma velocidade do campo produzido pelos enrolamentos do estator.

Motores Elétricos

Motores Elétricos

Motores Elétricos

Motores Elétricos