Lngua Portuguesa 7 Ano Gnero Textual Entrevista Uma

  • Slides: 11
Download presentation
 Língua Portuguesa 7º Ano Gênero Textual Entrevista

Língua Portuguesa 7º Ano Gênero Textual Entrevista

 Uma Entrevista é uma conversa ou diálogo entre duas pessoas denominadas entrevistador (quem

Uma Entrevista é uma conversa ou diálogo entre duas pessoas denominadas entrevistador (quem entrevista) e entrevistado (que responde as perguntas). O objetivo principal é extrair informações e declarações para esclarecer determinado assunto. Esse tipo é um dos gêneros textuais e muito utilizado para a construção de matérias de jornais, revistas, rádios, TV e outros textos que passam algum conhecimento para a população. Outras variações são a entrevista de emprego, psicológica, social. Por meio do conhecimento adquiridos em uma entrevista é possível criar conteúdos informativos e educativos. Assim, ela tem grande importância como parte de construção do conhecimento social.

 Exercícios Entrevista com a Coruja Geralmente de hábitos noturnos, ela tem uma visão

Exercícios Entrevista com a Coruja Geralmente de hábitos noturnos, ela tem uma visão e um sistema auditivo muito bons, podendo caçar com facilidade à noite. Ave muito curiosa, ela é o símbolo da sabedoria. O que você mais gosta de comer? Sou uma ave predadora, me alimento de animais vivos que caço ativamente. Gosto de pequenos vertebrados, como roedores, lagartos, cobras, anfíbios, peixes e pequenas aves. Todas as corujas ficam acordadas durante o dia? Algumas têm atividades durante o dia, mas a maioria é noturna.

 Como que é esta vida noturna de vocês? O fato de nós sermos

Como que é esta vida noturna de vocês? O fato de nós sermos capazes de viver no escuro faz com que tenhamos muitas vantagens. Quais são? Uma delas é que não preciso competir com os gaviões e outros pássaros predadores, que têm uma alimentação muito parecida com a minha. É difícil caçar os animais à noite? De jeito nenhum. Como tenho um sistema auditivo muito bom, posso localiza uma presa até na escuridão total. Como é que funciona o seu sistema auditivo? Meus ouvidos externos têm uma estrutura capaz de aumentar o som que chega aos ouvidos internos. Qual é a sua média de vida? Em torno de 24 anos.

 Quanto à visão, você também tem facilidade de enxergar bem no escuro? Ela

Quanto à visão, você também tem facilidade de enxergar bem no escuro? Ela não é tão boa quanto a minha audição. Consigo enxergar sombras em ambientes com pouca luz. Além disso, tenho capacidade de observar grande parte do que se passa à minha Volta Por Causa da grande habilidade de virar a cabeça em até 270 graus, ou seja, quase dando uma volta completa. Onde é mais fácil encontrá-la? Estou sempre em pastos, campos, matas e pântanos. Posso até mesmo ser encontrada perto e dentro das casas, não só no campo como também nas cidades. Você tem muitos inimigos? A minha convivência com outros pássaros nem sempre é amigável. Compartilho o mesmo abrigo com andorinhas e pombos, mas posso ser atacada por beija-flores e bem-te-vis. E quanto a seus filhotinhos? A incubação dos ovos – tempo que eles demoram para sair da casca – vai depender da espécie. Mas geralmente é de 23 a 30 dias. Demora muito para eles saírem do ninho? Não, umas três semanas após o nascimento. GAZETA do Povo. Gazetinha. A ave da sabedoria. Curitiba, ano 25, n. 1224, 3 out. 1998. p. 2.

Questão 1 a) Qual é o título do texto? b) Qual é o personagem

Questão 1 a) Qual é o título do texto? b) Qual é o personagem principal? c) Qual é a função deste texto? d) Quantas perguntas foram feitas a coruja? e) Cite três características da coruja. f) A coruja é uma animal de vida diurna? g) Qual alimentação da coruja? h) A coruja escuta bem? Por que? i) Um bebê demora 9 meses, em média para nascer. Qual é este tempo para as corujas? j) Qual a expectativa de vida de uma coruja?

 Questão 2: Leia o texto abaixo e responda; CHEGA DE VIOLÊNCIA! A violência

Questão 2: Leia o texto abaixo e responda; CHEGA DE VIOLÊNCIA! A violência contra a mulher no Brasil vem aumentando assustadoramente. A cada 12 segundos, uma mulher é violentada, dados altíssimos se comparados aos outros países. 61% das mulheres assassinadas são negras e 36% dos casos acontecem ao final de semana por seus parceiros. As leis deveriam ser mais rígidas para os que cometem esses tipos de violência, ou então, chegaremos a números ainda mais alarmantes. Muitas mulheres se casam e depositam toda sua confiança em um relacionamento conjugal, com a certeza de serem felizes. Elas se unem e acreditam ter encontrado o amor de sua vida. Depois vêm os filhos, surgem os problemas financeiros e as brigas começam a aparecer. Logo pensa em separação, mas desistem ao imaginar que não teriam capacidades de viverem sozinhas. Seus ferimentos são muitos. Além dos físicos, existem os traumas psicológicos com sequelas para o resto da vida. O que falta ainda para as mulheres terem o seu valor é coragem de denunciar os abusos sofridos. Elas precisam fazer isso não pensando na conseqüência de suas denúncias, mas sim, na solução desses problemas. Em 2006, foi aprovada a Lei Maria da Penha com intuito de proteger mulheres de agressões, mas poucos foram os seus avanços. A violência ainda continua em diversos lares. Os casos de agressões são praticados, em sua maioria, por seus parceiros, namorados, ex-companheiros ou até parentes. Para ajudar as vítimas dessa violência desenfreada, é necessário ter mais delegacias, casas de apoio para as mulheres e projetos públicos que incentivem a participação da comunidade em denunciar os crimes e protegê-las. As leis também devem ser mais rígidas e punir com mais justiça os agressores. Oferecer um apoio psicológico tanto à vítima como também ao agressor seria um meio de amenizar tais atos de abuso. Apoio é o que elas mais precisam, pois não é fácil conviver com a violência dentro da própria casa. Magalhães, Débora de Sousa, Setembro de 2016 / Escola João Moreira Barroso/Prof. Maurício

1ª) Qual o tema do artigo de opinião? _________________________________ 2ª) Localize no 1º parágrafo

1ª) Qual o tema do artigo de opinião? _________________________________ 2ª) Localize no 1º parágrafo a tese defendida pela autora. _________________________________ 3ª) Que fatos desencadearam a discussão sobre a violência contra as mulheres? _________________________________ 4ª) Localize no texto a) uma opinião: _________________________________ b) um fato: _________________________________ 5ª) A aluna Débora enumerou fatos que contribuem para discussões entre casais. Escreva-os abaixo. _________________________________ 6ª) No trecho: “Em 2006, foi aprovada a Lei Maria da Penha com intuito de proteger mulheres de agressões, mas poucos foram os seus avanços. ” A conjunção mas, que introduz a segunda oração, estabelece ideia de a) explicação. b) conclusão. c) adição. d) oposição.

 Gabarito Questão 1 a)Entrevista com a coruja. b) A coruja. c) Passar informações

Gabarito Questão 1 a)Entrevista com a coruja. b) A coruja. c) Passar informações por meio de uma história. d) Foram feitas 12 perguntas. e) Ótima audição, vira a cabeça em até 270 graus e tem hábitos noturnos. f) A coruja tem hábitos noturnos. g) Ela se alimenta de animais vivos como: pequenos roedores, lagartos, cobras, anfíbios, peixes e pequenas aves. h) A coruja escuta muito bem, pois ela tem no ouvido externo uma estrutura que aumenta o som que chega aos ouvidos internos. i)De 23 a 30 dias. j) A expectativa de vida da coruja é em média 24 anos.

Questão 21 - A violência contra a mulher. 2 - "As leis deveriam ser

Questão 21 - A violência contra a mulher. 2 - "As leis deveriam ser mais rígidas para os que cometem esses tipos de violência. . . " 3 -O alto índice de violência cometida contra as mulheres brasileiras. (Aceite outras, como: "A cada 12 segundos, uma mulher é violentada, dados altíssimos se comparados aos outros países. 61% das mulheres assassinadas são negras e 36% dos casos acontecem ao final de semana por seus parceiros. " 4 a) "O que falta ainda para as mulheres terem o seu valor é coragem de denunciar os abusos sofridos. " (Aceite outras) b)"A cada 12 segundos, uma mulher é violentada. . . " (Aceite outras) 5 - " Depois vêm os filhos, surgem os problemas financeiros e as brigas começam a aparecer. " 6 - d