Leituras da Liturgia Eucarstica At 12 1 11

  • Slides: 23
Download presentation
Leituras da Liturgia Eucarística: At 12, 1 -11 2 Tm 4, 6 -8. 17

Leituras da Liturgia Eucarística: At 12, 1 -11 2 Tm 4, 6 -8. 17 -18 Mt 16, 13 -19 (Tu és Pedro)

Foi Jesus para os lados de Cesaréia de Filipe e perguntou aos discípulos: “Quem

Foi Jesus para os lados de Cesaréia de Filipe e perguntou aos discípulos: “Quem dizem os homens que é o Filho do homem? ” Responderam-lhe: “Uns dizem que é João Batista; outros, Jeremias ou algum dos profetas”. “E vós”, perguntou-lhes, “quem dizeis que eu sou? ” Respondeu-lhe Simão Pedro: Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo”. E Jesus respondeu-lhe: “Bem aventurado és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne ou o sangue que te revelou, mas meu Pai que está nos céus”.

Ora, também digo: - “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha

Ora, também digo: - “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Dar-te-ei as chaves do reino dos céus, e o que ligares na terra ficará ligado nos céus e o que desligares na terra ficará desligado nos céus”.

Quem era Jesus Sem saber claramente quem era Jesus, o povo imaginava igual a

Quem era Jesus Sem saber claramente quem era Jesus, o povo imaginava igual a tantas figuras ilustres do passado. Não O viam como Salvador do mundo, mas talvez como Elias, Jeremias e outros profetas de outrora que, imaginavam, deveriam voltar para preparar a vinda do Messias.

João prepara os caminhos João, o Batista, impressionou o povo de tal modo que

João prepara os caminhos João, o Batista, impressionou o povo de tal modo que muitos viam nele o grande profeta esperado das nações, que teria surgido na figura de Jesus. Viam Jesus e imaginavam ser ele João Batista ressuscitado! Mas João era apenas aquele que veio para preparar os caminhos do Senhor!

Jesus, o “Ungido” Pedro reconhece Jesus como o Messias, que significa o “Ungido”. Quando

Jesus, o “Ungido” Pedro reconhece Jesus como o Messias, que significa o “Ungido”. Quando um rei ou sacerdote era escolhido, recebia uma “unção”. Encontramos um exemplo no primeiro livro de Samuel (10, 1): “Samuel tomou o vaso de óleo e o derramou sobre a cabeça de Saul. . . ” A palavra foi traduzida para o grego por “Cristós”. Quando nós dizemos “Jesus Cristo” estamos dizendo “Jesus Messias”, o que foi ungido por Deus, o escolhido para ser nosso salvador.

A caminho do Reino O “Reino dos céus” é formado por aqueles que nesta

A caminho do Reino O “Reino dos céus” é formado por aqueles que nesta terra aceitam a salvação oferecida. Não vamos, então, imaginar Pedro com duas chaves grandes lá na porta dos céus, resolvendo quem entra e quem não entra! Jesus dá a Pedro as chaves: as chaves sempre foram um sinal, um símbolo do poder, da autoridade na Igreja. Pedro foi o escolhido para ser seu representante aqui na terra.

- Que importância tem Jesus em sua vida? - Como você encara o papel

- Que importância tem Jesus em sua vida? - Como você encara o papel da hierarquia da Igreja? - Você se sente feliz por poder servir a nível de Igreja? Como serve? - Tem facilidades para buscar maior instrução religiosa? Que meios emprega? - Sente que no contexto de sua comunidade vive-se a união?

Meu santo protetor, S. Pedro, Príncipe dos Apóstolos, escolhido por Jesus para ser o

Meu santo protetor, S. Pedro, Príncipe dos Apóstolos, escolhido por Jesus para ser o fundamento da Igreja, tendo Dele recebido as chaves do Reino dos Céus, quero seguir vosso exemplo de generosidade no seguimento de Cristo. Creio no poder que Cristo vos deu, de “ligar e desligar”, na terra e nos céus, e na força de confirmar os irmãos na fé. Nascestes em Betsaida, na Galiléia, às margens de Genesaré, que era conhecido também como mar de Tiberíades. Fostes encaminhado por vosso pai Jonas à profissão de pescador.

Em sociedade com vosso irmão André, com Tiago e João, tínheis uma pequena frota

Em sociedade com vosso irmão André, com Tiago e João, tínheis uma pequena frota de barcos pesqueiros. Em época ruim de pesca, vosso irmão André se encontrou com Jesus e vos falou Dele como o “Messias” esperado. De imediato, quisestes conhecer este tal Jesus. Vossos olhares se cruzaram e Jesus vos escolheu para chefe de Igreja, dizendo-vos: “a partir de hoje, você vai se chamar Pedro!” Fostes transformado de pescador de peixes a pescador de homens para o Reino! São Pedro, que renegastes Jesus por três vezes, mas que por várias vezes professastes vossa fé, intercedei por mim! Vossas são as palavras: “Aonde iremos, Senhor, se só Tu tens palavras de vida eterna? ”; “Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo”; “Senhor, Tu sabes que te amo!”. Fostes o apóstolo principal. Estivestes presente nas bodas de Canaã.

Em companhia de João, fostes encarregado de preparar o cenáculo, para a celebração da

Em companhia de João, fostes encarregado de preparar o cenáculo, para a celebração da páscoa. Quando Jesus foi preso, com João, seguistes a Jesus. Reconhecido, como um dos discípulos, negastes que conhecesse Jesus, mas chorastes muito, arrependendo-se de mais esta negação. Antes da volta de Jesus aos céus, perguntou-vos: “Tu me amas? ” E ouvindo vossa resposta positiva, com as palavras “apascenta meus cordeiros”, Jesus vos confirmou como líder da Igreja e vos entregou o rebanho! Meu querido S. Pedro, por último, no ano de 64, condenado a morrer crucificado, convencestes vossos carrascos a vos crucificar de cabeça para baixo, por não vos julgar digno de ser tratado como vosso divino mestre!

Meu querido S. Pedro, também minha fé vacila muito, ao longo de meus dias.

Meu querido S. Pedro, também minha fé vacila muito, ao longo de meus dias. Por isso vos peço concedei-me a graça de professar sempre com firmeza minha fé, permanecendo assim no amor a Jesus. Abençoai nossa comunidade, para que permaneçamos unidos. Abençoai o Papa, para que, unida a ele, a Igreja caminhe em busca da Eternidade feliz. Amém

Meu querido S. Paulo, tendo perseguido a Igreja de Cristo, inclusive destruindo livros em

Meu querido S. Paulo, tendo perseguido a Igreja de Cristo, inclusive destruindo livros em Éfeso, vos tornastes depois o mais destacado dos apóstolos! Levastes a mensagem do Evangelho por toda parte. Enfrentastes prisões, apedrejamentos, açoites, naufrágios e a própria morte pela causa de Cristo! Meu santo protetor, discípulo e missionário de Cristo, dai-me a graça de aceitar as tribulações da vida e trabalhar levando a fé a meus irmãos. Que em vossos escritos eu encontre a força para minha caminhada. Iluminai nossos irmãos que se dedicam aos meios de comunicação!

Ajudai-nos a vencer as dificuldades que a vida nos traz, e lutar pelo bem,

Ajudai-nos a vencer as dificuldades que a vida nos traz, e lutar pelo bem, pela verdade. Iluminai-nos, guiai-nos, fortalecei-nos! Dai-nos a graça de nos tornarmos cristãos ativos, acolhedores da Palavra de Deus, mensageiros do Evangelho, que promovem o conhecimento da verdade e do bem. Incentivai-nos na fé para que, infundidos de ardor missionário, testemunhemos que Deus nos ama e a todos acolhe. Amém

As ilustrações com estátuas de S. Pedro e S. Paulo de corpo inteiro são

As ilustrações com estátuas de S. Pedro e S. Paulo de corpo inteiro são de autoria do artista Alexandre Moraes, que confeccionou as estátuas dos 12 apóstolos (de 4 metros de altura cada), da praça principal do Santuário Nacional de Aparecida (SP). Estas duas primeiras foram colocadas na praça no dia 13 de maio de 2010.

Nesta festa de S. Pedro e S. Paulo, em todas as igrejas e oratórios,

Nesta festa de S. Pedro e S. Paulo, em todas as igrejas e oratórios, mesmo dos mosteiros, conventos e colégios, comemora-se o “dia do Papa” com pregações e orações e também com ofertas recolhidas em todo o mundo católico para o “Óbolo de S. Pedro”. Trata-se de um gesto que se reveste de valor não apenas prático, mas também profundamente simbólico enquanto sinal de comunhão como o Papa e de atenção às necessidades dos irmãos. “A Igreja nunca poderá ser dispensada da prática da caridade como, aliás, nunca haverá uma situação onde não seja precisa a caridade de cada um dos indivíduos cristãos, pois o ser humano, além da justiça, tem e terá sempre necessidade do amor!

O programa do cristão, o programa do bom Samaritano, o programa de Jesus, é

O programa do cristão, o programa do bom Samaritano, o programa de Jesus, é “um coração que vê! Este coração vê onde há necessidade de amor, e atua!” (Papa Bento XVI, em sua Encíclica Deus é Amor, n° 29 -31). Conheceis as crescentes necessidades do apostolado, as carências das Comunidades eclesiais, especialmente em terras de missão, os pedidos de ajuda que chegam de populações, indivíduos e famílias que vivem em precárias condições! O Óbolo constitui uma verdadeira e particular participação na ação evangelizadora, especialmente se consideram o sentido e a importância de partilhar! (Papa João Paulo II, em 28 de Fevereiro de 2003). As ofertas que os fiéis dão ao Papa destinam-se a obras eclesiais, a iniciativas humanitárias e de promoção social e também para a sustentação das atividades do Vaticano. O Papa se preocupa com as necessidades materiais de dioceses pobres, institutos religiosos e fiéis em graves dificuldades (pobres, crianças, idosos, marginalizados, refugiados, migrantes, vítimas de guerras e desastres naturais).

Celebrando S. Pedro, S. Paulo e o dia do Papa, renovamos nosso compromisso de

Celebrando S. Pedro, S. Paulo e o dia do Papa, renovamos nosso compromisso de sermos autênticos discípulos missionários de Jesus Cristo!

Ajude o Papa a ajudar! Por pequena que seja, sua ajuda é importante!

Ajude o Papa a ajudar! Por pequena que seja, sua ajuda é importante!

No ano de 1950, por ocasião do Ano Santo, o Papa Pio XII decidiu

No ano de 1950, por ocasião do Ano Santo, o Papa Pio XII decidiu que a Marcha Pontifícia de Charles Gounod (1818 -1893) tornar-se-ia o hino oficial do Vaticano. O hino foi executado pela primeira vez na presença do Pontífice, em 11 de abril de 1869.

Enriquecendo sua biblioteca. . . “Vida de S. Pedro Apóstolo” - Livrinho (pg 80)

Enriquecendo sua biblioteca. . . “Vida de S. Pedro Apóstolo” - Livrinho (pg 80) de P. Isac Lorena, C. Ss. R. , que nos apresenta brevemente o discípulo que o Mestre escolheu para seu continuador no governo da Igreja. Apesar de suas falhas, soube assumir energicamente o papel que lhe foi destinado. “Novena de S. Pedro Apóstolo” - Livrinho (pg 64) de P. Ferdinando Mancílio, C. Ss. R. , que nos conduz no caminho das responsabilidades cristãs, fortalecidos pela vida de oração. “Pedro ou Paulo quem decide? ” - Livrinho (pg 126) de Mauritius Wilde, que apresenta os dois grandes esteios da Igreja primitiva, Pedro e Paulo, mostrando a marcante convivência entre os dois, apesar de todas as diferenças entre eles. Conseguiram uma perfeita harmonia entre eles, para o bem da Igreja nascente. “Vida de S. Paulo Apóstolo” - Livrinho (pg 96) de P. Isac Lorena, C. Ss. R. , que nos apresenta o homem convertido que, de perseguidor, tornou-se um cristão autêntico e apóstolo ardoroso do Evangelho. S. Paulo nos ajuda a compreender a importância do testemunho da fé e os passos para se viver uma intensa inserção na Vida da Igreja. “Explicando as Cartas de São Paulo” - Livro (pg 272) de Francisco Albertin, em que o autor descreve a vida das primeiras comunidades cristãs, abordando as cartas de Paulo, que narra suas peregrinações no anúncio do Evangelho. Paulo, conhecido como “o apóstolo das nações”, “o apóstolo dos pagãos ou gentios”, sem dúvida foi um dos maiores missionários de toda a Igreja de Cristo. “Novena de S. Paulo Apóstolo” - Livrinho (pg 32). que nos ajuda a compreender a importância do testemunho da fé e os passos para se viver uma intensa inserção na Vida da Igreja. “Orar 15 dias com S. Paulo” - Livrinho (pg 112) de Michel Quesnel que nos conduz pelos caminhos de S. Paulo a orar, elevando nosso espírito para as coisas do alto, incentivando-nos a aceitar os desafios da vida. Contato: Para mais informações sobre as publicações apresentadas aqui: vendas@editorasantuario. com. br; tel (12) 3104 2000.

Créditos Coordenação geral e texto: P. José Geraldo Rodrigues vivencias@aparecidadasaguas. com Ilustrações: Internet Músicas:

Créditos Coordenação geral e texto: P. José Geraldo Rodrigues vivencias@aparecidadasaguas. com Ilustrações: Internet Músicas: Hino Pontifício Formatação PPS: Altiva Helena Vídeo: Altiva Helena http: //www. aparecidadasaguas. com