Leia as frases e justifique o emprego da

  • Slides: 11
Download presentation
Leia as frases e justifique o emprego da vírgula, seguindo os números ao lado:

Leia as frases e justifique o emprego da vírgula, seguindo os números ao lado: 1 nas datas 2 nos endereços 3 separar sequências Com esse dinheiro você pode comprar sapatos, meias, cinto e camisa. Blumenau, 27 de Fevereiro de 2018. João, Carlos e Celina já saíram. Rua Dr. Pedro Zimmermann, 2461, Bairro Itoupavazinha. O leão, o tigre e a onça são mamíferos.

Veja no diagrama o nome dos sinais de pontuação que você usará para completar

Veja no diagrama o nome dos sinais de pontuação que você usará para completar as frases abaixo: C V D V A Q E R T Y U João disse Não saia na chuva Marta saiu para trabalhar sem levar a sombrinha Ela levou apenas uma capa um par de tênis e uma blusa X D O I S P O N T O S V G T R A V E S S A O Z A V G F E W A O P H V B R U A Q E R T Y U A Q E L M N Y U O P C M O L A V D E R F G H N B G B N M O L P A A P O N T O F I N A L A

Eu estava num banco da pracinha observando um menino Leia o texto ao lado

Eu estava num banco da pracinha observando um menino Leia o texto ao lado e pontue corretamente usando os sinais abaixo: . !? : -, A primeira coisa que notei foi que ele estava olhando para o céu Aproximei-me dele e disse-lhe Ei garoto O que você faz aí . . .

. . . Fico observando as nuvens - Por quê Leia o texto ao

. . . Fico observando as nuvens - Por quê Leia o texto ao lado e pontue corretamente usando os sinais abaixo: . !? : -, - Porque me sinto feliz. - O que vê nas nuvens - Vejo carneirinhos, coelhinhos rostos e muitas outras coisas. Tente - Mas eu olho e não vejo nada.

Hoje você vai para escola É claro

Hoje você vai para escola É claro

Você quer essa flor do campo Linda Eu quero.

Você quer essa flor do campo Linda Eu quero.

Paulo que surpresa te encontrar aqui Surpresa Por quê

Paulo que surpresa te encontrar aqui Surpresa Por quê

Como eu amarro o meu cadarço É muito fácil

Como eu amarro o meu cadarço É muito fácil

Você gostou dos meus sapatos novos Claro Quem te deu

Você gostou dos meus sapatos novos Claro Quem te deu

Sinais de Pontuação Pontos de Vista Os sinais de pontuação estavam quietos dentro do

Sinais de Pontuação Pontos de Vista Os sinais de pontuação estavam quietos dentro do livro de Português quando estourou a discussão. — Esta história já começou com um erro — disse a Vírgula. — Ora, por quê? — perguntou o Ponto de Interrogação. — Deveriam me colocar antes da palavra "quando" — respondeu a Vírgula. — Concordo! — disse o Ponto de Exclamação. — O certo seria: "Os sinais de pontuação estavam quietos dentro do livro de Português, quando estourou a discussão". — Viram como eu sou importante? — disse a Vírgula. — E eu também — comentou o Travessão. — Eu logo apareci para o leitor saber que você estava falando. — E nós? — protestaram as Aspas. — Somos tão importantes quanto vocês. Tanto que, para chamar a atenção, já nos puser — O mesmo digo eu — comentou o Dois-Pontos. — Apareço sempre antes das Aspas e do Travessão. — Estamos todos a serviço da boa escrita! — disse o Ponto de Exclamação. — Nossa missão é dar clareza aos textos. Se não — Às vezes podemos alterar todo o sentido de uma frase — disseram as Reticências. — Ou dar margem para outras interpre — É verdade — disse o Ponto. — Uma pontuação errada muda tudo. — Se eu aparecer depois da frase "a guerra começou" — disse o Ponto de Interrogação — é apenas uma pergunta, certo? — Mas se eu aparecer no seu lugar — disse o Ponto de Exclamação — é uma certeza: "A guerra começou!" — Olha nós aí de novo — disseram as Aspas. — Pois eu estou presente desde o comecinho — disse o Travessão. — Tem hora em que, para evitar conflitos, não basta um Ponto, nem uma Vírgula, é preciso os dois — disse o Ponto e Vírgula