Instituto Superior Politcnico Metropolitano de Angola DTEC CARTOGRAFIA

  • Slides: 16
Download presentation
Instituto Superior Politécnico Metropolitano de Angola DTEC CARTOGRAFIA Docente: Nelson Bandeira ENG. GEOGRAFO

Instituto Superior Politécnico Metropolitano de Angola DTEC CARTOGRAFIA Docente: Nelson Bandeira ENG. GEOGRAFO

CONTEU DOS PROGRAMA TICOS Historia e Conceitos de Cartografia Mapas e sua origem Escalas

CONTEU DOS PROGRAMA TICOS Historia e Conceitos de Cartografia Mapas e sua origem Escalas Generalizac a o Cartogra fica Simbolizac a o Cartogra fica Projecc o es Cartogra ficas e Sistemas de Coordenadas Os Mapas Tema ticos de Implantac a o Pontual Mapas Tema ticos de Implantac a o Linear Mapas Tema ticos de Implantac a o em A reas ou em Mancha

Conceito e Histórial da Cartografia Algumas definições: Cartografia é a ciência que trata dos

Conceito e Histórial da Cartografia Algumas definições: Cartografia é a ciência que trata dos estudos e operações tanto científicas e técnicas, quanto artísticas, relacionadas à elaboração e utilização das cartas (ou mapas) de acordo com determinados sistemas de projeção e uma determinada escala. Cartografia é a atividade que se apresenta como o conjunto de estudos e operações cientificas, tecnicas e artisticas tendo como base os resultados directos ou a analise de documentação, virada a elaboração de mapas, carpas e outras formas de expressão ou representação de objectos, elementos, fenomenos e ambientes fisicos e socioeconomicos.

Sua Importânçia e Aplicação nas Engenharia Produção de mapas e cartas Localização Densidade Distribuição

Sua Importânçia e Aplicação nas Engenharia Produção de mapas e cartas Localização Densidade Distribuição Escala Distância Os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) segurança e integração nacional

Aplicação da Cartografia Agronegócios Petróleo e gás Energia elétrica Telecomunicações Monitoramento e abastecimento de

Aplicação da Cartografia Agronegócios Petróleo e gás Energia elétrica Telecomunicações Monitoramento e abastecimento de água Saneamento Mineração Transporte

DIFERENC A ENTRE MAPA, CARTA E PLANTA: MAPA Representac a o dos aspetos geogra

DIFERENC A ENTRE MAPA, CARTA E PLANTA: MAPA Representac a o dos aspetos geogra ficos-naturais ou artificiais da Terra destinada a fins culturais, ilustrativos ou cienti ficos. Segundo o Diciona rio Cartogra fico (Oliveira, 1980, pag 233) Mapa é Representac a o gra fica, em geral uma superfi cie plana e numa determinada escala, com a representac a o de acidentes fi sicos e culturais da superfi cie da Terra, ou de um planeta ou sate lite. As posic o es dos acidentes devem ser precisas, de acordo, geralmente, com um sistema de coordenadas. Serve igualmente para denominar parte ou toda a superfi cie da esfera celeste. O mapa, portanto, pode ou na o ter cara ter cienti fico especializado e e frequentemente, construi do em escala pequena, cobrindo um territo rio mais ou menos extenso.

3. 2 CARTA Carta é a representac a o precisa da Terra, permitindo a

3. 2 CARTA Carta é a representac a o precisa da Terra, permitindo a medic a o de dista ncias, direc o es e a localizac a o de pontos. Definic a o do Diciona rio Cartogra fico: (Oliveira, 1980, pag 57): Geralmente em escala me dia ou grande; De 1: 1. 000 ou maior. Carta. Representac a o dos aspetos naturais e artificiais da Terra, destinada a fins pra ticos da atividade humana, principalmente a avaliac a o precisa das dista ncias, direc o es e a localizac a o geogra fica de pontos, a reas e detalhes; representac a o plana, geralmente em me dia ou grande escala, de uma superfi cie da Terra, subdividida em folhas, de forma sistema tica, obedecendo um plano nacional ou internacional. A definic a o de carta como “mapa de alta precisa o”

PLANTA Definic a o do Diciona rio Cartogra fico: (Oliveira, 1993, pa g. 426)

PLANTA Definic a o do Diciona rio Cartogra fico: (Oliveira, 1993, pa g. 426) Representac a o Cartogra fica, geralmente escala grande, destinada a fornecer informac o es muito detalhadas, visando, por exemplo, ao cadastro urbano, a certos fins econo micosociais, militares etc. A Planta e uma carta regular representando uma superfi cie de extensa o suficientemente restrita para que sua curvatura possa ser desprezada e que, por isso, a escala possa ser considerada como constante. Escalas 1: 10. 000 ou maiores.

 Proxima aula MAPAS E SUAS ORIGENS ESCALAS TRABALHO 1: IMPORTANCIA DA CARTOGRAFIA EM

Proxima aula MAPAS E SUAS ORIGENS ESCALAS TRABALHO 1: IMPORTANCIA DA CARTOGRAFIA EM PLANEAMENTO REGIONAL E URBANO…

SISTEMA DE COORDENADAS É o meio na qual serve de referencia para a determinação

SISTEMA DE COORDENADAS É o meio na qual serve de referencia para a determinação das posic o es no espac o atrave s de medidas de comprimentos e de a ngulos, tomadas a partir de origens determinadas.

1. COORDENADAS GEOGRÁFICAS O Conjunto de linhas imaginárias traçadas sobre o globo terreste, atrávez

1. COORDENADAS GEOGRÁFICAS O Conjunto de linhas imaginárias traçadas sobre o globo terreste, atrávez de meridianos e paralelos para determinar a localização dos pontos.

PARALELOS MERIDIANOS

PARALELOS MERIDIANOS

LATITUDE E LONGITUDE Latitude: Distáncia medida em graus entre o plano do Equador ate

LATITUDE E LONGITUDE Latitude: Distáncia medida em graus entre o plano do Equador ate a superficie de referencia, varia de 0 a 90), Norte ou Sul. - Longitude: Distancia medida em graus entre o plano do meridiano desse lugar e um meridiano de refere ncia (desde 1884, o semimeridiano de Greenwich); varia entre 0 a 180, E ou W.

2. COORDENADAS PLANAS O sistema de coordenadas e baseado na superfi cie plana, (posic

2. COORDENADAS PLANAS O sistema de coordenadas e baseado na superfi cie plana, (posic o es do mundo real) onde sa o medidas usando coordenadas x e y a partir de um ponto de origem. A conversa o de coordenadas esfe ricas para coordenadas planas causa a distorc a o de uma ou mais propriedades espaciais. .

Que Deus vós abençoe….

Que Deus vós abençoe….