Imperialismo ou Neocolonialismo Prof merson Vecchietti Colonialismo Neocolonialismo

  • Slides: 11
Download presentation
Imperialismo ou Neocolonialismo Prof. Émerson Vecchietti

Imperialismo ou Neocolonialismo Prof. Émerson Vecchietti

Colonialismo Neocolonialismo Ou Imperialismo Século XV - XVIII XIX Locais América África e Ásia

Colonialismo Neocolonialismo Ou Imperialismo Século XV - XVIII XIX Locais América África e Ásia Objetivo Busca de metais preciosos (ouro e prata) e de produtos tropicais inexistentes na Europa. Busca de matéria prima e mercado consumidor. Ideologia Cristianizar os Levar o progresso, tirar o povo da barbárie, levar o nativos da América conhecimento. Processos de independência Após Período Napoleônico Após Segunda Guerra Mundial

Se no final do século XVIII, a Inglaterra liderava a Revolução Industrial, na segunda

Se no final do século XVIII, a Inglaterra liderava a Revolução Industrial, na segunda metade do século XIX, outras potências impunham-lhe concorrência, entre as quais destacavam-se os Estados Unidos, a Alemanha e a frança. A concorrência promoveu a busca de mercado consumidor e a disputa de centros fornecedores de matéria-prima. Holdings: empresa possuidora de capital, com a qual controlavam outras empresas. Truste: fusão de várias empresas, apesar de elas ainda manterem sua autonomia. Cartéis: acordo entre empresas do mesmo ramo, visando a controlar os preços ou as cotas de produção.

O imperialismo apoiava-se segundo seus defensores, numa tríplice base. Politicamente: o país que possuísse

O imperialismo apoiava-se segundo seus defensores, numa tríplice base. Politicamente: o país que possuísse muitas colônias ampliaria sua hegemonia perante seus adversários. Economicamente: o domínio sobre os territórios coloniais era uma “válvula de escape” para as indústrias, já que os territórios dominados eram convertidos em novos mercados consumidores e fornecedores de matéria-prima. Ideologicamente: (humanitário) na visão racista dos dominadores, era um dever das “raças” e “culturas superiores” civilizar os povos incultos das colônias. A “corrida imperialista” realizada pelos países europeus em direção à África teve início com a invasão francesa aos territórios da Argélia, da Tunísia e do Marrocos. As riquezas naturais, como ouro, cobre e diamante, e a grande extensão de terras para o cultivo atraíram a cobiça das grandes potências industriais da Europa. Sendo assim, os países ricos realizaram uma verdadeira corrida ao continente africano, ocupando quase todo esse vasto território, e disputaram entre si muitas colônias.

Guerra dos Bôeres. Um dos conflitos decorrentes das estratégias imperialistas ocorreu no Sul do

Guerra dos Bôeres. Um dos conflitos decorrentes das estratégias imperialistas ocorreu no Sul do continente africano, na região habitada pelos holandeses, conhecidos como bôeres. Após a determinação do Congresso de Viena (1815) de que a região seria concedida aos ingleses, os bôeres iniciaram uma migração para o Norte, fundando dois novos estados independentes.

A exploração inglesa na Índia. Com relação às ações imperialistas no continente asiático, devemos

A exploração inglesa na Índia. Com relação às ações imperialistas no continente asiático, devemos destacar a dominação inglesa na Índia. Desde o século XVII, a Inglaterra já atuava na Índia por meio da Companhia das Índias Orientais, empresa britânica que controlava o comércio de produtos indianos, como o algodão, o chá e o ópio. Guerra dos Cipaios: Era a denominação dos soldados indianos que, alistados no exército inglês, serviam militarmente aos ingleses. A revolta desses indianos tinham duas fortes motivações: se a graxa utilizada nos cartuchos fosse de porco, feria a crença dos soldados que eram muçulmanos (seguidores da religião islâmica), pois eles consideravam o porco um animal impuro. Se fosse de vaca, outro grupo se sentiria ofendido: os hinduístas (seguidores da religião hindu), que consideravam a vaca um animal sagrado

Reação anti-imperialista na China. Diferentemente da Índia, que foi explorada quase que exclusivamente pela

Reação anti-imperialista na China. Diferentemente da Índia, que foi explorada quase que exclusivamente pela Inglaterra, na China, houve uma verdadeira invasão estrangeira e a partilha de territórios ocorreu entre algumas potências do século XIX, como Estados Unidos, Japão, Rússia, Alemanha, França e Inglaterra. Guerra dos Boxeres. Ela teve início em um período de crise e se caracterizou como a organização da resistência e da luta contra os estrangeiros instalados na região. Hong Kong.

O caso Japonês. Mas a desenfreada exploração que se deu por estas bandas foi

O caso Japonês. Mas a desenfreada exploração que se deu por estas bandas foi a partir da Rússia que construiu uma estrada de ferro ligando a Rússia européia até suas margens do Pacífico Oriental, com o objetivo de influenciar e dominar a Mongólia e a China. Já a entrada do Japão no grupo dos países imperialistas foi por pressão dos Estados Unidos e do Reino Unido de tempos. Sob muita pressão dos estadunidenses, o Japão governado formalmente por um monarca, mas quem tinha plenos poderes era o comandante das Forças Militares Japonesas, o Xogun, decidiu abrir alguns portos para os países ocidentais. Isso causou uma revolta por vários motivos na ilha, conhecido como Restauração Meiji, onde restaurava plenamente os poderes do imperador, que fez o Japão dar um salto no desenvolvimento industrial e econômico do país. Isso fez com que a concorrência entre Reino Unido, França, Rússia e os Estados Unidos ficasse mais acirrada e incluísse o Japão na disputa imperialista. Para tanto, o exército japonês invadiu a China e obteve sucesso em suas missões, anexando ao seu território a região correspondente à Manchúria, as atuais Coreias e a ilha de Formosa.