Primeira Guerra Mundial Prof merson A Vecchietti Primeira

  • Slides: 10
Download presentation
Primeira Guerra Mundial Prof. Émerson A. Vecchietti

Primeira Guerra Mundial Prof. Émerson A. Vecchietti

Primeira Guerra Mundial 1914 -1918 (início da hegemonia dos EUA) Até as primeiras décadas

Primeira Guerra Mundial 1914 -1918 (início da hegemonia dos EUA) Até as primeiras décadas do século XIX, a Inglaterra desfrutava de uma situação privilegiada, pois detinha o desenvolvimento industrial e ocupava uma posição hegemônica. No decorrer do século XIX, essa posição foi sendo ameaçada por outras potências – França e Alemanha – que, investindo capitais na indústria, tornaram-se fortes concorrentes no mercado mundial. O clima de rivalidade e de disputas da hegemonia fragilizou o equilíbrio europeu.

A Alemanha (1870) e Itália (1848), até as ultimas décadas do século XIX, ainda

A Alemanha (1870) e Itália (1848), até as ultimas décadas do século XIX, ainda estavam fragmentadas em vários Estados. O processo de unificação destes países foi tardio em relação ao da França e da Inglaterra, o que retardou o ingresso na corrida imperialista e no controle de regiões coloniais. Por isso, italianos e alemães lançaram-se na corrida armamentista e na disputa de territórios que lhes garantissem uma condição compatível com as outras duas potências que já dominavam boas partes da África e mantinham interferência na Ásia. A França havia perdido, na Guerra Franco-Prussiana (1870), os ricos territórios da Alsásia e Lorena, importantíssimos para sua expansão industrial. Logo, recuperá-los do domínio alemão era uma questão de honra e, sobretudo, de interesses econômicos para o Estado francês.

Os movimentos nacionalistas, atuantes na Europa no início do século XX, afirmavam que povos

Os movimentos nacionalistas, atuantes na Europa no início do século XX, afirmavam que povos considerados das mesmas raízes culturais deveriam ser agrupados, unificados, sob um mesmo Estado. Esse despertar nacionalista pode ser aplicado a retaliação francesa, assim como estender-se à Alemanha, com o pan-germanismo (pregava a anexação de territórios habitados por povos de origem germânica, tais como: holandeses, austríacos, dinamarqueses e outros) à Rússia com o pan-eslavismo (pregava a união de todos os povos eslavos, como os poloneses, eslovacos, sérvios, croatas, entre outros) e a Itália por causa das províncias do Norte que permaneciam sob o domínio austríaco. É importante resaltar que esses movimentos nacionalistas foram, na realidade uma “fachada” para encobrir os interesses expansionistas, principalmente na Alemanha e na Rússia, na região dos Bálcãs.

Alemanha Rússia Pan-germanismo Pan-eslavismo Europa Ocidental Leste Europeu Capitalismo Socialismo

Alemanha Rússia Pan-germanismo Pan-eslavismo Europa Ocidental Leste Europeu Capitalismo Socialismo

A animosidade entre as potências acarretou a formação de pactos políticos-militares: Tríplice Entente (Inglaterra,

A animosidade entre as potências acarretou a formação de pactos políticos-militares: Tríplice Entente (Inglaterra, França e Rússia até 1917/ EUA após 1917) X Tríplice Aliança (Alemanha, Império Austro-Húngaro e Itália até 1915). Com essa política de alianças, surgiu uma fase denominada de Paz Armada, caracterizada por um aumento considerável de armamentos e uma intensa militarização da Europa, que estava se preparando para o conflito direto entre as potências imperialistas.

Deflagração do Conflito Em 1914, foi “aceso o rastilho de pólvora”. O episódio que

Deflagração do Conflito Em 1914, foi “aceso o rastilho de pólvora”. O episódio que deu início ao conflito direto entre as potências foi um incidente em Sarajevo, no qual ocorreu o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austro-húngaro. Com isto a Àustria-Hungria declarou guerra à Sérvia. Esta, por sua vez, teve apoio da Rússia que baseada na ideologia do pan-eslavismo, declarou guerra ao Império Austríaco. Logo o conflito generalizou-se: Tríplice Aliança X Tríplice Entente.

Fases da Guerra A primeira fase foi denominada Guerra de Movimento (1914) devido ao

Fases da Guerra A primeira fase foi denominada Guerra de Movimento (1914) devido ao deslocamento dos exércitos. Quando a guerra passou por um período de equilíbrio de forças passou a ser chamado de Guerra de Trincheiras (1915 -1916). Em 1915, a Itália, ligada à Tríplice Aliança passou a apoiar a Tríplice Entente. A partir de 1917, o conflito sofreu uma mudança radical com a saída da Rússia e a entrada dos Estados Unidos. No dia 28 de junho de 1919, na Sala de Espelhos de Palácio de Versalhes, o governo alemão assinou o tratado de paz.

Mundo Entre Guerras. Características dos governos totalitários: - Nacionalismo extremado; - Anticomunismo; - Antiliberalismo;

Mundo Entre Guerras. Características dos governos totalitários: - Nacionalismo extremado; - Anticomunismo; - Antiliberalismo; - Exaltação do líder; - Defesa da propriedade privada e dos valores religiosos; - Exaltação a guerra e ao expansionismo; -Arianismo na Alemanha. Governos Totalitários: Nazismo, Fascismo, Franquismo, Salazarismo, Stalinismo e Varguismo.