Grcia Hlade Prof merson A Vecchietti O perodo

  • Slides: 16
Download presentation
Grécia (Hélade) Prof. Émerson A. Vecchietti

Grécia (Hélade) Prof. Émerson A. Vecchietti

O período Pré-homérico A civilização grega se concentrou no sul da Península Balcânica, nas

O período Pré-homérico A civilização grega se concentrou no sul da Península Balcânica, nas ilha do Mar Egeu, e no litoral da Ásia menor, estava organizada politicamente em cidades-estados autônomas. A partir do século VIII a. c. , aconteceu uma expansão comercial e marítima entre os gregos, que estabeleceram colônias em diversos pontos do Mar Mediterrâneo, especialmente no sul da atual Itália (Magma Grécia). Por ser formada por inúmeras ilhas e dispondo de poucas áreas cultiváveis seus habitantes se dedicavam as atividades marítimas. Economia: comércio marítimo.

A origem da civilização grega esta intimamente ligada a ilha de Creta. No século

A origem da civilização grega esta intimamente ligada a ilha de Creta. No século XV a. c. , uma onda invasora formada pelos Aqueus, foi responsável pela queda de Creta e pelo surgimento da Civilização Micênica. No século XII a. c. , os Dórios impuseram um violento domínio sobre toda a região da atual Grécia, causando o deslocamento de grupos humanos da Grécia continental (jônios, eólios) para as ilhas do Mar Egeu e litoral da Ásia Menor, o que ficou conhecido como Primeira Diáspora Grega. Mito do Minotauro. Rei Minos. Teseu Ariadne Atenas x Creta (domínio sobre o Egeu)

Período Homérico (900 - 700 a. c. ) Dessa época, entre os séculos XII

Período Homérico (900 - 700 a. c. ) Dessa época, entre os séculos XII e VII a. c. , restam poucas informações concentradas nas obras Ilíada (uma descrição da guerra de Tróia) e Odisséia (narração das aventuras de Ulisses, herói grego), ambas atribuídas a Homero, a importância dessa obras fez com que esse período fosse conhecido com Homérico. E o anterior marcado pelas civilizações cretense e micênica, como período Pré-homérico.

Foi caracterizado pela comunidade gentílica baseada na existência de pequenas sociedades agrícolas autossuficientes os

Foi caracterizado pela comunidade gentílica baseada na existência de pequenas sociedades agrícolas autossuficientes os genos que estavam sobre o controle de um chefe comunitário, chamado de pater (Patriarca), o mesmo exercia funções religiosas, administrativas e judiciárias. Com o crescimento demográfico os genos, foram gradualmente entrando em decadência, pois o pobre solo grego não fornecia alimento suficiente ao aumento populacional, surgiu então conflitos entre os diversos genos, o que fez com que os mesmos se juntassem com outros da mesma área geográfica formando a fatria (Fraternidade). A união de diversas fatrias, originou as tribos que acabaram formando uma estrutura ainda mais ampla, o demos, (povo ou povoado), cujo chefe era o Basileu, uma autentico Rei, que governava a sua polis (cidade -estado).

Período Arcaico (700 -500 a. c. ) Os grandes proprietários de terras tornaram-se o

Período Arcaico (700 -500 a. c. ) Os grandes proprietários de terras tornaram-se o grupo dominante nas polis organizando um regime oligárquico. Assim o período arcaico se caracterizou pelo desenvolvimento das cidadesestados, pela migração e pela fundação de novas colônias. Segunda Diáspora Grega. Polis (cidade-estado) possuía: Ágora: Praça central Acrópole: Parte mais alta da polis, onde localizava-se o palácio e os templos.

As Cidades-Estados Atenas: Era uma cidade de navegadores, agricultores, filósofos, poetas e artistas. Em

As Cidades-Estados Atenas: Era uma cidade de navegadores, agricultores, filósofos, poetas e artistas. Em Atenas, o sistema político era a democracia, na qual os cidadãos podiam votar e participar da administração da cidade e da vida política. Esparta: localizava-se no interior do Peloponeso, organizava-se como uma fortaleza militar sitiada em território inimigo. . Ali todo cidadão do sexo masculino tinha de passar grande parte de sua vida no exército. O sistema de governo de Esparta era a oligarquia. Quem eram os cidadãos atenienses? nascidos em Atenas e filhos de pai e mãe ateniense, portanto, estavam excluídos os estrangeiros (metecos), os escravos e as mulheres, que representavam a grande maioria da população.

Atenas Democracia Esparta Diarquia Eupátridas Espartanos nobres Demiurgos Periecos comerciantes e artesãos Thetas Hilotas

Atenas Democracia Esparta Diarquia Eupátridas Espartanos nobres Demiurgos Periecos comerciantes e artesãos Thetas Hilotas servos estrangeiros Metecos Ostracismo Gerúsia Conselho de anciãos (Senado) Apella Assembleia Éforos Magistrados Todo aquele que fosse considerado inimigo da democracia ateniense, poderia ser exilado por um período de 10 anos.

O Período Clássico: o esplendor de Atenas Nesse período algumas cidades gregas se uniram

O Período Clássico: o esplendor de Atenas Nesse período algumas cidades gregas se uniram para enfrentar um perigo externo, os Persa. Os conflitos entre gregos e persas ficaram conhecidos como Guerras Médicas. O rei persa Dario foi o primeiro a atacar, mas seu exército foi derrotado pelos atenienses em 490 a. c. na batalha de Maratona. Seu sucessor, Xerxes, que foi também derrotado, na batalha naval de Salamina (480 a. c. ). Nesse período Atenas comandou a formação de uma liga de cidades que foi chamada de Liga de Delos. O objetivo era manter uma força naval permanente, capaz de evitar novos ataques inimigos. Em 431 a. c. , Atenas e Esparta entraram em guerra, esse conflito ficou conhecido como Guerra do Peloponeso. No final, Esparta saiu vitoriosa.

Período Helenístico: o império de Alexandre “O Grande” Em 338 a. c. , aproveitando-se

Período Helenístico: o império de Alexandre “O Grande” Em 338 a. c. , aproveitando-se do enfraquecimento das cidades gregas, Felipe II, da Macedônia dominou a Grécia, sendo assassinado em 336 a. c. Alexandre Magno, conduziu um poderoso exército de 40 mil homens para a guerra contra a Pérsia, que acabaram vencidos em 334 a. c. . Em seguida Alexandre foi acolhido no Egito como um libertador, pois, nessa época, o Egito estava sob o domínio dos Persas. Lá ele fundou a cidade de Alexandria. Suas conquistas levaram à formação de um vasto império, que compreendia desde a Grécia até a planície do rio Indu, na Índia, aglutinando diversos povos e culturas. Da fusão da cultura grega com a dos povos dominados, surgiu a cultura helenística. Após a morte de Alexandre em 323 a. c. , seu grande império foi dividido entre seus generais.

A escravidão Os escravos desempenhavam um papel fundamental na economia grega, trabalhando na agricultura,

A escravidão Os escravos desempenhavam um papel fundamental na economia grega, trabalhando na agricultura, na extração mineral, nas oficinas e em outros tipos de atividade. Porém, o trabalho manual era encarado com desprezo pelos cidadãos, que o viam como um fator de diminuição dos talentos intelectuais. Na Grécia Antiga, podiam ser escravos por nascimento, por condenação devido a crime ou dívida ou prisioneiros de guerra.

Os Deuses do Olimpo Os gregos eram politeístas, adoravam vários deuses e deusas que

Os Deuses do Olimpo Os gregos eram politeístas, adoravam vários deuses e deusas que apresentavam características humanas, tanto na forma física como no comportamento e sentimentos, pois sentiam ira, ciúmes e as mais diversas emoções. A única coisa que os diferenciava dos seres humanos era a imortalidade. Os jogos Olímpicos ou Olimpíadas Jogos mais famosos entre os gregos eram realizados na cidade de Olímpia, de quatro em quatro anos em homenagem a Zeus. As provas consistiam em corridas a pé, a cavalo, ou em carros puxados por cavalos, luta livre, lançamento de discos, salto em altura, e concursos musicais e de poesia. Os vencedores recebiam como prêmio uma coroa de ramos de oliveira ou de loureiro e eram aclamados com heróis em toda a Grécia.

Arquitetura, escultura e pintura A arquitetura da Grécia Antiga destacou-se por três estilos principais:

Arquitetura, escultura e pintura A arquitetura da Grécia Antiga destacou-se por três estilos principais: o dórico, o Jônico e o coríntio (estilos de colunas gregas), Dessa época destaca-se o Parthenon. Na escultura, além da temática religiosa, os gregos se inspiraram em temas rurais, nos sentimentos humanos, em cenas desportivas, e em muitos aspectos da vida diária. Em muitos objetos de cerâmica, como pratos e vasos, eram feitas pinturas representando cenas mitológicas e costumes gregos.

O teatro Criado em homenagem ao deus Dionísio – deus do vinho e da

O teatro Criado em homenagem ao deus Dionísio – deus do vinho e da aventura), era composto, basicamente, por dois gêneros: a tragédia e a comédia. Nas apresentações, os atores, todos do sexo masculino, usavam máscaras para representar papéis de ambos os sexos.

A filosofia O maior legado grego para a sociedade moderna é o estudo que

A filosofia O maior legado grego para a sociedade moderna é o estudo que busca entender a existência humana e a realidade do mundo. Sócrates, Platão, Aristóteles, entre tantos outros filósofos gregos, continuam ainda hoje presentes no pensamento ocidental. Em suas obras, são analisados sistemas políticos e formas de governo. Procuravam explicações para os fenômenos da natureza com base na observação e no pensamento racional. Com isso se desenvolveu uma nova forma de produzir o conhecimento: a ciência.