Expanso Europeia Comrcio escala mundial O comrcio escala

  • Slides: 6
Download presentation
Expansão Europeia Comércio à escala mundial

Expansão Europeia Comércio à escala mundial

O comércio à escala mundial A expansão marítima dos Europeus levou à abertura de

O comércio à escala mundial A expansão marítima dos Europeus levou à abertura de novas rotas comerciais e ao desenvolvimento do comércio a uma escala mundial, portanto verificou-se uma mundialização da economia. Os produtos orientais chegavam à Europa pela rota do Cabo (cabo da Boa Esperança). Entre a Europa, a África e a América desenvolveram-se as rotas atlânticas: a rota dos escravos e a rota do comércio triangular. A rota de Manila (controlada pelos Espanhóis) que unia as Filipinas ao México, atravessando o oceano Pacífico.

Principais rotas comerciais dominadas pelos europeus no século XVI

Principais rotas comerciais dominadas pelos europeus no século XVI

O comércio à escala mundial

O comércio à escala mundial

Alterações nos hábitos quotidianos A circulação de produtos, mas sobretudo de pessoas pelos diferentes

Alterações nos hábitos quotidianos A circulação de produtos, mas sobretudo de pessoas pelos diferentes continentes alterou o quotidiano das populações por todo o Mundo: • • • novas formas de vestir; novos hábitos alimentares; novos medicamentos; diferentes formas de arte; diferentes crenças religiosas; novas espécies; novos modo de vida; evolução das ciências; novas formas de pensamento. Esta nova realidade fez sentir-se essencialmente nas famílias mais ricas e contribuiu para colocar em causas os conhecimentos livrescos anteriormente adquiridos, provocando uma mudança de mentalidade.

Lisboa, Sevilha e Antuérpia Portugal e Espanha passaram a ter o monopólio comercial dos

Lisboa, Sevilha e Antuérpia Portugal e Espanha passaram a ter o monopólio comercial dos produtos do Oriente e das Américas. Lisboa e Sevilha tornaram-se as capitais dos impérios português e espanhol mas, apesar da sua importância nas rotas comerciais, não dominavam a distribuição e venda de mercadorias coloniais na Europa. Esse papel coube a cidades como Antuérpia (Flandres) estrategicamente situada entre a Europa do Norte, Centro e Sul. Portugal e Espanha desempenharam um papel de transportador de riquezas (política de transporte) entre as suas colónias e a Europa. Este desenvolvimento comercial levou ao crescimento e fortalecimento da burguesia, sobretudo em Itália e no Norte da Europa, onde se desenvolveram grandes companhias comercias que financiavam o comércio colonial.