Eurico Gaspar Dutra Governo de Dutra candidatouse pelo

  • Slides: 9
Download presentation
Eurico Gaspar Dutra

Eurico Gaspar Dutra

Governo de Dutra candidatou-se pelo Partido Social Democrático (PSD), em coligação com o Partido

Governo de Dutra candidatou-se pelo Partido Social Democrático (PSD), em coligação com o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), e venceu as eleições de 2 de dezembro de 1945, com 3. 351. 507 votos, superando Eduardo Gomes da União Democrática Nacional e Iedo Fiúda do Partido Comunista do Brasil. Para vice-presidente, a escolha recaiu sobre o político catarinense Nereu Ramos, também do PSD, eleito pela Assembleia Nacional Constituinte de 1946. (Quando Dutra foi eleito presidente, ainda estava em vigência a constituição de 1937, que não previa a figura do vice-presidente. ) Dutra assumiu o governo em 31 de janeiro de 1946, juntamente com a abertura dos trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte, em clima da mais ampla liberdade. O pacto constitucional surgiu do entendimento dos grandes partidos do centro liberal, o PSD e a UDN, embora ali tivessem assento atuantes bancadas de esquerda, como as do Partido Comunista do Brasil (PCB) e PTB. Dutra não interferiu nas decisões, mesmo quando teve seu mandato reduzido de seis para cinco anos, pois fora eleito na vigência da Constituição de 1937 que previra mandato de 6 anos.

Plano de governo No plano econômico, o presidente Dutra adotou uma política mais liberal,

Plano de governo No plano econômico, o presidente Dutra adotou uma política mais liberal, de não intervenção do Estado na economia, medida que desagradou aos seus correligionários. Dutra distanciou-se um pouco de Getúlio Vargas, conseguindo, assim, o apoio da UDN. Seu objetivo era poder governar sem oposição e aprovar seus principais projetos para o Brasil. Foi o que ele conseguiu. Uma de suas primeiras medidas foi proibir os jogos de azar e acabar com cassinos.

Curiosidades Dutra empreendeu grandes obras, como a construção da Chesf (Companhia Hidrelétrica do São

Curiosidades Dutra empreendeu grandes obras, como a construção da Chesf (Companhia Hidrelétrica do São Francisco), criação de indústria petrolífera e a pavimentação da estrada que liga São Paulo ao Rio de Janeiro, uma das principais do país, que foi nomeada Rodovia Presidente Dutra, em sua homenagem.

Rompimento das relações com a União Soviética e alinhamento com os Estados Unidos da

Rompimento das relações com a União Soviética e alinhamento com os Estados Unidos da América; Fechamento do Partido Comunista Brasileiro e cassação dos mandatos dos parlamentares deste partido; Fechamento de sindicatos e prisão de sindicalistas que faziam oposição ao governo Criação da Escola Superior de Guerra voltada para a formação de oficiais militares; Criou o Plano SALTE (focado nas áreas de Saúde, Alimentação, Transportes e Energia). Com falta de recursos para investimentos, poucas ações do plano viraram realidade;

Após a Presidência Deixou a presidência em janeiro de 1951, mas continuou a participar

Após a Presidência Deixou a presidência em janeiro de 1951, mas continuou a participar da vida política brasileira. Fez um pronunciamento importante em 1964, contra o governo João Goulart que teve ampla repercussão entre os militares. Em 1964, logo após o golpe militar contra João Goulart, tentou voltar à presidência, mas já estava por demais afastado do grupo militar dominante, sendo preterido por Humberto de Alencar Castelo Branco.

Sua Morte Faleceu em 11 de junho de 1974, na Cidade do Rio de

Sua Morte Faleceu em 11 de junho de 1974, na Cidade do Rio de Janeiro (ex-Estado da Guanabara), com 91 anos, sendo o segundo mais longevo de todos os presidentes brasileiros, ficando atrás somente de Venceslau Brás. Foi sepultado no Cemitério de São João Batista no Rio de Janeiro.

Escola: E. M. E. F. Cinquentenário Discplina: História Série: 8ª Turma: 801 Professor: Jones

Escola: E. M. E. F. Cinquentenário Discplina: História Série: 8ª Turma: 801 Professor: Jones Conculatto Nomes: Tiago Lazzari, Gabriel Nunes, Leonardo Marchetti e Iuri Endre