ESTRUTURA DAS PALAVRAS RADICAL E AFIXOS DESINNCIA VOGAL

  • Slides: 10
Download presentation
ESTRUTURA DAS PALAVRAS: RADICAL E AFIXOS; DESINÊNCIA, VOGAL TEMÁTICA, CONSOANTE E VOGAL DE LIGAÇÃO

ESTRUTURA DAS PALAVRAS: RADICAL E AFIXOS; DESINÊNCIA, VOGAL TEMÁTICA, CONSOANTE E VOGAL DE LIGAÇÃO UNIDADE 6 – PROFESSORA VIVIAN VENTURA

MORFEMA: A MENOR UNIDADE COM SIGNIFICADO EM UMA PALAVRA Pense na palavra francês, por

MORFEMA: A MENOR UNIDADE COM SIGNIFICADO EM UMA PALAVRA Pense na palavra francês, por exemplo. O mesmo final -ês se encontra em muitas outras palavras – português, chinês, holandês, inglês, etc. –, todas elas têm o sentido de procedência, de origem. A primeira parte de francês, por sua vez, também aparece em outras palavras, como francesa, francesismo, afrancesado, francófono, etc. Na palavra francês, temos, então, dois elementos com significado: • franc = França • ês = terminação que tem o sentido de procedência, lugar de origem

OS MORFEMAS: RADICAL AFIXOS DESINÊNCIAS NOMINAIS E VERBAIS VOGAL TEMÁTICA Os mesmos morfemas podem

OS MORFEMAS: RADICAL AFIXOS DESINÊNCIAS NOMINAIS E VERBAIS VOGAL TEMÁTICA Os mesmos morfemas podem contribuir para formar muitas palavras. A palavra francesas, por exemplo, tem quatro morfemas: franc es a s.

As palavras francês, francesa, afrancesar, francófono são formadas por diferentes morfemas, porém um deles

As palavras francês, francesa, afrancesar, francófono são formadas por diferentes morfemas, porém um deles se repete em todas e é responsável pelo parentesco de sentido entre elas: RADICAL franc-. Esse tipo de morfema, que aproxima por semelhança palavras de mesma família, chama se radical.

Afixos: prefixos e sufixos Quando o afixo aparece antes do radical, chama se prefixo;

Afixos: prefixos e sufixos Quando o afixo aparece antes do radical, chama se prefixo; quando vem depois do radical, chama se sufixo. Alterando um sufixo, podemos mudar a classe gramatical de uma palavra. Veja um exemplo no quadro.

DESINÊNCIA NOMINAL Observe: romance/romances, delicado/delicados. Denominamos morfema a menor unidade de sentido em uma

DESINÊNCIA NOMINAL Observe: romance/romances, delicado/delicados. Denominamos morfema a menor unidade de sentido em uma palavra. Sendo assim, conclui se que o -s final é um morfema (ou desinência) que indica flexão de número (plural). Agora, veja: menino/menina, delicado/delicada. A presença de -o indica que a palavra é do gênero masculino, enquanto -a indica que ela é do gênero feminino. Trata se, então, de morfemas (ou desinências) que indicam gênero (masculino/feminino).

VOGAL TEMÁTICA Em caderno, chuva e poeta, o e a finais não indicam flexão

VOGAL TEMÁTICA Em caderno, chuva e poeta, o e a finais não indicam flexão no masculino ou no feminino. Logo, são vogais temáticas, isto é, vogais que se juntam ao radical (cadern , chuv , poet ), formando o tema. Além disso, a vogal -e pode fazer o papel de vogal temática. Exemplos: peixe, leite, etc. Observação: nomes terminados em vogal tônica (fé, guaraná, abacaxi) ou em consoante (capaz, vulgar, real) não apresentam vogal temática. VOGAL TEMÁTICA EM VERBOS Existem, ainda, vogais temáticas após o radical dos verbos. Elas são três e indicam a conjugação dos verbos: a (1 a conjugação): amar, nadar, confiar, etc. ; e (2 a conjugação): comer, beber, remoer, etc. ; i (3 a conjugação): subir, fugir, fluir, etc.

DESINÊNCIA VERBAL As desinências verbais marcam as flexões dos verbos. Elas se ligam ao

DESINÊNCIA VERBAL As desinências verbais marcam as flexões dos verbos. Elas se ligam ao radical por meio da vogal temática (a, e ou i). As desinências verbais que informam tempo e modo são chamadas de modo-temporais; as que indicam número e pessoa são denominadas número-pessoais.

CONSOANTE E VOGAL DE LIGAÇÃO As consoantes e as vogais de ligação são empregadas

CONSOANTE E VOGAL DE LIGAÇÃO As consoantes e as vogais de ligação são empregadas em algumas palavras, entre o radical e o sufixo, por razões de eufonia (som agradável ao ouvido) ou de articulação (facilitar a pronúncia), mas não tem significado, por isso não é um morfema. Exemplos: chaleira, cafezal, nudismo facilidade, parisiense