ERA VARGAS GOVERNO PROVISRIO Revoluo de 1930 A

  • Slides: 10
Download presentation
ERA VARGAS

ERA VARGAS

 • • GOVERNO PROVISÓRIO Revolução de 1930: Ø A Aliança Liberal, lançou a

• • GOVERNO PROVISÓRIO Revolução de 1930: Ø A Aliança Liberal, lançou a candidatura de Getúlio Vargas à presidência em 1929. Ø Oposição ao Partido Republicano Paulista (PRP) e Partido Republicano Mineiro (PRM). Ø Os aliancistas propunham reforma no sistema politico e desejavam “quebrar” com uma suposta hierarquia política criada pelos partidos PRP e PRM. Ø Washington Luís apoia o candidato Júlio Prestes.

Ø Na eleição de março de 1930, Júlio Prestes vence, mas não toma posse,

Ø Na eleição de março de 1930, Júlio Prestes vence, mas não toma posse, pois a Aliança Liberal alega que a eleição foi fraudulenta. Ø O Estado do Rio Grande do Sul planejaram uma revolta armada. Ø O estopim para a Revolução de 30 ocorre quando o candidato a vice presidência de Getúlio, João Pessoa é assassinado em Recife. Ø Com o apoio do exercito, Júlio Prestes foi deposto, pondo fim a Republica Velha.

GOVERNO PROVISÓRIO • De 1930 à 1934. Ø Como forma de retribuição ao exército,

GOVERNO PROVISÓRIO • De 1930 à 1934. Ø Como forma de retribuição ao exército, Getúlio nomeia alguns tenentes como interventores dos estados (espécie de governador), visando também acabar com o coronelismo. Ø A Constituição de 1934: v Maiores poderes ao poder executivo. v Voto secreto e voto para mulheres (justiça eleitoral). v Criou as bases para a legislação trabalhista. Ø Criação da estrutura sindical. Ø Insatisfação dos setores oligárquicos, principalmente paulista.

GOVERNO CONSTITUCIONAL • De 1934 à 1937. Ø Ação Integralista Brasileira (AIB) Fascista x

GOVERNO CONSTITUCIONAL • De 1934 à 1937. Ø Ação Integralista Brasileira (AIB) Fascista x Aliança Nacional Libertadora (ANL) Comunista. Ø A ANL promoveu uma tentativa de golpe contra o governo de Getúlio Vargas. Em 1935, alguns comunistas fomentaram revoltas dentro de instituições militares. Ø A chamada Intentona Comunista foi facilmente controlada pelo governo. Ø Vargas se utilizou desse episódio para declarar estado de sítio , anulando a eleição presidencial de 1937, anulou a constituição de 1934 e dissolveu o poder legislativo. Passando a governar com amplos poderes.

ESTADO NOVO Ø 1937 à 1945. Ø Primeiro período de ditadura na história do

ESTADO NOVO Ø 1937 à 1945. Ø Primeiro período de ditadura na história do Brasil: v Perseguição ao comunismo. v Censura aos meios de comunicação. v Adotou medidas econômicas nacionalizantes. Ø Participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial. Ø Com a derrota do eixo fascista a oposição de Vargas ganhava cada vez mais força e o pressionava cada vez mais. Ø Então foram convocadas eleições em 1945 onde o seu candidato Eurico Gaspar Dutra vence, derrotando Eduardo Brigadeiro Gomes.

PAUSA PARA O GOVERNO DUTRA. . .

PAUSA PARA O GOVERNO DUTRA. . .

O RETORNO DE GETÚLIO Ø O governo democrático de 1951 à 1954. Ø Foi

O RETORNO DE GETÚLIO Ø O governo democrático de 1951 à 1954. Ø Foi eleito pelo partido PTB (Partido Trabalhista Brasileiro). Ø A UDN (União Democrática Nacional) era a maior oposição. Ø Liberalistas X Nacionalistas. Ø Criação de duas principais estatais:

Ø João Goulart assume o Ministério do Trabalho e para controlar as greves aumentou

Ø João Goulart assume o Ministério do Trabalho e para controlar as greves aumentou o salário mínimo em 100% (reflexo da greve dos 300 mil). Ø Carlos Lacerda, jornalista e membro da UDN, foi um grande opositor do governo Vargas, onde escrevia em seu jornal várias críticas ao governo. E na época da candidatura, fez a seguinte declaração: “Não pode ser candidato. Se for não pode ser eleito. Se eleito, não pode tomar posse”. Ø Em agosto de 1954 Lacerda sofre um atentado de golpe promovido por Gregório Fortunato, o guarda pessoal do presidente. Ø Sob pressões políticas e até uma ameaça de ditadura militar no Brasil, em 24 de agosto de 1954, Vargas se suicida, gerando uma grande comoção nacional, que com isso adiou mais uma vez o golpe de estado.