A REVOLUO INDUSTRIAL O termo Revoluo Industrial referese

  • Slides: 7
Download presentation
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL O termo Revolução Industrial refere-se às mudanças ocorridas a partir da

A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL O termo Revolução Industrial refere-se às mudanças ocorridas a partir da metade do século XVIII na Europa, de uma economia agrária e manual para outra dominada pela produção mecanizada em fábricas nas áreas urbanas.

A primeira Revolução Industrial Características l Separação entre capital e trabalho; l A produção

A primeira Revolução Industrial Características l Separação entre capital e trabalho; l A produção artesanal familiar perde espaço para as fábricas; l A produção se destina em grande parte para a exportação; l As fábricas ocupam os espaços urbanos, onde a mão-de-obra é mais abundante. Obs: a primeira Revolução Industrial atingiu a princípio a Inglaterra.

O pioneirismo inglês Fatores l Acumulação primitiva de capital; l Maior participação política da

O pioneirismo inglês Fatores l Acumulação primitiva de capital; l Maior participação política da burguesia no Parlamento; l Excedente de mão-de-obra; l Matéria-prima abundante; l Mercado consumido em expansão.

Os avanços tecnológicos l. A máquina de fiar – James Hargreaves (1767); l O

Os avanços tecnológicos l. A máquina de fiar – James Hargreaves (1767); l O tear hidráulico – Richard Akwright (1768); l O tear mecânico – Edmund Cartwright (1785); l A máquina a vapor – Thomas Newcomen (1712) e aperfeiçoada por James Watt em 1765. l A locomotiva e o barco a vapor. Obs: nessa fase o carvão e o ferro constituíram importantes matérias-primas.

A segunda Revolução Industrial características l Marcada a partir de 1860, pela propagação em

A segunda Revolução Industrial características l Marcada a partir de 1860, pela propagação em outros países da Europa, chegando atingir também outros continentes. l Descoberta da eletricidade; l Transformação do ferro em aço; l O avanço dos meios de transportes; l Desenvolvimento dos meios de comunicação: telégrafo e telefone.

Os avanços tecnológicos l. O processo Bessemer: transformação do ferro em aço, revolucionando as

Os avanços tecnológicos l. O processo Bessemer: transformação do ferro em aço, revolucionando as indústrias metalúrgicas; l O dínamo: possibilitou a substituição do vapor pela eletricidade como força motriz das máquinas; l O motor a combustão: aperfeiçoado por Karl Benz e Rudolf Diesel, introduziu o uso do petróleo.

Conseqüências da Revolução Industrial l Formação de duas novas classes sociais completamente antagônicas: o

Conseqüências da Revolução Industrial l Formação de duas novas classes sociais completamente antagônicas: o proletariado e a burguesia industrial; l Exploração do operário; l Longas jornadas de trabalho; l Exploração da mão-de-obra infantil e feminina; l Surgimento dos primeiros movimentos operários.