A SEGUNDA REVOLUO INDUSTRIAL Revoluo CientficoTecnolgica REVOLUO INDUSTRIAL

  • Slides: 10
Download presentation
A SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Revolução Científico-Tecnológica

A SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Revolução Científico-Tecnológica

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Revolução ou Evolução? Conceito: Processo de transformação das manufaturas em maquinofaturas iniciado

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Revolução ou Evolução? Conceito: Processo de transformação das manufaturas em maquinofaturas iniciado na Inglaterra (século XVIII), consolidando o capitalismo e o poder da burguesia. Esse processo não aconteceu ao mesmo tempo. . . e nem da mesma forma em todos os lugares.

Segunda Revolução Industrial § Século XIX – pós 1850. § Expansão: Europa, EUA e

Segunda Revolução Industrial § Século XIX – pós 1850. § Expansão: Europa, EUA e Japão. § Estreita relação entre ciência e técnica. § Aço; Eletricidade; Petróleo. § Novas formas de indústrias e empresas. § Capitalismo financeiro-monopolista. § Imperialismo ou Neocolonialismo (Ásia e África).

A ciência e a Segunda Revolução Industrial Pesquisa científica Grandes Investimentos $$$ Acúmulo de

A ciência e a Segunda Revolução Industrial Pesquisa científica Grandes Investimentos $$$ Acúmulo de capitais Progresso técnico Aumento da produção

Inventos de destaque 1. Conversor Bessemer, que atuou no processo de fabricação do Aço

Inventos de destaque 1. Conversor Bessemer, que atuou no processo de fabricação do Aço • Indústria de armas, construção civil, construção naval etc. 2. Dínamo, máquina que produz eletricidade. • Indústrias variadas, transportes e residências. 3. Motor de combustão interna. E, a partir de 1870, como aproveitar o petróleo e seus derivados (gasolina, diesel etc. ) nesses motores. • Automóveis, locomotivas, navios.

OUTROS INVENTOS Novos meios de comunicação: o telefone e o telégrafo. Novos meios de

OUTROS INVENTOS Novos meios de comunicação: o telefone e o telégrafo. Novos meios de transporte: a produção e a modernização do automóvel, do bonde elétrico, da bicicleta, do avião, do trem, etc.

A vida nas grandes cidades Muitas famílias da burguesia, foram morar em amplas casas

A vida nas grandes cidades Muitas famílias da burguesia, foram morar em amplas casas cercadas por bosques e jardins, longe do centro das cidades ü üTinham acesso aos serviços de esgoto, de água encanada e de eletricidade. üPrincipais consumidoras dos novos produtos industrializados de luxo, como os utensílios domésticos, os automóveis e as máquinas fotográficas. üTinham bastante tempo para o lazer. Tais como: esportes, teatro, ópera, passeios no campo, bailes e saraus.

Os bairros operários Nos bairros operários, que geralmente ficavam próximos às indústrias, não havia

Os bairros operários Nos bairros operários, que geralmente ficavam próximos às indústrias, não havia rede de esgoto nem abastecimento de água e gás. Além disso, a poluição causada pelas fábricas provocava sérios problemas de saúde nos moradores desses bairros.

Fases do Capitalismo Primeira Revolução Industrial Segunda Revolução Industrial Capitalismo Industrial Ø(fase liberal ou

Fases do Capitalismo Primeira Revolução Industrial Segunda Revolução Industrial Capitalismo Industrial Ø(fase liberal ou concorrencial) Capitalismo Financeiro Ø(fase monopolista) o Segunda metade do século XVIII. o Inglaterra/ França/ Bélgica/ Holanda. o Livre concorrência entre empresas e países. o Predomínio da indústria sobre o comércio e as finanças. o Empresas pequenas e médias, geralmente sob direção familiar. o Final do século XIX. o Europa/ EUA/ Japão. o Monopólios: limitaram a livre concorrência, as pequenas e as médias empresas. o Controle dos bancos e instituições financeiras (empréstimos e ações) sobre a indústria e o comércio. o Formação de grandes empresas, devido a acumulação de capital, controlando o mercado.

A concentração de capital HOLDING TRUSTE CARTEL Empresas financeiras que controlam complexos industriais através

A concentração de capital HOLDING TRUSTE CARTEL Empresas financeiras que controlam complexos industriais através da posse de suas ações Empresas que absorvem seus concorrentes controlando a produção, preços e dominando o mercado. Empresas de um mesmo ramo que se associam para evitar a concorrência dividindo os mercados.