DOENAS E PRAGAS NA PRODUO AGRCOLA O clima

  • Slides: 34
Download presentation

DOENÇAS E PRAGAS NA PRODUÇÃO AGRÍCOLA • O clima tocantinense por ser tropical favorece

DOENÇAS E PRAGAS NA PRODUÇÃO AGRÍCOLA • O clima tocantinense por ser tropical favorece o aparecimento de doenças e pragas na produção agrícola. Esses agentes (brocas, pulgões, ácaros, carrapatos etc. ) não fazem distinção entre o grande latifundiário e o agricultor familiar.

Qual é o papel do produtor? • Aos produtores, cabe a tarefa de escolher

Qual é o papel do produtor? • Aos produtores, cabe a tarefa de escolher como combatê-los, procurando mecanismos que reduzem as agressões ao meio ambiente.

Qual é o papel da ciência? • É aqui que a ciência pode, e

Qual é o papel da ciência? • É aqui que a ciência pode, e deve dar às mãos ao saber popular e caminhar numa mesma direção.

FATORES QUE INFLUENCIAM O ARMAZENAMENTO ü Temperatura da massa de grãos ü Umidade dos

FATORES QUE INFLUENCIAM O ARMAZENAMENTO ü Temperatura da massa de grãos ü Umidade dos grãos ü Fungos ü Respiração dos grãos ü Maturidade pós-colheita ü Microorganismos ü Estrutura do armazém e suas interrelações (embalagens, impurezas, umidade relativa, temperatura)

Projeto: ALTERNATIVAS TECNOLÓGICAS NA CONSERVAÇÃO DE SEMENTES DE MILHO (Zea mays L. ) DURANTE

Projeto: ALTERNATIVAS TECNOLÓGICAS NA CONSERVAÇÃO DE SEMENTES DE MILHO (Zea mays L. ) DURANTE O ARMAZENAMENTO EM PALMAS, TOCANTINS Projeto aprovado pelo CNPq. Processo numero: 550402/2001 -2

MANIFESTAÇÃO DE INSETOS

MANIFESTAÇÃO DE INSETOS

INSETOS QUE ATACAM GRÃOS E SEMENTES DE MILHO ARMAZENADOS Traças Carunchos

INSETOS QUE ATACAM GRÃOS E SEMENTES DE MILHO ARMAZENADOS Traças Carunchos

PRODUTOS VEGETAIS UTILIZADOS NA CONSERVAÇÃO DE GRÃOS E SEMENTES

PRODUTOS VEGETAIS UTILIZADOS NA CONSERVAÇÃO DE GRÃOS E SEMENTES

Projeto: USO DE PRODUTOS VEGETAIS NA CONSERVAÇÃO DA QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE FEIJÃO

Projeto: USO DE PRODUTOS VEGETAIS NA CONSERVAÇÃO DA QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE FEIJÃO CAUPI (Vigna unguiculata) DURANTE O ARMAZENAMENTO, EM PALMAS, TOCANTINS Projeto aprovado pelo CNPq. Edital MCT/CNPq/MDA/SAF/MDS/SESAN Processo numero: 551863/2007 -2

Caruncho Callosobruchus maculatus

Caruncho Callosobruchus maculatus

PREPARAÇÕES DAS PLANTAS • • • Chá Infusão Cozimento Maceração Suco Tintura

PREPARAÇÕES DAS PLANTAS • • • Chá Infusão Cozimento Maceração Suco Tintura

RECEITAS DE PLANTAS NO CONTROLE DE PRAGAS

RECEITAS DE PLANTAS NO CONTROLE DE PRAGAS

CONSERVAÇÃO DE FEIJÃO (Phaseolus vulgaris), UTILIZANDO ÓLEO, GORDURA OU SEBO Modo de Preparo: üGuardar

CONSERVAÇÃO DE FEIJÃO (Phaseolus vulgaris), UTILIZANDO ÓLEO, GORDURA OU SEBO Modo de Preparo: üGuardar o feijão com óleo, gordura ou sebo (prática muito antiga e utilizada por pequenos agricultores); üDerreter a gordura ou o sebo; üDerramar, ainda quente, sobre o feijão, que deve estar limpo e seco; ü 1 kg de gordura é suficiente pra 5 sacos de feijão. üO feijão deve ser colocados em sacos de algodão, üFechados e guardados em locais secos; üO uso de óleo comestível é a partir de 1 copo de óleo para cada 100 Kg de feijão.

Alho (Allium sativum) Princípios Ativos: O alho fresco possui alina, um amino-ácido sulfurado que

Alho (Allium sativum) Princípios Ativos: O alho fresco possui alina, um amino-ácido sulfurado que se transforma em alicina, princípio ativo antisséptico, dentre outros. Receita - Conservação de grãos no período de 1 à 2 anos Ingredientes 1 garrafa do tipo PET (Politereftalato de etileno) higienizada Dentes de alho com casca Grãos a serem conservados (feijão, arroz, milho) Fita crepe Modo de preparo Coloca-se um dente de alho com casca no fundo da garrafa e outro a cada 4 dedos de grãos secos, a cada camada deve-se assentar bem os grãos, batendo tanto com o fundo da garrafa sobre um pano de prato e como com as mãos na lateral do recipiente.

Arruda (Ruta graveolens) Princípios ativos: Rica em óleos esssenciais, flavonóides (rutina), cumarinas e alcalóides.

Arruda (Ruta graveolens) Princípios ativos: Rica em óleos esssenciais, flavonóides (rutina), cumarinas e alcalóides. Receita - Arruda no combate de Pulgões Ferva as folhas durante 5 minutos. Deixe esfriar e pulverize as plantas.

 CACHAÇA Princípio ativo: o principal constituinte é o etanol, proveniente do processo de

CACHAÇA Princípio ativo: o principal constituinte é o etanol, proveniente do processo de fermentação da glicose. Receita – Uso da cachaça na conservação de grãos de feijão Ingredientes • ½ litro de cachaça • 60 Kg de feijão Modo de preparo • Coloque o feijão sobre um pano e umedeça com a cachaça, misturar bem e ensaque em seguida.

Capim cidreira (Cymbopogon citratus) Princípios ativos: óleos essenciais, terpenos, alcalóides, dentre outros. Receita -

Capim cidreira (Cymbopogon citratus) Princípios ativos: óleos essenciais, terpenos, alcalóides, dentre outros. Receita - Erva Cidreira com álcool contra carrapato em animais Ingredientes • Folhas e talos do capim limão • 100 ml de álcool • 1 litro de água • 2 colher de sal. Modo de Preparo Folhas e talos do capim limão, esmagar até obter um caldo esverdeado. Deixar descançar por 24 horas, acrescentar 1 litro de água + 2 colheres de sal, mexer e depois pulverizar sobre o carrapato. No dia seguinte os carrapatos começarão a secar e haverá queda dos mesmos. O efeito residual é longo.

Cinamomo (Melia azedarach L. ) Princípios ativos: saponinas e alcalóides neurotóxicos (azaridina). Receitas -

Cinamomo (Melia azedarach L. ) Princípios ativos: saponinas e alcalóides neurotóxicos (azaridina). Receitas - Folhas de cinamomo utilizadas na conservação de grãos e sementes Ingredientes 5 g de folhas de cinamomo secas e moídas 1 Kg de grãos Embalagem polietileno (embalagem plástica) ou Garrafa PET Modo de preparo Seque as folhas a sombra e moa em seguida. Misture o pó com os grãos e armazene em embalagem impermeável.

CINZA VEGETAL Princípios ativos: potássio. Receita – cinza vegetal para o combate a lagartas

CINZA VEGETAL Princípios ativos: potássio. Receita – cinza vegetal para o combate a lagartas e vaquinhas Ingredientes • 1 kg de cinza vegetal • 1 kg de cal • 100 litros de água • Modo de preparo • Repouse a cinza na água por 24 horas, coe em seguida. Misture a cal virgem hidratada e pulverize. • A adição de soro de leite (1 a 2%) na mistura de cinza com água pode favorecer o seu efeito no combate contra pragas e moléstias.

Cravo-da-índia (Caryophilus aromaticus) Princípios ativos: Suas flores contém 15 -20% de essência constituída na

Cravo-da-índia (Caryophilus aromaticus) Princípios ativos: Suas flores contém 15 -20% de essência constituída na maior parte de eugenol, pequenas quantidades de acetileugenol, cariofileno e metilamilcetona. Receita – Uso do cravo-da-índia no armazenamento do milho de canjica Ingredientes • Milho de canjica • 5 colheres de chá de cravo-da-índia • 1 garrafa PET Modo de preparo: Coloque 1 colher de chá de cravo no fundo da garrafa PET e a cada 4 dedos de milho de canjica, repita o processo, soque bem para acomodação dos grãos, até que não haja mais espaço. Feche bem a tampa e vede com fita crepe.

Cravo-de-defunto (Tagetes erecta) Receita - Combate a pulgões, ácaros e algumas lagartas Ingredientes •

Cravo-de-defunto (Tagetes erecta) Receita - Combate a pulgões, ácaros e algumas lagartas Ingredientes • 1 kg de folhas e talo de cravo-de-defunto • 10 litro de água. Modo de Preparo • Misturar 1 quilo de folhas e/ou talos de cravo-de-defunto em 10 litros de água. Levar ao fogo e deixar ferver durante meia hora ou então deixar de molho (picado) por dois dias. Coar o caldo obtido e pulverizar as plantas atacadas.

Eucalipto (Eucaliptus citriodora) Princípios ativos: Terpenos, canfeno, limoneno, mirtenol, borneol, pinocarveol, flavonóides, cetonas, aldeídos

Eucalipto (Eucaliptus citriodora) Princípios ativos: Terpenos, canfeno, limoneno, mirtenol, borneol, pinocarveol, flavonóides, cetonas, aldeídos e taninos. Receitas - Folhas de eucalipto utilizadas na conservação de grãos e sementes Ingredientes 5 g de folhas de eucalipto secas e moídas 1 Kg de grãos Embalagem polietileno (embalagem plástica) Modo de preparo : Secar as folhas a sombra. As folhas desidratadas devem ser moídos e seu pó pode ser usado na conservação de grãos armazenados. Os grãos armazenados para alimentação devem ser lavados antes de seu consumo.

 Falso açafrão (Curcuma longa L. ) Receita – falso açafrão utilizado na conservação

Falso açafrão (Curcuma longa L. ) Receita – falso açafrão utilizado na conservação de grãos e sementes Princípios ativos: Óleo essencial, pigmentos, um princípio amargo, ácidos orgânicos, resina e amido. Ingredientes 5 g de falso açafrão seco e moído 1 Kg de grãos Embalagem polietileno ou garrafa PET Modo de preparo : Seque as folhas a sombra, quando estiver bem seca, moa. Use o pó para conservar de grãos armazenados. Os grãos armazenados para alimentação devem ser lavados antes de seu consumo.

Fumo (Nictiana tabacum) Princípio ativo: Nicotina. Receita – Fumo no controle de pulgões controle

Fumo (Nictiana tabacum) Princípio ativo: Nicotina. Receita – Fumo no controle de pulgões controle de pul Ingredientes • 20 cm fumo de corda • Álcool líquido ou gel • 100 g sabão neutro • 10 litros de água Modo de preparo : Coloque um pouco do fumo de rolo picado em uma tigela e cubra com álcool. Quando o fumo tiver absorvido todo o álcool, coloque novamente um pouco de álcool diluído em água. Deixe por 48 horas. Filtre e guarde-o em uma garrafa em local escuro. Acrescente 10 litros de água e pulverize este extrato sobre as folhas.

Hortelã (Mentha spicata) Princípios ativos: óleo essencial (terpenos), aldeídos e taninos, resinas, flavonóides, ácidos,

Hortelã (Mentha spicata) Princípios ativos: óleo essencial (terpenos), aldeídos e taninos, resinas, flavonóides, ácidos, carotenos, vitaminas e outros Receita – Hortelã como repelente natural Ingredientes • 1 litro de água • 1 maço Hortelã Modo de Preparo Ferva água a erva, deixe esfriar e pulverize sobre as plantas. O chá de hortelã é muito útil para as plantas em geral, protegendo-as.

Louro (Laurus nobilis) Princípios ativos: Princípios amargos, taninos e um óleo essencial. Receita -

Louro (Laurus nobilis) Princípios ativos: Princípios amargos, taninos e um óleo essencial. Receita - conservação de Farinha Ingredientes • 1 garrafa PET (1 litro) • Farinha • Folhas de louro Modo de preparo Armazenar nas garrafas pet, colocar 4 dedos de farinha, 1 folha de louro, mais 4 dedos de farinha , até que não haja mais espaço. Socar a garrafa para a retirada do ar e fechar bem com fita crepe. Os produtos armazenados devem ficar em ambiente seco e arejados longe do concreto e não deve ser expostos a luz solar.

Nim (Azadirachta indica) Princípios ativos: azadiractina, meliantrol, salanina, além de vilasinina. O conjunto dessas

Nim (Azadirachta indica) Princípios ativos: azadiractina, meliantrol, salanina, além de vilasinina. O conjunto dessas substâncias e a ação específica de cada uma delas em separado produzem diferentes efeitos sobre os insetos, como repelência, esterilidade, desorientação na oviposição, efeito letal, regulador do crescimento, entre outros. Receitas - Neem utilizadas na conservação de grãos e sementes Ingredientes • 5 g de folhas de neem secas e moídas • 1 Kg de grãos Modo de preparo Secar as folhas a sombra. Misturar as folhas secas e moídas com os grãos e armazenar em embalagem impermeável.

Pimenta malagueta (Capsicum frutescens) Princípios ativos: constitui boa fonte de vitaminas, principalmente C e,

Pimenta malagueta (Capsicum frutescens) Princípios ativos: constitui boa fonte de vitaminas, principalmente C e, em tipos ingeridos secos, vitamina A. Apresenta ainda cálcio, ferro, caroteno, tiamina, niacina, riboflavina e fibras. Receitas – pimenta malagueta utilizada na conservação de grãos e sementes Ingredientes 5 g de pimentas malaguetas secas e moídas 1 Kg de grãos Embalagem polietileno (embalagem plástica) Modo de preparo Secar o fruto a sombra. Misturar os frutos secos e moídas com os grãos e armazenar em embalagem impermeável.

Saboneteira (Sapindus saponaria L. ) Princípios ativos: saponinas, ácidos graxos, amirina, antocianina, esteróides insaturados,

Saboneteira (Sapindus saponaria L. ) Princípios ativos: saponinas, ácidos graxos, amirina, antocianina, esteróides insaturados, triterpenos, luteolina, tanino, rutina, sitosterol. Receitas – saboneteira utilizada como inseticida Ingredientes 6 frutos 60 Kg de grãos Modo de preparo Amasse seis frutos, depois misture com os grãos e armazene em local seco e protegido. Os frutos amassados funcionam como inseticida.

OBRIGADA! previero@ceulp. edu. br (63) 32198033 (63) 99978633

OBRIGADA! previero@ceulp. edu. br (63) 32198033 (63) 99978633