Disciplina SOCIOLOGIA I 1 semestre letivo de 2018

  • Slides: 7
Download presentation
Disciplina: SOCIOLOGIA I 1º semestre letivo de 2018 Universidade Federal de Pelotas – UFPel

Disciplina: SOCIOLOGIA I 1º semestre letivo de 2018 Universidade Federal de Pelotas – UFPel Instituto de Filosofia, Sociologia e Política – IFISP Curso de Antropologia Professor Francisco E. B. Vargas (http: //wp. ufpel. edu. br/franciscovargas/ensino)

I - Introdução O QUE É A SOCIOLOGIA? A QUESTÃO DO OBJETO: A AÇÃO

I - Introdução O QUE É A SOCIOLOGIA? A QUESTÃO DO OBJETO: A AÇÃO HUMANA E SUAS CARACTERÍSTICAS

CARACTERÍSTICAS DA AÇÃO HUMANA Ø A ação humana no mundo não é determinada apenas

CARACTERÍSTICAS DA AÇÃO HUMANA Ø A ação humana no mundo não é determinada apenas biologicamente, por instintos (ainda que isso ocorra), implicando uma certa abertura e indeterminação. ØA ação humana no mundo leva à formação de “PADRÕES TÍPICOS DE AÇÃO” que se estabilizam, que são transmitidos e aprendidos num processo de SOCIALIZAÇÃO.

Ø A ação humana no mundo não se confronta apenas com um AMBIENTE NATURAL.

Ø A ação humana no mundo não se confronta apenas com um AMBIENTE NATURAL. A ação humana cria e se confronta também com um AMBIENTE CULTURAL (um conjunto de objetos culturais produzidos pela ação humana) e SOCIAL (um conjunto de laços, relações e interações com outros seres humanos), implicando um novo tipo de DETERMINAÇÃO sobre essa ação. (DETERMINAÇÃO SÓCIO-CULTURAL)

Ø A ação humana é dotada tanto de uma DIMENSÃO OBJETIVA (formas observáveis e

Ø A ação humana é dotada tanto de uma DIMENSÃO OBJETIVA (formas observáveis e exteriores de conduta) como de uma DIMENSÃO SUBJETIVA (um conjunto de sentidos, significados, motivações interiores). Ø A ação humana é, pois, uma ATIVIDADE SIGNIFICATIVA, dotada de INTENCIONALIDADE, dirigindo-se sobre o mundo natural e social, situada num determinado ESPAÇO e projetando-se no TEMPO para o futuro (TEMPORALIDADE).

Ø Os PADRÕES TÍPICOS DE AÇÃO (ESTRUTURAS OBJETIVAS E SUBJETIVAS) formam-se e transformam-se continuamente,

Ø Os PADRÕES TÍPICOS DE AÇÃO (ESTRUTURAS OBJETIVAS E SUBJETIVAS) formam-se e transformam-se continuamente, marcando a HISTORICIDADE da condição humana. Ø A ação humana supõe a constituição de um ambiente MORAL formado por um conjunto de VALORES e de NORMAS E REGRAS OBRIGATÓRIAS de conduta. A ação humana é orientada por JULGAMENTOS DE VALOR, JUÍZOS MORAIS, pelo sentido do bem e do mal, do certo e do errado (NORMATIVIDADE).

Ø Os PADRÕES TÍPICOS DE AÇÃO (ESTRUTURAS OBJETIVAS E SUBJETIVAS), os VALORES, as NORMAS

Ø Os PADRÕES TÍPICOS DE AÇÃO (ESTRUTURAS OBJETIVAS E SUBJETIVAS), os VALORES, as NORMAS E REGRAS OBRIGATÓRIAS de conduta, podem se basear em maior ou menor nível de CONSENSO moral e, conseqüentemente, em maior ou menor nível de CONFLITO entre os seres humanos. Ø Os níveis de CONSENSO e CONFLITO estão na base das transformações da vida social.