Colonizao da Amrica Portuguesa VII FASE Colonizao da

  • Slides: 8
Download presentation
Colonização da América Portuguesa - VII FASE -

Colonização da América Portuguesa - VII FASE -

Colonização da América Portuguesa A colonização portuguesa no Brasil teve como principais características: civilizar,

Colonização da América Portuguesa A colonização portuguesa no Brasil teve como principais características: civilizar, exterminar, explorar, povoar, conquistar e dominar. A colonização portuguesa no Brasil se efetivou a partir da exploração, povoamento, extermínio e conquista dos povos indígenas (povoadores) e das novas terras. A partir de então, já sabemos de uma coisa, que o Brasil não foi descoberto pelos portugueses. O processo de colonização portuguesa no Brasil teve um caráter semelhante a outras colonizações europeias, como, por exemplo, a espanhola: a conquista e o extermínio dos indígenas. Conclusão: o Brasil foi conquistado e não descoberto!

Colonização da América Portuguesa A Coroa portuguesa, quando empreendeu o financiamento das navegações marítimas

Colonização da América Portuguesa A Coroa portuguesa, quando empreendeu o financiamento das navegações marítimas portuguesas no século XV, tinha como principal objetivo a expansão comercial e a busca de produtos para comercializar na Europa (obtenção do lucro), mas não podemos negligenciar outros motivos não menos importantes como a expansão do cristianismo (Catolicismo), o caráter aventureiro das navegações, a tentativa de superar os perigos do mar (perigos reais e imaginários) e a expansão territorial portuguesa (territórios além-mar). ‘No ano de 1500, os primeiros portugueses chegaram ao chamado “Novo Mundo” (América), e com eles o navegador Pedro Álvares Cabral desembarcou no litoral do novo território. Os primeiros europeus tomaram posse das terras e tiveram os primeiros contatos com os indígenas denominados pelos portugueses de “selvagens”. Alguns historiadores chamaram o primeiro contato entre portugueses e indígenas de “encontro de culturas”, mas percebemos com o início do processo de colonização portuguesa um “desencontro de culturas”, começando então o extermínio dos indígenas tanto por meio dos conflitos entre os portugueses quanto pelas doenças trazidas pelos europeus, como a gripe e a sífilis.

Colonização da América Portuguesa Entre 1500 a 1530, os portugueses efetivaram poucos empreendimentos no

Colonização da América Portuguesa Entre 1500 a 1530, os portugueses efetivaram poucos empreendimentos no novo território conquistado, algumas expedições chegaram, como a de 1501, chefiada por Gaspar de Lemos e a expedição de Gonçalo Coelho de 1503, as principais realizações dessas expedições foram: nomear algumas localidades no litoral, confirmar a existência do pau-brasil e construir algumas feitorias. Em 1516, Dom Manuel I, rei de Portugal, enviou navios ao novo território para efetivar o povoamento e a exploração, instalaram-se em Porto Seguro, mas rapidamente foram expulsos pelos indígenas. No litoral paulista, o capitão-mor logo desenvolveu o plantio da cana-de-açúcar; os portugueses tiveram o contato com a cultura da canade-açúcar no período das cruzadas na Idade Média. Em razão da grande procura e do alto valor agregado a este produto na Europa, os portugueses levaram a cultura da cana-de-açúcar para o Brasil (em virtude da grande quantidade de terras, da fácil adaptação ao clima brasileiro e das novas técnicas de cultivo), desenvolvendo os primeiros engenhos no litoral paulista e no litoral do nordeste (atual estado de Pernambuco), a produção do açúcar se tornou um negócio rentável. Para desenvolver a produção do açúcar, os portugueses utilizaram nos engenhos a mão de obra escrava, os primeiros a serem escravizados foram os indígenas, posteriormente foi utilizada a mão de obra escrava africana, o tráfico negreiro neste período se tornou um atrativo empreendimento juntamente com os engenhos de açúcar.

Exercícios: 1 - No Brasil colônia, a pecuária teve um papel decisivo na a)

Exercícios: 1 - No Brasil colônia, a pecuária teve um papel decisivo na a) ocupação das áreas litorâneas. b) expulsão do assalariado do campo. c) formação e exploração dos minifúndios. d) fixação do escravo na agricultura. e) expansão para o interior. 2 – Complete: A Coroa portuguesa chegou ao território brasileiro no ano de _________, na expedição liderada por _______________________. Os portugueses chegaram no “Brasil”, e denominaram “selvagens” os ___________que aqui habitavam.

Exercícios: 3 - A ocupação do território brasileiro, restrita, no século XVI, ao litoral

Exercícios: 3 - A ocupação do território brasileiro, restrita, no século XVI, ao litoral e associada à lavoura de produtos tropicais, estendeu-se ao interior durante os séculos XVII e XVIII, ligada à exploração de novas atividades econômicas e aos interesses políticos de Portugal em definir as fronteiras da colônia. As afirmações abaixo relacionam as regiões ocupadas a partir do século XVII e suas atividades dominantes. 1) No vale amazônico, o extrativismo vegetal – as drogas do sertão – e a captura de índios atraíram os colonizadores. 2) A ocupação do Pampa gaúcho não teve nenhum interesse econômico, estando ligada aos conflitos luso-espanhóis na Europa. 3) O planalto central, nas áreas correspondentes aos atuais estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, foi um dos principais alvos do bandeirismo, e sua ocupação está ligada à mineração. 4) A zona missioneira no Sul do Brasil representava um obstáculo tanto aos colonos, interessados na escravização dos indígenas, quanto a Portugal, dificultando a demarcação das fronteiras. 5) O Sertão nordestino, primeira área interior ocupada no processo de colonização, foi um prolongamento da lavoura canavieira, fornecendo novas terras e mão de obra para a expansão da lavoura. Marque a opção com as afirmações corretas: a) somente 1, 2 e 4. b) somente 1, 2 e 5. c) somente 1, 3 e 4. d) somente 2, 3 e 4. e) somente 2, 3 e 5.

Exercícios: 4 - Os fatores que levaram ao desenvolvimento e à ampliação das atividades

Exercícios: 4 - Os fatores que levaram ao desenvolvimento e à ampliação das atividades econômicas periféricas da colônia, tais como, a pecuária, o tabaco, as drogas do sertão e mesmo o pau-brasil, em detrimento da lavoura de cana-de-açúcar, após a expulsão dos holandeses, em 1654, foram: a) a criação de um mercado interno fomentado pelo descobrimento das minas de ouro no final do século XVI e sua ampliação para as cidades litorâneas da colônia. b) a inversão significativa da utilização da mão de obra escrava pela mão de obra livre na região das minas, criando, assim, um mercado consumidor expressivo. c) estagnação econômica do Centro-Oeste, em função do renascimento agrícola no Nordeste, ao longo do século XVII. d) o acompanhamento destas atividades, primeiro complemento da atividade açucareira e, posteriormente, como núcleos abastecedores da atividade mineradora e seus desdobramentos. e) todas as alternativas anteriores estão corretas. 5 – Complete: Os ________________ participaram da colonização no Brasil e vinham com o objetivo de ___________ a população nativa.

Gabarito: 1 – Letra E. Não tendo um controle específico na criação de gado,

Gabarito: 1 – Letra E. Não tendo um controle específico na criação de gado, a pecuária colonial permitiu que outras áreas do interior fossem economicamente exploradas e alvo de ocupação humana. Além disso, devemos salientar que o uso exclusivo das terras litorâneas para a economia açucareira também foi outro fator de peso para que a pecuária acabasse se atrelando ao processo de interiorização experimentado na época. 2 – A Coroa portuguesa chegou ao território brasileiro no ano de 1500, na expedição liderada por Pedro Álvares Cabral. Os portugueses chegaram no Brasil, e denominaram “selvagens” os indígenas que aqui habitavam. 3 – Letra C. Analisando cada uma das alternativas disponíveis, vemos que outras atividades econômicas se desenvolveram na medida em que a ocupação do território se desdobrava. No caso dessa questão, vemos o correto destaque dado às atividades extrativistas na região Norte do país; à ocupação das regiões de Minas e Centro-Oeste (Goiás e Mato Grosso) ligada à exploração aurífera; e aos entraves que marcaram a ocupação do Sul na medida em que os missionários combatiam a escravização dos nativos. 4 – Letra D. Observando o desenvolvimento das chamadas atividades periféricas ou complementares, notamos que a sustentação se deu em função da paulatina formação de um mercado consumidor interno interessado na compra e obtenção desses produtos. Sem dúvida, tais atividades inicialmente não foram acompanhadas de perto pela administração colonial, para só depois ocuparem o posto de sólido pilar na organização da economia brasileira. 5 – Os padres jesuítas participaram da colonização no Brasil e vinham com o objetivo de catequizar a população nativa.