Argumentao e estratgias argumentativas Turmas 3 m 1

  • Slides: 8
Download presentation
Argumentação e estratégias argumentativas Turmas 3 m 1, 3 m 2, 3 m 3

Argumentação e estratégias argumentativas Turmas 3 m 1, 3 m 2, 3 m 3 (Gloriosas!) Prof. : Maria Anna Gerk

Argumentação A argumentação vem sempre associada a um desafio: convencer alguém de alguma coisa,

Argumentação A argumentação vem sempre associada a um desafio: convencer alguém de alguma coisa, demonstrar a validade de uma tese, defender um ponto de vista. Textos publicitários, carta argumentativa, resenha, artigo de opinião, editorial e dissertação escolar ou acadêmica constituem gêneros discursivos argumentativos. Cada uma das finalidades da argumentação se associa em maior ou em menor grau nos gêneros citados.

Estratégias argumentativas n n n n n Diálogo com o leitor Pergunta retórica Confronto

Estratégias argumentativas n n n n n Diálogo com o leitor Pergunta retórica Confronto (mesma situação com diferentes resultados) Contra-argumentação Argumento por comprovação (dados estatísticos) Exemplificação Argumento por raciocínio lógico Argumento por citação/argumento de autoridade Analogia Redução ao absurdo

Diálogo com o leitor A capacidade de estabelecer uma interlocução natural com o público-alvo

Diálogo com o leitor A capacidade de estabelecer uma interlocução natural com o público-alvo é muito importante nos textos publicitários. Quando um anúncio diz coisas do tipo: “Essa é sua vez de ser feliz!”, ou “Você merece o melhor!”, está tentando abrir um diálogo, ainda que imaginário, esperando que o alvo responda para si mesmo algo como: “É, eu mereço ser feliz!”, “Eu vou fazer algo por mim!”. Dessa forma conquista-se o leitor e se estabelece com ele certa cumplicidade. Cria-se a ilusão de haver um conselheiro, e quem não confia em um amigo? Entretanto, em uma dissertação escolar ou acadêmica tal estratégia é totalmente inadequada!

Pergunta retórica Em textos argumentativos, muitas vezes uma pergunta é feita não porque o

Pergunta retórica Em textos argumentativos, muitas vezes uma pergunta é feita não porque o locutor não saiba a resposta, mas para chamar a atenção do leitor para determinado aspecto da argumentação. A resposta à pergunta é dada pelo próprio enunciador, na sequência, ou já está implícita por tudo que já foi explanado. As perguntas retóricas ajudam a manter o foco do leitor na argumentação que está sendo construída.

Confronto Importante recurso argumentativo quando se pretende comparar para destacar diferenças entre fatos, situações,

Confronto Importante recurso argumentativo quando se pretende comparar para destacar diferenças entre fatos, situações, pontos de vista. De modo geral, é utilizado para que o leitor perceba que situações equivalentes podem levar a resultados ou conclusões diferentes.

Contra-argumentação É uma estratégia bastante inteligente antecipar os argumentos contrários à posição que se

Contra-argumentação É uma estratégia bastante inteligente antecipar os argumentos contrários à posição que se pretende defender. Uma vez expostos os argumentos alheios, o autor do texto pode buscar contra-argumentos, ou seja, dados, fatos, reflexões que demonstrem, para seus leitores, por que os argumentos contrários à posição sustentada no texto poderiam ser questionados. Tal estratégia cria o efeito de sentido de que o enunciador é uma pessoa ponderada, capaz de analisar diferentes pontos de vista. Assim, reforça-se a ideia de que a perspectiva por ele defendida é a mais razoável.

Comprovação Dados, percentuais e estatísticas são frequentemente utilizados como argumentos para validar uma tese.

Comprovação Dados, percentuais e estatísticas são frequentemente utilizados como argumentos para validar uma tese. Baseia-se no princípio de que informações objetivas são percebidas como a prova irrefutável de uma determinada afirmação. O uso de dados numéricos pode ser um interessante recurso, desde que correspondam, de fato, à verdade e que seu significado seja claramente explicado no texto.