ARGUMENTAO PRINCPIO DO CONVENCIMENTO ARGUMENTAO CONCEITO uso de

  • Slides: 6
Download presentation
ARGUMENTAÇÃO PRINCÍPIO DO CONVENCIMENTO

ARGUMENTAÇÃO PRINCÍPIO DO CONVENCIMENTO

ARGUMENTAÇÃO CONCEITO: uso de justificativas para defender uma tese (opinião, ponto de vista)

ARGUMENTAÇÃO CONCEITO: uso de justificativas para defender uma tese (opinião, ponto de vista)

INFORMAR NÃO É ARGUMENTAR Texto Informativo Acesso à Internet: uma grande porcentagem de brasileiros

INFORMAR NÃO É ARGUMENTAR Texto Informativo Acesso à Internet: uma grande porcentagem de brasileiros não possui computador em casa, destes, a maioria não tem qualquer acesso à rede (nem no trabalho, nem na escola). O texto é informativo, pois apenas menciona um dado (informação) sobre o acesso à internet, mas não faz um comentário sobre esse dado; o argumento (justificativa) aparece quando um dado como esse é comentado para a comprovação de uma tese.

EXEMPLO DE ARGUMENTAÇÃO Texto argumentativo Segundo dados publicados pela UNESCO, expressiva parcela de brasileiros

EXEMPLO DE ARGUMENTAÇÃO Texto argumentativo Segundo dados publicados pela UNESCO, expressiva parcela de brasileiros ainda não possui computador em casa e, destes, a maioria não tem qualquer acesso à internet (seja no trabalho, seja na escola). Tendo em vista a constante armazenagem de bens culturais no mundo digital – desde de obras consagradas disponíveis para download até vídeos hospedados em sites como o do You Tube – a disparidade no acesso a ferramentas digitais intensifica a já considerável desigualdade no acesso à cultura do Brasil. Observa-se que o texto incorpora a informação do texto informativo (em azul). O que torna o texto argumentativo é que agora se defende uma posição, uma tese (em vermelho), que se sustenta num dado.

COMENTÁRIO O trecho argumentativo sozinho, porém, para fundamentar essa tese não seria suficiente. No

COMENTÁRIO O trecho argumentativo sozinho, porém, para fundamentar essa tese não seria suficiente. No texto argumentativo é fundamental deixar claro por que determina informação permite a defesa de certo ponto de vista. Mas para que fique claro por que esses dados sustentam a tese vem um comentário sobre os mesmos (em verde). Essa sequência, portanto, de informação, comentário e ponto de vista é que formam a estrutura central de um texto argumentativo.