Alphonsus de Guimaraens Ouro Preto 24 de julho

  • Slides: 5
Download presentation
Alphonsus de Guimaraens Ouro Preto, 24 de julho de 1870 — Mariana, 15 de

Alphonsus de Guimaraens Ouro Preto, 24 de julho de 1870 — Mariana, 15 de julho de 1921) foi um escritor brasileiro.

Caracteristicas de suas poesias • A poesia de Alphonsus de Guimaraens é marcadamente mística

Caracteristicas de suas poesias • A poesia de Alphonsus de Guimaraens é marcadamente mística e envolvida com religiosidadade católica. Seus sonetos apresentam uma estrutura clássica, e são profundamente religiosos e sensíveis na medida em que ele explora o sentido da morte, do amor impossível, da solidão e da inaptação ao mundo.

Contudo, o tom místico imprime em sua obra um sentimento de aceitação e resignação

Contudo, o tom místico imprime em sua obra um sentimento de aceitação e resignação diante da própria vida, dos sofrimentos e dores. Outra característica marcante de sua obra é a utilização da espiritualidade em relação à figura feminina que é considerada um anjo, ou um ser celestial, por isso, Alphonsus de Guimaraens é neoromântico e simbolista ao mesmo tempo, já que essas duas escolas possuem características semelhantes.

Terceira Dor É Sião que dorme ao luar. Vozes diletas Modulam salmos de visões

Terceira Dor É Sião que dorme ao luar. Vozes diletas Modulam salmos de visões contritas. . . E a sombra sacrossanta dos Profetas Melancoliza o canto dos levitas. As torres brancas, terminando em setas, Onde velam, nas noites infinitas, Mil guerreiros sombrios como ascetas, Erguem ao Céu as cúpulas benditas. As virgens de Israel as negras comas Aromalizam com os ungüentos brancos Dos nigromantes de mortais aromas. . . Jerusalém, em meio às Doze Portas, Dorme: e o luar que lhe vem beijar os flancos Evoca ruínas de cidades mortas.

Simbolismo no Brasil • No início da década de 1890, no Rio de Janeiro,

Simbolismo no Brasil • No início da década de 1890, no Rio de Janeiro, um grupo de jovens, insatisfeitos com a extrema objetividade e materialismo da corrente literária dominante (Realismo / Naturalismo / Parnasianismo), resolve divulgar as novas idéias estéticas vindas da França.