VULCES Trabalho realizado por Miguel Vilela N 8

  • Slides: 7
Download presentation
VULCÕES Trabalho realizado por: Miguel Vilela N: 8 Turma: CEF IOSI

VULCÕES Trabalho realizado por: Miguel Vilela N: 8 Turma: CEF IOSI

O que são e como se formam os Vulcões? Vulcões são aberturas em montanhas

O que são e como se formam os Vulcões? Vulcões são aberturas em montanhas presentes na superfície da Terra que expelem gases, fogo e lava. Os vulcões surgem quando as chamadas placas tectônicas – que fazem parte da crosta terrestre – se chocam movimentando o material presente sobre elas e deixando aberturas para camadas mais profundas do planeta. Por essas aberturas pode sair o magma presente entre a crosta e a manta – camada média da terra.

Como é composta a lava do vulcão e que temperatura atinge? A lava é

Como é composta a lava do vulcão e que temperatura atinge? A lava é composta de metais, como magnésio e ferro, e atinge uma temperatura de 1200 Graus Célsius.

Vulcões • Uma das formas de classificação dos vulcões é através do tipo de

Vulcões • Uma das formas de classificação dos vulcões é através do tipo de material que é eruptido, o que afecta a forma do vulcão. • Se o magma eruptido contém uma elevada percentagem em sílica (superior a 65%) a lava é chamada de félsica ou "ácida" e tem a tendência de ser muito viscosa (pouco fluida) e por isso solidifica rapidamente. Os vulcões com este tipo de lava têm tendência a explodir devido ao facto da lava facilmente obstruir a chaminé vulcânica. O Monte Pelée na Martinica é um exemplo de um vulcão deste tipo. • Se, por outro lado, o magma é relativamente pobre em sílica (conteúdo inferior a 52%) é chamado de máfico ou "básico" e causa erupções de lavas muito fluidas capazes de escorrer por longas distâncias. Um bom exemplo de uma escoada lávica máfica é a do Grande Þjórsárhraun (Thjórsárhraun) originada por uma fissura eruptiva quase no centro geográfico da Islândia há cerca de 8000 anos. Esta escoada percorreu cerca de 130 quilómetros até ao mar e cobriu uma área com 800 km².

Informação Por vezes os vulcões dão origens a ilhas, duas delas a ilha do

Informação Por vezes os vulcões dão origens a ilhas, duas delas a ilha do Pico e do Corvo nos Açores. Vulcão ilha do Corvo! Lagoa do Fogo A lagoa do Fogo esta sobre a cratera de um dos 3 vulcões da ilha. Vulcão ilha do pico

Um dos maiores vulcões do mundo Yellowstone! Yellowstone é considerado um supervulcão, pois uma

Um dos maiores vulcões do mundo Yellowstone! Yellowstone é considerado um supervulcão, pois uma possível erupção sua poderia durar semanas provocando efeitos globais, que persistirão por mases ou até por anos. A sua cratera tem 90 quilómetros de extensão, e a sua caldeira é 40 vezes maior do que a do Monte Santa Helena, sendo que boa parte do seu magma é eruptivo. O vulcão e sua caldeira situam-se no Parque Nacional de Yellowstone, que ocupa grande parte da região noroeste no Wyoming, além de pequenas partes dos estados de Idaho e Montana, nos EUA. Uma erupção de tal magnitude teria efeitos catastróficos em todo o planeta. Os seus efeitos durariam décadas para se normalizar e teriam mudanças bruscas na terra, desde a morte de milhões de pessoas á extinção em massas de plantas e animais.

Um dos maiores vulcões activos! O vulcão Liaman um dos mais activos do Chile,

Um dos maiores vulcões activos! O vulcão Liaman um dos mais activos do Chile, entrou em erupção na tarde de terça-feira (1º) e obrigou mais de cem moradores da sua região, a 900 quilómetros de Santiago, a sair de casa por conta da fumaça. O Liaman tem 3. 125 metros de altitude e já teve pelo menos 60 erupções de grandes proporções. A ultima tinha sido em 1994.