Teatro cinema e tecnologia Arte 9 ano Professora

  • Slides: 24
Download presentation

Teatro, cinema e tecnologia Arte – 9º ano Professora: Fernanda Maria Borges

Teatro, cinema e tecnologia Arte – 9º ano Professora: Fernanda Maria Borges

Habilidade (EF 09 AR 25) – Investigar, identificar e analisar o drama como gênero

Habilidade (EF 09 AR 25) – Investigar, identificar e analisar o drama como gênero teatral e a relação entre as linguagens teatral e cinematográfica e as tecnologias digitais em diferentes tempos e espaços, inclusive no contexto paulista e brasileiro, aprimorando a capacidade de apreciação estética teatral. Currículo Paulista, p. 244.

Relembrando Teatro: considerada uma das artes mais completas, pois o ator, ao adentrar a

Relembrando Teatro: considerada uma das artes mais completas, pois o ator, ao adentrar a peça, pode encenar vários personagens e representar diversas emoções provocando reações diversas no público Teatro contemporâneo: feito com inovações nas concepções, experimentações, tanto nas teorias como nas práticas teatrais, e utilizações de recursos tecnológicos e ferramentas digitais. Grupos teatrais: Teatro da Vertigem, Grupo Quintal, Grupo Galpão, Fuerza Bruta.

Hora da interação pelo chat O que você entende por drama no teatro?

Hora da interação pelo chat O que você entende por drama no teatro?

Drama Gênero teatral – drama: a palavra “drama” vem do grego e significa “ação”.

Drama Gênero teatral – drama: a palavra “drama” vem do grego e significa “ação”. Logo, é um acontecimento ou situação com intensidade emocional, a qual pode ser representada. No sentido literário, falar de drama é falar de teatro. Este gênero começou com a encenação em cultos a divindades gregas. A princípio, os gregos abordavam apenas dois tipos de peças teatrais: a tragédia e a comédia. Algumas peças são bastante conhecidas e lidas até hoje, por serem marcos da dramaturgia da época: Prometeu acorrentado , de Ésquilo; Édipo-rei e Electra, de Sófocles; Medeia, de Eurípedes; Menandro, de Antífanes. São Paulo faz escola, 2020. Caderno do Professor, Arte, 9º ano, v. 3. p. 165.

Drama Neste gênero literário, o narrador conta a história enquanto os atores encenam e

Drama Neste gênero literário, o narrador conta a história enquanto os atores encenam e dialogam por meio das personagens. No texto dramático, não há narrador, a história é narrada por meio das ações dos personagens e de todo o conjunto cênico. Há narrativa, mas não há narrador, exceto nos casos em que ele é personagem. Quanto aos estilos literários, essa modalidade literária compreende: São Paulo faz escola, 2020. Caderno do Professor, Arte, 9º ano, v. 3. p. 165.

Gêneros teatrais Tragédia: representação de um fato trágico que causa catarse a quem assiste,

Gêneros teatrais Tragédia: representação de um fato trágico que causa catarse a quem assiste, ou seja, provoca alívio emocional da audiência. Comédia: gênero que explora situações do dia a dia, exagera particularidades do comportamento humano e critica costumes de maneira bem-humorada, provocando risos no público durante a representação de um fato cômico. Tragicomédia: gênero dramático que contém, ao mesmo tempo, elementos da tragédia e da comédia. Farsa: gênero que, apesar de ser dramático, é cômico, exagerado e extravagante na abordagem de situações cotidianas, valores e relações sociais. Seus personagens são excêntricos e caricatos. Nas farsas, há questionamento de valores, que é construído por meio de alegorias. São Paulo faz escola, 2020. Caderno do Professor, Arte, 9º ano, v. 3. p. 165.

Hora da interação pelo chat Qual é a diferença entre teatro e cinema?

Hora da interação pelo chat Qual é a diferença entre teatro e cinema?

Cinema Tecnicamente falando, podemos dizer que o cinema acontece quando uma série de imagens

Cinema Tecnicamente falando, podemos dizer que o cinema acontece quando uma série de imagens impressas alinhadas em sequência, chamadas de fotogramas, é projetada de forma rápida e sucessiva. Temos a ilusão de observar essas imagens em movimento, pois nossos olhos podem reter uma imagem durante uma fração de segundos. Dessa forma, é produzida a ilusão de movimento.

Cinema Na visão artística, um filme pode ser entendido como imagens em movimento com

Cinema Na visão artística, um filme pode ser entendido como imagens em movimento com sincronizado ou sem som, com diálogos ou não, com tempo de duração variável, assim como pode variar também o suporte ou a forma de veiculação. Pode ser um filme de 1 hora gravado com câmeras profissionais ou apenas de alguns minutos feitos por nossos celulares. A linguagem cinematográfica é poética e o cinema é uma ponte entre universos culturais diferentes e distantes. © Pixabay

Teatro contemporâneo Talvez a História da Arte do século XX fique marcada como o

Teatro contemporâneo Talvez a História da Arte do século XX fique marcada como o momento em que as fronteiras artísticas passaram a ser derrubadas com mais rapidez e ênfase. Surgem trabalhos que não cabem nas definições até então existentes e, não raras vezes, sem qualificativos que definem a produção, ou seja, não se tem mais a ideia de obra de arte como se tinha antes, e as linguagens da arte passaram a se misturar mais. São Paulo faz escola, 2020. Caderno do Professor, Arte, 9º ano, v. 3. p. 166.

Teatro contemporâneo Nesse sentido, a arte contemporânea tem investido cada vez mais na dissolução

Teatro contemporâneo Nesse sentido, a arte contemporânea tem investido cada vez mais na dissolução das fronteiras entre linguagens artísticas, criando zonas de passagem, de transição. A linguagem teatral contemporânea vem dando ênfase a formas experimentais que dialogam com imagens geradas por vídeos e por projeções de slides e que atuam sobre o imaginário do espectador, integrando ao palco a estética do filme ou do videoclipe. © Extremis/Pixabay São Paulo faz escola, 2020. Caderno do Professor, Arte, 9º ano, v. 3. p. 166.

Hora da interaçãopelo chat Como vocês imaginam que seria um espetáculo teatral com a

Hora da interaçãopelo chat Como vocês imaginam que seria um espetáculo teatral com a junção de imagens de filmes?

Vamos apreciar Holografia em teatro. Um show que une música, holografias e atores para

Vamos apreciar Holografia em teatro. Um show que une música, holografias e atores para contar fatos históricos. Canal de vídeo do jornal La Gaceta, da província de Tucumán, Argentina. Creative Commons. Disponível em: https: //www. youtube. com/watch? v=3 Eq. IPu. V 5 lf. A&t=2 s

Giramundo – Teatro de Bonecos e seu espetáculo 20 mil léguas submarinas. O espetáculo

Giramundo – Teatro de Bonecos e seu espetáculo 20 mil léguas submarinas. O espetáculo do grupo mineiro Giramundo, 20 mil léguas submarinas , estreou em abril de 2009 no Sesc Pompeia (SP). Neste espetáculo, videoanimação é empregada como recurso da dramaturgia, por meio de duas animações: a abertura, realizada em stop-motion , e o Nautilus, feito por animação digital. São Paulo faz escola, 2020. Caderno do Professor, Arte, 9º ano, v. 3. p. 170.

Vamos apreciar Teatro de bonecos com uso de tecnologia. Operação Fantoche – episódio 4.

Vamos apreciar Teatro de bonecos com uso de tecnologia. Operação Fantoche – episódio 4. Criação/Produção: Henrique AOliveira e Victor Dias Souza. Canal Henrique AOliveira, Creative Commons. Disponível em: https: //www. youtube. com/watch? v=m 3 RN 0 k. Tba. EM&t=7 s

Grupo Teatral Sin Sangre Companhia Teatro cinema e seu espetáculo. Sin Sangre. Esse espetáculo

Grupo Teatral Sin Sangre Companhia Teatro cinema e seu espetáculo. Sin Sangre. Esse espetáculo revela perfeita sintonia entre as imagens, o cenário e a interpretação dos atores no palco. Para a realização da peça, primeiro foi feita a gravação de um filme, com todos os cenários e personagens. Como a peça é do Chile, os diálogos foram todos legendados em português para a apresentação do grupo no Brasil. Por conta de uma tecnologia inédita, a peça ocorre entre duas telas de projeção. Entre elas, existem trilhos e bases giratórias, que permitem o deslocamento e a montagem de cenários pelo palco. Na encenação, os atores atuam como se estivessem interagindo com o cenário, mas, na verdade, interagem com uma projeção, ou seja, com algo fictício, pura ficção. O próprio espectador chega a confundir se a personagem é uma projeção ou é real. São Paulo faz escola, 2020. Caderno do Professor, Arte, 9º ano, v. 3. p. 170.

Vamos apreciar Teatro cinema. História de amor. Compañía Teatro Cinema, Canal Clik Cultural. Creative

Vamos apreciar Teatro cinema. História de amor. Compañía Teatro Cinema, Canal Clik Cultural. Creative Commons. Disponível em: https: //www. youtube. com/watch? v=1 C 0 lk 0 TBAlg&t=242 s

Filme Dog. Ville , de 2003. No enredo deste filme, há um narrador que

Filme Dog. Ville , de 2003. No enredo deste filme, há um narrador que conta a vida de uma cidadezinha que recebe a visita de uma jovem em busca de abrigo. A moça é bem recebida pela comunidade e, em troca, faz pequenos serviços para seus moradores. Aos poucos, porém, os habitantes, aparentemente amáveis, descobrem que ela está sendo procurada por um bando de gângsters e passam a exibir um lado sombrio, explorando-a e impedindo-a de abandonar a cidade. São Paulo faz escola, 2020. Caderno do Professor, Arte, 9º ano, v. 3, p. 169.

Filme Dog. Ville Um aspecto muito interessante do filme é que o cenário não

Filme Dog. Ville Um aspecto muito interessante do filme é que o cenário não é realista. Tudo é filmado em um galpão, praticamente sem cenário. A cidade é traçada como uma planta-baixa, desenhada com giz, que demarca letreiros e faixas no chão – rua tal, casa de Fulano etc. Meras indicações. Um cachorro que late o tempo todo também é um desenho com a legenda dog , para não haver dúvidas. Ao longo de todo o filme, é possível ver a vida das pessoas pelas paredes invisíveis, com várias cenas simultâneas. A escolha estética de inserção do cenário invisível (sem paredes, sem janelas, nem portas) ressalta a dramaticidade pela encenação, dominando a cena o efeito poético do gesto dos atores seguido de perto pela simplicidade do movimento da câmera. A cenografia do filme é absolutamente teatral, o que faz dele puro teatro, sem deixar de ser cinema. São Paulo faz escola, 2020. Caderno do Professor, Arte, 9º ano, v. 3, p. 170.

Vamos apreciar Performance holográfica. Performance holográfico. Cabal Luftscreen: Proyección de hologramas Creative Commons. Disponível

Vamos apreciar Performance holográfica. Performance holográfico. Cabal Luftscreen: Proyección de hologramas Creative Commons. Disponível em: https: //www. youtube. com/watch? v=1 o. Xm. Iggg 9 n. I

Desafio #euno. CMSP Crie um vídeo, trabalhando tecnologia e teatro contemporâneo!!!

Desafio #euno. CMSP Crie um vídeo, trabalhando tecnologia e teatro contemporâneo!!!

Vamos retomar o que aprendemos hoje? Conhecemos gêneros teatrais contemporâneos como o drama, a

Vamos retomar o que aprendemos hoje? Conhecemos gêneros teatrais contemporâneos como o drama, a tragédia, a comédia e a tragicomédia. Apreciamos alguns vídeos com os elementos teatrais tecnológicos e grupos teatrais que trabalham com essas novas linguagens. © Pixabay Descobrimos que o teatro contemporâneo vem dando ênfase a formas experimentais com imagens geradas por vídeos e por projeções de slides.