Sociedade Esprita Fraternidade Estudo Tericoprtico da Doutrina Esprita

  • Slides: 11
Download presentation
Sociedade Espírita Fraternidade Estudo Teórico-prático da Doutrina Espírita Roteiro de Palestra de Carlos Parchen

Sociedade Espírita Fraternidade Estudo Teórico-prático da Doutrina Espírita Roteiro de Palestra de Carlos Parchen

Teria sido o Universo, em sua grandiosidade infinita, sido criado apenas para o deleite

Teria sido o Universo, em sua grandiosidade infinita, sido criado apenas para o deleite nas noites claras dos seres humanos, habitantes da minúscula Terra? ð Não se turbe o vosso coração. - Credes em Deus, crede também em mim. Há muitas moradas na casa de meu Pai; se assim não fosse, já eu vo-lo teria dito, pois me vou para vos preparar o lugar. - Depois que me tenha ido e que vos houver preparado o lugar, voltarei e vos retirarei para mim, a fim de que onde eu estiver, também vós aí estejais. ( S. João, cap. XIV, vv. 1 a 3. ) ð Segundo Emmanuel, no livro “Religião dos Espíritos”, “. . . temos, assim, no Espaço Incomensurável, mundos-berços e mundos-experiências, mundos universidades e mundostemplos, mundos oficinas e mundos-reformatórios, mundos-hospitais e mundos-prisões. . . ” ð Joanna de ngelis, no livro “No Limiar do Infinito”, “. . . Mundos e mundos gravitando no infinito, desde os que se encontram em estado de gases incandescentes aos mais sublimes, esperando por nós, como disse Jesus. . . ” ð

DIFERENTES CATEGORIAS DOS MUNDOS HABITADOS · Mundos Primitivos: destinados às primeiras encarnações e experiências

DIFERENTES CATEGORIAS DOS MUNDOS HABITADOS · Mundos Primitivos: destinados às primeiras encarnações e experiências da alma humana. · Mundos de Expiação e Provas: onde os Espíritos encarnam para prosseguir na sua evolução, passando por provas e expiações, decorrentes de seu processo de aprendizado evolutivo. O mal predomina. · Mundos de Regeneração: Nesses mundo ainda existe o mal, mas que não predomina. Os espíritos estão sujeitos a provas, mas já adquirem melhores condições e conhecimentos para estabelecerem uma boa base para sua evolução · Mundos Ditosos ou Felizes: Onde o bem sobrepuja o mal. A felicidade já predomina · Mundos Celestes ou Divinos: habitação de Espíritos mais evoluídos, onde reina exclusivamente o bem e o conhecimento da verdade.

 • Progressão dos Mundos: Segundo Santo Agostinho, “. . . Ao “. .

• Progressão dos Mundos: Segundo Santo Agostinho, “. . . Ao “. . . mesmo tempo que todos os seres vivos progridem moralmente, progridem materialmente os mundos em que eles habitam. Quem pudesse acompanhar um mundo em suas diferentes fases, desde o instante em que se aglomeraram os primeiros átomos destinados a constituílo, vê-lo-ia a percorrer uma escala incessantemente progressiva, mas de degraus imperceptíveis para cada geração, e a oferecer aos seus habitantes uma morada cada vez mais agradável, à medida que eles próprios avançam na senda do progresso. Marcham assim, paralelamente, o progresso do homem, o dos animais, seus auxiliares, o dos vegetais e o da habitação, porquanto nada em a Natureza permanece estacionário. Quão grandiosa é essa idéia e digna da majestade do Criador! Quanto, ao contrário, é mesquinha e indigna do seu poder a que concentra a sua solicitude e a sua providência no imperceptível grão de areia, que é a Terra, e restringe a Humanidade aos poucos homens que a habitam!. . .

Espíritos Errantes - Erraticidade î Na Terra, a reencarnação pode ser imediata mas em

Espíritos Errantes - Erraticidade î Na Terra, a reencarnação pode ser imediata mas em geral î î î ocorre a intervalos mais ou menos longos. No intervalo da encarnações a alma é um espírito errante aspirando um novo destino. Os intervalos duram desde algumas horas a milhares de séculos, mas não perpétuo, é preciso continuar o progresso. Essa duração depende do espírito, para alguns imposta como expiação. A erraticidade não é um sinal de inferioridade, existem espíritos de todos os graus; a encarnação é um estado transitório. Errantes são todos os espíritos desencarnados que precisam reencarnar.

Mundos Transitórios Ê Mundos Transitórios são mundos que servem de estações ou ponto de

Mundos Transitórios Ê Mundos Transitórios são mundos que servem de estações ou ponto de repouso aos Espíritos Errantes. Ê Existem mundos, conforme a natureza dos espíritos, a que eles tem acesso, onde gozam de maior ou menor bemestar. Os espíritos que se encontram nesses mundos são livres para deixá-los, a fim de irem para onde devam ir Ê Os espíritos progridem nos mundos transitórios ao se instruírem com vistas à perfeição. Ê Esses mundos não são habitados por seres corpóreos, sua superfície é estéril, pois os habitantes de nada necessitam da parte material. Ê Estes mundos são estéreis apenas temporariamente. Ê Mesmo não tendo belezas naturais, refletem as belezas da imensidade. Ê A Terra já pertenceu à categoria de mundo transitório. Este fato ocorreu durante sua formação.

A Colônia Espiritual Nosso Lar ² Colônias ou regiões espirituais, são locais destinados aos

A Colônia Espiritual Nosso Lar ² Colônias ou regiões espirituais, são locais destinados aos Espíritos desencarnados, que ainda necessitam de reencarnação, e intimamente ligados a um planeta pelas ações cometidas no passado por esses espíritos, onde os mesmos podem ficar transitoriamente; ² nessas colônias ou regiões, os espíritos necessitados recebem ajuda, tratamento, apoio e orientação de organizações de espíritos dedicados ao bem, como forma de auxiliá-los e prepará-los para o processo reencarnatório e/ou de prosseguimento na sua jornada evolutiva. ² “Nosso Lar” é uma Colônia Espiritual situada nos planos vizinhos da esfera terrestre, cujo conhecimento nos foi trazido pela obra de André Luiz.

Os Exilados de Capela Ø Capela é uma estrela na Constelação de Cocheiro, estando

Os Exilados de Capela Ø Capela é uma estrela na Constelação de Cocheiro, estando a distância de 42 anos-luz da Terra. Num de seus planetas, o prosseguimento do processo evolutivo veio a afetar decisivamente a evolução de nosso planeta. Ø Um grupo muito grande de espíritos não mais poderia continuar no seu mundo, visto a evolução que este passava, e ao qual não se ajustavam. Os planos celestiais determinaram que viriam reencarnar aqui na Terra, onde prosseguiriam sua evolução, impulsionando, simultaneamente, o progresso dos seus irmãos inferiores, pois que estavam mais evoluídos intelectualmente Ø com o transcurso dos anos reuniram-se em 04 grandes grupos que se fixaram depois nos povos mais antigos, obedecendo às afinidades sentimentais e lingüísticas que os associavam na Constelação do Cocheiro.

Ø O Grupo dos Árias: deste grupo descende a maioria dos Ø Ø Ø

Ø O Grupo dos Árias: deste grupo descende a maioria dos Ø Ø Ø povos brancos da família indo-européia, incluindo os latinos, os celtas e os gregos, além dos germanos e dos eslavos. Trouxeram a organização societária aos povos primitivos da Europa, embora trazendo junto a agressividade e a belicosidade A Civilização do Egito: trouxeram uma ciência avançada para a época, bem como a idéia da existência do Deus único. Conheciam o destino e a comunicação dos mortos e a pluralidade das existências e dos mundos. O Povo de Israel: tinham grande certeza na existência de Deus, mas muito grande também era o seu orgulho, dentro de suas concepções da verdade e da vida. Mantiveram-se pouco acessível à comunhão com as demais raças. As Castas da Índia: Deles descendem todos os povos arianos, que floresceram na Europa. O pensamento moderno é o descendente legítimo daquela grande raça de pensadores. Trouxeram forte espiritualização.

Bibliografia Recomendada – FRANCO, Divaldo Pereira. Lampadário Espírita. (pelo Espírito Joanna de ngelis) –

Bibliografia Recomendada – FRANCO, Divaldo Pereira. Lampadário Espírita. (pelo Espírito Joanna de ngelis) – Mundos e mundos. – FRANCO, Divaldo Pereira. No limiar do Infinito. (pelo Espírito Joanna de ngelis) – pluralidade dos Mundos habitados – KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos – Da Criação – parte 1, cap. 3; Da vida Espírita – Parte 2, cap. VI – KARDEC, Allan. O evangelho segundo o Espiritismo – Cap. III KARDEC, Allan – A Gênese. – Uranografia geral – itens 48/52. – PERALVA, Martins. O Pensamento de Emmanuel. – Mundos Habitados. – REVISTA Espírita. Mundos intermediários ou transitórios. 1859. – XAVIER, Francisco Cândido. Religião dos Espíritos. (pelo Espírito Emmanuel) - Pluralidade dos Mundos habitados. – XAVIER, Francisco Cândido. O Consolador. (pelo Espírito Emmanuel) - Evolução – pergunta 244. (Continua)

Bibliografia Recomendada - Continuação – XAVIER, Francisco Cândido. Emmanuel. (pelo Espírito Emmanuel) - As

Bibliografia Recomendada - Continuação – XAVIER, Francisco Cândido. Emmanuel. (pelo Espírito Emmanuel) - As vidas sucessivas; Os mundos habitados. – XAVIER, Francisco Cândido. No mundo Maior. (pelo Espírito André Luiz) – Entre dois planos. – XAVIER, Francisco Cândido. Nosso Lar. (pelo Espírito André Luiz) – Organização de Serviços; Notícias do Plano. – XAVIER, Francisco Cândido. Voltei. (pelo Espírito Irmão Jacob) – A chegada; Nova moradia espiritual. – XAVIER, Francisco Cândido. A Caminho da Luz. (pelo Espírito Emmanuel) – As raças adâmicas; A Civilização egípcia; A Índia; A família indo-européia; O povo de Israel. Roteiro elaborado e produzido por Carlos A. Parchen setembro 2000 - Curitiba/Pr www. parchen. hpg. com. br