PMI 3916 REFINO DE PETRLEO TERMINOLOGIA Terminologia O

  • Slides: 6
Download presentation
PMI 3916 REFINO DE PETRÓLEO TERMINOLOGIA

PMI 3916 REFINO DE PETRÓLEO TERMINOLOGIA

Terminologia O petróleo é essencialmente uma mistura de hidrocarbonetos sólidos, líquidos e gasosos que

Terminologia O petróleo é essencialmente uma mistura de hidrocarbonetos sólidos, líquidos e gasosos que ocorre em rochas sedimentares por toda a crosta terrestre. O petróleo cru ou bruto tem valor mineral. Quando refinado, fornece produtos com valor agregado: combustíveis líquidos, solventes, lubrificantes, parafinas, querosene de aviação e de iluminação, entre outros.

Terminologia -Os combustíveis derivados de petróleo contribuem em de um terço à metade do

Terminologia -Os combustíveis derivados de petróleo contribuem em de um terço à metade do suprimento mundial de energia e não são utilizados somente no setor de transporte, mas também no aquecimento de ambientes. -Os produtos de petróleo têm uma grande variedade de usos que variam dos combustíveis gasosos e líquidos até os produtos altamente viscosos tais como as graxas e os lubrificantes. -O asfalto (resíduo do refino) tem aplicações em pavimentação e impermeabilização.

Terminologia -Em termos gerais, o petróleo cru é uma mistura de compostos com diferentes

Terminologia -Em termos gerais, o petróleo cru é uma mistura de compostos com diferentes pontos de ebulição que podem ser separados em diversas frações por destilação. Exemplos: nafta, gasolina, querosene. -As fronteiras moleculares do petróleo cobrem: uma larga faixa de pontos de ebulição; um número de carbonos que varia de 1 a 30+. Outros compostos – os não hidrocarbonetos -tais como O 2, N 2, compostos de enxofre, compostos metálicos também estão presentes em pequenas quantidades.

Terminologia -Entretanto, as atuais fronteiras de um “mapa do petróleo” podem ser somente arbitrariamente

Terminologia -Entretanto, as atuais fronteiras de um “mapa do petróleo” podem ser somente arbitrariamente definidas em termos de pontos de ebulição e número de carbonos. -Para efeito de terminologia, é preferível subdividir o petróleo e materiais correlatos em três categorias principais: (1) materiais de origem natural; (2) materiais que são manufaturados; (3) materiais que são frações integrais derivadas de produtos naturaisou manufaturados.

Exemplos Materiais naturais: petróleo, óleos pesados, asfaltos (betumes), asfaltitos, asfaltóides, rochas betuminosas, areias betuminosas,

Exemplos Materiais naturais: petróleo, óleos pesados, asfaltos (betumes), asfaltitos, asfaltóides, rochas betuminosas, areias betuminosas, querogênio, gás natural. Materiais manufaturados: ceras, resíduo da destilação atmosférica (no refino), asfalto, coque, óleo sintético cru, alcatrão (do carvão). Materiais derivados: asfaltenos, carbóides, resinas, óleos.