O PARGRAFO Tipos e estrutura 1 ano do

  • Slides: 9
Download presentation
O PARÁGRAFO Tipos e estrutura 1º ano do Ensino Médio Professores Ana Cláudia, Bruno

O PARÁGRAFO Tipos e estrutura 1º ano do Ensino Médio Professores Ana Cláudia, Bruno e Marcela

O parágrafo é uma estrutura superior à frase, que desenvolve, eficazmente, uma única ideia-núcleo.

O parágrafo é uma estrutura superior à frase, que desenvolve, eficazmente, uma única ideia-núcleo. Ele consta, normalmente, sobretudo na dissertação e na descrição, de duas e, às vezes, de três partes: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. A introdução é geralmente constituída de um ou dois períodos curtos iniciais, onde se expressa a ideia principal. É denominada por Othon Moacir Garcia de tópico frasal.

Tipos de parágrafo 1) Parágrafo narrativo: nas narrações, a ideia central de um parágrafo

Tipos de parágrafo 1) Parágrafo narrativo: nas narrações, a ideia central de um parágrafo é um incidente, um episódio curto. Nesse tipo de parágrafo, há o predomínio dos verbos de ação que se referem a personagens, além de indicações de circunstâncias relativas ao fato: onde ele ocorreu, quando ocorreu, por que ocorreu etc. É importante também que haja as partes fundamentais, caso o parágrafo contenha todo o enredo: situação inicial, nó, clímax e situação final. Exemplo: Misael, funcionário da Fazenda, com 63 anos de idade, conheceu Maria Elvira na Lapa, – prostituída, com sífilis, dermite nos dedos, uma aliança empenhada e o dentes em petição de miséria. Misael tirou Maria Elvira da vida, instalou-a num sobrado no Estácio, pagou médico, dentista, manicura… Dava tudo quanto ela queria. Quando Maria Elvira se apanhou de boca bonita, arranjou logo um namorado. Misael não queria escândalo. Podia dar uma surra, um tiro, uma facada. Não fez nada disso: mudou de casa. Viveram três anos assim: toda vez que Maria Elvira arranjava namorado, Misael mudava de casa. Os amantes moraram no Estácio, Rocha, Catete, Rua General Pedra, Olaria, Ramos, Bonsucesso, Vila Isabel, Rua Marquês de Sapucaí, Niterói, Encantado, Rua Clapp, outra vez no Estácio, Todos os Santos, Catumbi, Lavradio, Boca do Mato, Inválidos… Por fim na Rua da Constituição, onde Misael, privado de sentidos e de inteligência, matou-a com seis tiros, e a polícia foi encontrá-la caída em decúbito dorsal, vestida de organdi azul. (“Tragédia Brasileira” – Manuel Bandeira)

2) Parágrafo descritivo: a ideia central de um parágrafo descritivo é a representação verbal

2) Parágrafo descritivo: a ideia central de um parágrafo descritivo é a representação verbal de um objeto sensível (ser, coisa, paisagem), através da indicação de seus aspectos mais característicos. Descrever não é, necessariamente, enumerar o maior número possível dos detalhes, mas sim assinalar os traços mais singulares. O parágrafo descritivo apresenta frequentemente verbos de ligação ou estado, emprego de adjetivos que caracterizam o que está sendo descrito, ocorrência de frases/orações justapostas ou coordenadas. Exemplo: Que linda manhã! Era um daqueles dias do fim de agosto em que o estio faz uma pausa; há prematuramente, no calor e na luz, uma certa tranquilidade outonal; o sol cai largo, resplandecente, mas pousa de leve; o ar não tem o embaciado canicular, e o azul muito alto reluz com uma nitidez lavada; respira-se mais livremente; e já se não vê na gente que passa o abatimento mole da calma enfraquecedora. Veio-lhe uma alegria: sentia-se ligeira, tinha dormido a noite de um sono são, contínuo, e todas as agitações, as impaciências dos dias passados pareciam ter-se dissipado naquele repouso. Foi-se ver ao espelho. (O Primo Basílio – Eça de Queirós)

3) Parágrafo dissertativo: é estruturado a partir de uma ideia/tópico frasal, normalmente apresentado na

3) Parágrafo dissertativo: é estruturado a partir de uma ideia/tópico frasal, normalmente apresentado na introdução. No desenvolvimento, ocorre a seleção e ordenação das ideias, as quais não devem apenas estar organizadas coerentemente entre si, mas também se relacionarem diretamente com o tópico frasal, seja explanando-o, refutando-o, exemplificando-o, etc. Por fim, na conclusão o assunto é retomado (sem repetição) e finalizado com uma opinião. Exemplo: A maior parte da classe política brasileira não goza de muito prestígio e confiabilidade por parte da população. Os parlamentares, em sua maioria, preocupam-se muito mais com a discussão dos mecanismos que os fazem chegar ao poder do que com os problemas reais da população. Uma vez eleitos, verifica-se que tais mazelas incomodam ainda menos, haja visto o descaso com que são tratadas as necessidades do povo. Somam-se a essa situação, ainda, os incontáveis casos de corrupção. Com isso, os grandes problemas que afligem o povo brasileiro deixam de ser convenientemente discutidos e o eleitor se torna cada vez mais descrente.

EXERCÍCIOS Composição de parágrafos e leitura de imagem 1. Elabore um parágrafo descritivo do

EXERCÍCIOS Composição de parágrafos e leitura de imagem 1. Elabore um parágrafo descritivo do quadro (imagem 1), atentando não apenas aos detalhes e aspectos físicos e objetivos, mas aos traços singulares e subjetivos. 2. Coloque-se no lugar de uma das personagens da imagem 2 e escreva um parágrafo narrativo; não se esqueça de, antes de mais nada, pensar no enredo da sua história. 3. Depreenda um possível tema da imagem 3; a partir dele, desenvolva um parágrafo dissertativo, seguindo a estrutura estudada: introdução (com tópico frasal), desenvolvimento e conclusão.