Larissa Miranda CRP 0698600 Economista e Psicloga Especialista














- Slides: 14

Larissa Miranda CRP: 06/98600 Economista e Psicóloga Especialista em Clínica Analítico Comportamental pelo Núcleo Paradigma. Presidente Astoc St – Associação Solidária do TOC e Síndrome de Tourette.


Síndrome de Tourette • 1% da população tem Síndome de Tourette. • Distúrbio neuropsiquiátrico, caracterizado por tiques múltiplos, motores ou vocais. • persistem por mais de um ano e geralmente se instalam nas crianças. • Incidência maior meninos. • Pioram com estresse e apresentam frequencia e intensidade variáveis. • Comorbidades: TOC, TDAH, Depressão.

Síndrome de Tourette Tiques simples: piscar, caretas faciais, levantar os ombros, chutes, tensão abdominal, apontar, jogar o pescoço. Tiques complexos: estiramento da língua, bater palma, agacharse, saltitar. Vocais: coçar a garganta, fungar, cuspir, apitar. Menos frequentes: coprolalia (uso involuntário de palavras), ecolalia(repetição de palavras ou frases).

Astoc ST • Astoc fundada em 1996 por quatro mães com TOC e Síndrome de Tourette com o objetivo de difundir informação sobre TOC e Síndrome de Tourette, bem como acolher essa pessoas em grupos de apoio. • Em 2014 tornou-se Astoc St sob nova direção exercendo as mesmas funções: - Grupos de apoio. - Encontros Educacionais. - Entrevista de orientação e triagem para os grupos. - Respondemos e-mails e Whats. Apps de todo o Brasil orientando pessoas.

Astoc ST Entrevista de orientação e triagem. Acolher Orientar Psicoeducação Não sou o único

Síndrome de de Tourette Bullying: são todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente. Crianças com Síndrome de Tourette sofrem bullying. A autoestima em crianças e pessoas em geral é um termo que se refere a sentimentos derivados de experiências bem sucedidas na interação especialmente na família e na escola.

Síndrome de Tourette • Importância da escola e do ambiente familiar para a criança. • Escola: acolher a criança com Tourette e aprender a intervir. Acolher o aluno com Tourette, esclarecer para os colegas, prover condições especiais se necessário.

Síndrome de Tourette Infelizmente por falta de informação e conhecimento, algumas crianças com Síndrome de Tourette sofrem discriminação inclusive dentro de casa, com os familiares. Vale ressaltar que em muitos colégios, professores também desconhecem a ST o que contribui para reforçar a rejeição. Primeiro passo para evitar o bullying: esclarecimento/informação.

Escola § Orientar a escola é fundamental. • Gostaríamos de solicitar a emissão de cartilhas, informativos com o intuito de esclarecer e informar professores e coordenadores sobre a Síndrome de Tourette.

Saúde Pública • Folhetos e ou cartilhas informativas para os profissionais da saúde publica. • Maior disponibilidade e diversidade de medicações utilizadas para Tourette nos postos de saúde. • Possibilidade de aposentadoria caso confirme que a pessoas com Tourette não tem possibilidade de trabalhar. • Projetos de lei para inclusão da pessoas com Tourette no mercado de trabalho.

Data para conscientização Solicitamos uma data e ou semana da conscientização da Síndrome de Tourette.


Associação Solidária do TOC e S. de Tourette - www. astocst. com. br : consultado em 26 de agosto de 2019. HOUNIE, Ana Gabriela; MIGUEL, Eurípedes Constantino. Tiques, Cacoetes, Síndrome de Tourette. 2 edição. Porto Alegre: Artmed, 2012. [email protected]. com. br
Síndrome de tourette
Psicloga
Psicloga
Psicloga
Ivan jimenez economista
Pensando como economista
Pensar como un economista
Modelo harrod domar
Mercado de referencia
Expert sinta download
Emprendedor intutivo
Larissa timofeeva
Larissa vieira pinto coelho
Look and write good pretty loud strong kind
Mariana rocha reis