INTRODUO Qualquer linguagem de programao composta por Semntica

  • Slides: 8
Download presentation
INTRODUÇÃO Ø Qualquer linguagem de programação é composta por: üSemântica – conjunto de termos,

INTRODUÇÃO Ø Qualquer linguagem de programação é composta por: üSemântica – conjunto de termos, palavras e sinais por forma a assumir determinados significados; üSintaxe – conjunto de regras que permitem estipular, de forma standardizada, a forma correta para a utilização dos termos para a construção de instruções válidas.

ESTRUTURA DE UM PROGRAMA EM C Ø Case Sensitive – a sintaxe da linguagem

ESTRUTURA DE UM PROGRAMA EM C Ø Case Sensitive – a sintaxe da linguagem C efetua a distinção entre letras maiúsculas e minúsculas; Ø Delimitadores { e } – estes delimitadores permitem definir o inicio e o fim, respetivamente, de um determinado bloco de instruções (mais de uma instrução);

ESTRUTURA DE UM PROGRAMA EM C Ø Delimitadores /* e */ – estes delimitadores

ESTRUTURA DE UM PROGRAMA EM C Ø Delimitadores /* e */ – estes delimitadores permitem definir o início e o fim, respetivamente, de um bloco de comentários; Ø A função main() é obrigatória para a execução de qualquer programa em C, podendo, no entanto, existir mais funções no programa.

ESTRUTURA DE UM PROGRAMA EM C [ <declarações de pré-processamento> ] [ <declarações/protótipos de

ESTRUTURA DE UM PROGRAMA EM C [ <declarações de pré-processamento> ] [ <declarações/protótipos de funções> ] [ <tipo dados> main ([argc, argv]){ /* Corpo da função principal, onde serão colocadas as instruções necessárias ao bom funcionamento desta função. */ Facultativo } ] [ <tipo dados> nome. Funcao ([lista parâmetros]){ /* corpo da função nome. Funcao com todo um conjunto de instruções a ela pertencentes*/ } ]

ESTRUTURA DE UM PROGRAMA EM C Ø Exemplo: #include <stdio. h> void func. MSG(void);

ESTRUTURA DE UM PROGRAMA EM C Ø Exemplo: #include <stdio. h> void func. MSG(void); int main (void){ printf(“Mensagem 1 !!!n”); func. MSG(); return 0; } void func. MSG(void){ printf(“Mensagem 2 !!!n”); }

ESTRUTURA DE UM PROGRAMA EM C Ø Diretiva de pré-processamento #include: üO símbolo #

ESTRUTURA DE UM PROGRAMA EM C Ø Diretiva de pré-processamento #include: üO símbolo # indica ao compilador de C de que o que se segue não é uma instrução, mas uma diretiva de préprocessamento; üA diretiva include tem como funcionalidade a inclusão de Bibliotecas de funções para utilização ao longo do programa.

ESTRUTURA DE UM PROGRAMA EM C Ø Bibliotecas da linguagem C: üA inclusão de

ESTRUTURA DE UM PROGRAMA EM C Ø Bibliotecas da linguagem C: üA inclusão de uma biblioteca num programa de C é efetuada através da diretiva #include, inserindo de seguida o nome do ficheiro, da biblioteca a inserir, entre os sinais < e >; üA linguagem de programação C dispõe de diversas bibliotecas (ficheiros com a extensão. h) passíveis de ser utilizadas.

ESTRUTURA DE UM PROGRAMA EM C Ø Bibliotecas da linguagem C: ü <stdio. h>

ESTRUTURA DE UM PROGRAMA EM C Ø Bibliotecas da linguagem C: ü <stdio. h> - Biblioteca com standards de entrada/saída, por exemplo funções para leitura de valores do teclado ou para escrever valores no ecrã; ü <math. h> - Biblioteca com algumas funções de utilidade matemática; ü <string. h> - Biblioteca com funções para manuseamento de strings; ü <conio. h> - Biblioteca, proprietária da Borland, com funções de consola (ex. : cores do texto, coordenadas, etc. ). Esta biblioteca não é um standard de C.