INTRODUO ECONOMIA DE EMPRESAS UNIDADE 5 A empresa

  • Slides: 14
Download presentation
INTRODUÇÃO À ECONOMIA DE EMPRESAS UNIDADE 5 A empresa como organização: custos de transação

INTRODUÇÃO À ECONOMIA DE EMPRESAS UNIDADE 5 A empresa como organização: custos de transação e seus fundamentos

Custos de Transação: significado e fundamentos n Por que há um grande número de

Custos de Transação: significado e fundamentos n Por que há um grande número de transações de compra e venda de bens no mercado? n Quando é mais interessante para a empresa produzir no seu interior, sob condição de uma estrutura organizacional hierárquica? n Se a empresa não recorre ao mercado e nem decide produzir internamente, ela pode utilizar de uma estrutura intermediária?

Custos de Transação: significado e fundamentos Williamson (1985) aponta duas características no processo decisório

Custos de Transação: significado e fundamentos Williamson (1985) aponta duas características no processo decisório dos agentes: n 1) Racionalidade limitada: n Os agentes possuem intenção racional, porém agem de forma limitada em seus processos decisórios. n Os agentes se deparam com a impossibilidade de conhecerem todas as alternativas e os resultados antes de tomarem decisões.

Custos de Transação: significado e fundamentos Williamson (1985) aponta duas características no processo decisório

Custos de Transação: significado e fundamentos Williamson (1985) aponta duas características no processo decisório dos agentes: n 2) Oportunismo n As transações possibilitam que os agentes hajam de forma intencional e calculista para obterem benefício próprio. n Os agentes distorcem e deturpam informações e realizam promessas sem condições de cumpri-las, para ter vantagens.

Custos de Transação: significado e fundamentos Williamson (1985) elege três atributos nas transações: frequência,

Custos de Transação: significado e fundamentos Williamson (1985) elege três atributos nas transações: frequência, incerteza e ativos específicos. n 1) Frequência: n Significa o número de vezes que os agentes realizam transações em determinado período. n Possibilita aos agentes adquirirem conhecimento das partes, construírem reputação, reduzirem as incertezas e desestimularem ações oportunistas.

Custos de Transação: significado e fundamentos Williamson (1985) elege três atributos nas transações: frequência,

Custos de Transação: significado e fundamentos Williamson (1985) elege três atributos nas transações: frequência, incerteza e ativos específicos. n 2) Incerteza: n Os agentes não dispõem de conhecimento prévio sobre os resultados que podem ser obtidos no futuros. n Há desconhecimento de itens futuros relacionados às transações, dado que o ambiente econômico está sempre em movimento e em transformação.

Custos de Transação: significado e fundamentos n 3) Ativos específicos: n Ativos que não

Custos de Transação: significado e fundamentos n 3) Ativos específicos: n Ativos que não podem ser reempregados em outras atividades sem sacrifício do seu valor produtivo, caso deixe de exercer a função estabelecida. n especificidade geográfica: proximidade geográfica para transações; n especificidade do capital humano: considerado pelo aprendizado do trabalhador; n especificidade física: expressa pela presença de máquinas e equipamentos.

Custos de Transação: significado e fundamentos Diante da existência de: n racionalidade limitada; n

Custos de Transação: significado e fundamentos Diante da existência de: n racionalidade limitada; n incerteza em relação aos acontecimentos futuros; n possibilidade de ocorrência de atitudes oportunistas; n presença de ativos específicos na atividade econômica etc. os contratos são requerimento básico para a realização das transações.

Custos de Transação: significado e fundamentos Existem diferentes tipos de CONTRATO, como os que:

Custos de Transação: significado e fundamentos Existem diferentes tipos de CONTRATO, como os que: 1) Contam com cláusulas que especificam, no presente, determinada performance no futuro. 2) Apresentam cláusulas condicionais – um dado desempenho dependendo do que ocorrerá no futuro. 3) São estabelecidos no curto prazo – não possuem vínculos duradouros e são realizados em certo momentos. 4) Determinam relação de autoridade – fixado hoje com direito de selecionar, no futuro, uma performance dentro de possibilidades estipuladas. n

Custos de Transação: significado e fundamentos n Os agentes constroem condições para a gestão

Custos de Transação: significado e fundamentos n Os agentes constroem condições para a gestão das transações por meio de estruturas de GOVERNANÇA. n Três formas de administração das transações: n n n recorrer ao mercado; estabelecer organização híbrida; e aproveitar a hierarquia organizacional interna.

Custos de Transação: significado e fundamentos O MERCADO é considerado mais eficiente em relação

Custos de Transação: significado e fundamentos O MERCADO é considerado mais eficiente em relação à qualquer outra forma de negociação. Pontos a considerar: n Vantagens de preço superando outros requisitos – reciprocidade. n Transação com negociação prévia e condições de pagamento. n Capacidade de adaptações autônomas no mercado. n Inexistência de esforços para manter a relação de troca. n Ocorrência de transações segundo produtos padronizados. n Inexistência de ativos específicos nas transações.

Custos de Transação: significado e fundamentos A empresa não recorre ao mercado e nem

Custos de Transação: significado e fundamentos A empresa não recorre ao mercado e nem decide produzir internamente, utiliza-se de uma estrutura intermediária, intitulada de HÍBRIDA. Pontos a considerar: n A governança híbrida pode ser específica da transação – bens transacionados não são padronizados. n Pode assumir governança trilateral – exigida especificação ex-ante de uma terceira parte, na realização das transações.

Custos de Transaçãosignificado e fundamentos n Na estrutura de governança HÍBRIDA, as relações mercantis

Custos de Transaçãosignificado e fundamentos n Na estrutura de governança HÍBRIDA, as relações mercantis ocorrem sob mercados organizados. Sob essa estrutura, as transações se dão de: n forma cooperativa; com controle das ações; com promoção de estímulos; com incerteza atenuada; com distribuição de riscos do oportunismo. n n

Custos de Transação: significado e fundamentos Exemplos de tipos de transação e estruturas de

Custos de Transação: significado e fundamentos Exemplos de tipos de transação e estruturas de governança: MERCADO n Uma empresa de confecção adquire botões para camisas no mercado, em qualquer lugar, considerando o preço como principal determinante. HIERÁRQUICA n A empresa fabricante de motores elétricos decide, internamente, usar sua estrutura produtiva para fabricação dos fios elétricos de que necessita. HÍBRIDA: n A empresa montadora de veículos realiza contrato com fornecedores de primeira linha para entrega e operação de peças especializadas.