Fiz um power point Vanguardas europeias A palavra

  • Slides: 11
Download presentation
Fiz um power point

Fiz um power point

Vanguardas europeias A palavra “Vanguarda” vem do francês avant-guarde, que seria a linha de

Vanguardas europeias A palavra “Vanguarda” vem do francês avant-guarde, que seria a linha de frente de um exército, os primeiros que matam e os primeiros que morrem. . .

“Mas que guerra é essa, meus jovens? ” Estamos falando aqui da virada do

“Mas que guerra é essa, meus jovens? ” Estamos falando aqui da virada do século XIX para o XX, a modernidade entrava em uma nova fase, na velocidade das coisas (motores, carro, avião. . . ), no tamanho das cidades (em Paris já viviam 1 milhão de pessoas) e nos modelos sociais/econômicos da Europa (lembrem que, por exemplo, a Primeira Guerra Mundial [1914] está relacionada ainda com os europeus brigando pela exploração da África). . .

- Seria então uma “guerra artística”? Os artistas envolvidos com movimentos vanguardistas declararam guerra

- Seria então uma “guerra artística”? Os artistas envolvidos com movimentos vanguardistas declararam guerra aos modelos e padrões clássicos da arte e, consequentemente, isso acarretou em uma espécie de “chacoalhada” nos padrões da cultura ocidental como um todo. Os modelos de expressão e representação do ocidente estavam em xeque. O conceito de Belo já não era a referência máxima para a arte.

Um exemplo de arte clássica: a Vênus de Milo [que na verdade ninguém sabe

Um exemplo de arte clássica: a Vênus de Milo [que na verdade ninguém sabe exatamente quem esculpiu e nem se é a “original”. Que, por ser uma estátua grega, representaria na verdade Afrodite. Ela está toda quebrada, pois foi encontrada “sem querer” em 1820 nessa ilha grega - Milo -, mas que mesmo assim é uma das grandes atrações do Museu do Louvre em Paris].

Aliás, falando em Museu do Louvre. . . Falando em Museu do Louvre, é

Aliás, falando em Museu do Louvre. . . Falando em Museu do Louvre, é preciso entender como se formaram os grandes museus Europeus. A maioria deles nasceu de coleções particulares de milionários que doaram seus acervos que foram tornados públicos no século XVII (não o Louvre, que é bem antigo e já foi casa, forte e etc. ). São coleções geralmente formadas a partir de negociações, saques e furtos. Os museus ajudam o Estado a contar uma história, pois cria um registro visual e ajuda a formar memórias coletivas.

Ok, mas e as vanguardas? Então, pra ir direto ao ponto, os principais movimentos

Ok, mas e as vanguardas? Então, pra ir direto ao ponto, os principais movimentos artísticos que surgiram nessa virada de século ma Europa são: o Futurismo, o Surrealismo, o Dadaísmo, o Cubismo e o Expressionismo. Aqui no Brasil, os vanguardistas do início do século XX se definiram como o Movimento Modernista Brasileiro.

Mas essas são todas as vanguardas do planeta Terra? Não. Inclusive, existe um livro

Mas essas são todas as vanguardas do planeta Terra? Não. Inclusive, existe um livro enorme chamado “Vanguardas latino-americanas”, do Jorge Schwartz:

“E por que estamos falando disso? ” Bom, porque esses artistas conseguiram influenciar o

“E por que estamos falando disso? ” Bom, porque esses artistas conseguiram influenciar o mundo todo com suas propostas. Os museus nunca mais foram os mesmos (na verdade a própria ideia de museu foi colocada em xeque, tanto que a ideia de “galeria de arte” surgiu nesse período). Consequentemente, os conceitos de obra de arte e de artista também foram rediscutidos e reinventados a partir desses movimentos.