Existe terremoto em outros planetas Disciplina Lngua Portuguesa

  • Slides: 14
Download presentation

Existe terremoto em outros planetas? Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Lilian Barboza 5º Ano (EF

Existe terremoto em outros planetas? Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Lilian Barboza 5º Ano (EF 05 LP 07) – Compreender, na leitura de textos, o sentido do uso de diferentes conjunções e a relação que estabelecem na articulação das partes do texto: adição, oposição, tempo, causa, condição, finalidade.

Mas de qual planeta vamos falar? ©Pixabay

Mas de qual planeta vamos falar? ©Pixabay

Existe terremoto em outros planetas? Criado em 07/11/16 09 h 13 e atualizado em

Existe terremoto em outros planetas? Criado em 07/11/16 09 h 13 e atualizado em 07/11/16 09 h 25 Por Paulo Pereira - Fonte: Estação Criança - Planetário do Rio ©Pixabay Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol. É menor e mais denso que a Terra, mas os dois têm algo em comum: fazem parte do grupo dos planetas rochosos. Recentemente descobrimos que talvez tenham mais em comum.

©Pixabay Imagens obtidas pela sonda Messenger, que foi enviada pela NASA para estudar o

©Pixabay Imagens obtidas pela sonda Messenger, que foi enviada pela NASA para estudar o planeta Mercúrio, revelaram pequenas “falhas” em sua superfície. Essas falhas se parecem com algumas estruturas comuns na Terra, como os penhascos.

©Pixabay O interessante é que elas são muito pequenas, e portanto, devem ser geologicamente

©Pixabay O interessante é que elas são muito pequenas, e portanto, devem ser geologicamente jovens. Isso significa que, assim como a Terra, Mercúrio tem atividade tectônica. A novidade aqui é um planeta tão pequeno como Mercúrio ainda hoje ter atividade geológica, porque nosso planeta, até então, era o único com essa característica. O movimento das placas tectônicas na Terra produz alguns dos mais extremos eventos geológicos.

©Pixabay Os nossos continentes, por exemplo, se deslocam contínua e lentamente por causa do

©Pixabay Os nossos continentes, por exemplo, se deslocam contínua e lentamente por causa do movimento de placas na crosta da Terra. Para você ter uma ideia, a placa mais rápida de nosso planeta se move cerca de 15 centímetros por ano, enquanto a mais lenta, 2, 5 centímetros por ano. Esses movimentos podem gerar terremotos violentos que chegam a remodelar vastas regiões, fazendo, por exemplo, surgir ou desaparecer uma ilha.

*Com modificações Disponível em: https: //www. ebc. com. br/infantil/voce-sabia/2016/11/existe-terremoto-em-outros-planetas. Licença CC BY 3. 0

*Com modificações Disponível em: https: //www. ebc. com. br/infantil/voce-sabia/2016/11/existe-terremoto-em-outros-planetas. Licença CC BY 3. 0 BR. ©Pixabay É provável que Mercúrio tenha tremores de terra assim como temos em nosso planeta. Esse fenômeno poderá ser confirmado no futuro com sismógrafos que venham a ser instalados no planeta.

Ler, compreender e perceber as articulações no texto Observe o trecho e a conjunção

Ler, compreender e perceber as articulações no texto Observe o trecho e a conjunção em destaque: “Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol. É menor e mais denso que a Terra, mas os dois têm algo em comum: fazem parte do grupo dos planetas rochosos”. A conjunção “e” expressa a ideia de: A) Adição de informação. B) Contrariedade, oposição de ideias. C) Explicação. D) Tempo.

Ler, compreender e perceber as articulações no texto Observe o trecho e a conjunção

Ler, compreender e perceber as articulações no texto Observe o trecho e a conjunção em destaque: “Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol. É menor e mais denso que a Terra, mas os dois têm algo em comum: fazem parte do grupo dos planetas rochosos”. A conjunção “mas” expressa: A) Adição de informação. B) Ideia contrária, oposição de ideias. C) Uma explicação. D) Tempo.

Ler, compreender e perceber as articulações no texto Observe o trecho e a conjunção

Ler, compreender e perceber as articulações no texto Observe o trecho e a conjunção em destaque: “Imagens [. . . ] do planeta Mercúrio revelaram pequenas “falhas” em sua superfície. Essas falhas se parecem com algumas estruturas comuns na Terra, como os penhascos”. A conjunção “como” expressa ideia de: A) Alternância. B) Contrariedade, oposição. C) Comparação. D) Tempo.

Ler, compreender e perceber as articulações no texto Observe o trecho e a conjunção

Ler, compreender e perceber as articulações no texto Observe o trecho e a conjunção em destaque: “A novidade aqui é um planeta tão pequeno como Mercúrio ainda hoje ter atividade geológica, porque nosso planeta, até então, era o único com essa característica”. A conjunção “porque” expressa: A) Adição de informação. B) Ideia contrária, oposição de ideias. C) Comparação. D) Uma explicação.

Síntese e retomada HOJE EXPLORAMOS: • A compreensão, na leitura de textos, do sentido

Síntese e retomada HOJE EXPLORAMOS: • A compreensão, na leitura de textos, do sentido do uso de diferentes conjunções e a relação que estabelecem na articulação das partes do texto. Compartilhe sua produção e registros @Centro. De. Mídias @prof_Lilian. Barboza