Evangelho de So Joo o Evangelho da ceia

  • Slides: 22
Download presentation
Evangelho de São João

Evangelho de São João

… o Evangelho da ceia e enquadra-se, a oração sacerdotal, os Alguns temas importantes

… o Evangelho da ceia e enquadra-se, a oração sacerdotal, os Alguns temas importantes dos Este Não obstante, tem características como muito estes, episódios das bodas Caná, da Sinópticos não aparecem aqui, mas no próprias, no mesmo que género o distinguem literário de de dos Evangelho Sinópticos. e Mesmo conserva quando mesma estrutura refere fundamental idênticos ressurreição de Lázaro do lava-pés, entanto aapresenta as ealegorias do acontecimentos, e odiálogos mesmo carácter JOÃO de proclamação da os com e comde a bom pastor, da Nicodemos porta, do apresenta grão perspectivas mensagem e Jesus. pormenores diferentes dos samaritana. trigo e da de videira, o discurso do pão Sinópticos. da vida, …

Capítulo 4 Jesus encontra a Samaritana

Capítulo 4 Jesus encontra a Samaritana

O diálogo de Jesus com a mulher Samaritana é o centro deste capítulo 4

O diálogo de Jesus com a mulher Samaritana é o centro deste capítulo 4 e dele decorrem vários elementos que podemos destacar para a nossa

O primeiro é que ao conversar com ela Jesus nos ensina a superar as

O primeiro é que ao conversar com ela Jesus nos ensina a superar as barreiras do preconceito para descer nas profundezas do ser humano e, assim, construir uma sociedade de iguais, colocando no centro dos nossos relacionamentos a dignidade das pessoas.

Depois encontramos neste dialogo entre Jesus e a Samaritana é que chegou a hora

Depois encontramos neste dialogo entre Jesus e a Samaritana é que chegou a hora de uma mudança radical do sentido da oração.

“Os verdadeiros adores adorarão o Pai em Espírito e verdade” (Jo 4, 23).

“Os verdadeiros adores adorarão o Pai em Espírito e verdade” (Jo 4, 23).

O que Jesus quis dizer com isto? Ele procurou ressaltar que existe toda uma

O que Jesus quis dizer com isto? Ele procurou ressaltar que existe toda uma maneira de rezar superficial e externa que tem bem pouco a ver com a essência da oração.

Como mediador entre o Pai e os homens, Jesus nos ensina que para praticarmos

Como mediador entre o Pai e os homens, Jesus nos ensina que para praticarmos uma oração autêntica, precisamos assimilar o seu Espírito, a sua mentalidade, o seu jeito de ser e de amar.

“… mas, quem beber da água que Eu lhe der, nunca mais terá sede:

“… mas, quem beber da água que Eu lhe der, nunca mais terá sede: a água que Eu lhe der há-de tornar-se nele em fonte de água que dá a vida eterna. » ” Jo. 4, 14

Porque Jesus se apresenta como água viva (versículo 14)? Por que para conhecê-lo precisamos

Porque Jesus se apresenta como água viva (versículo 14)? Por que para conhecê-lo precisamos ter Pastoralmente que sede e também isso pelo significa fato de que, consequentemente, não se ao devemos estimular. Ele a sede daoferece Verdade homem e à que mulher de uma nossa forma nas pessoas frequentam imediata, mas sim a pessoas que estejam comunidade. em busca de algo mais.

Capítulo 9 Jesus cura o cego de nascença

Capítulo 9 Jesus cura o cego de nascença

Neste capítulo podemos meditar a experiência de salvação do cego de nascença e o

Neste capítulo podemos meditar a experiência de salvação do cego de nascença e o seu crescimento na fé.

No decorrer do Evangelho o cego vai vivenciando o amor de Deus e quanto

No decorrer do Evangelho o cego vai vivenciando o amor de Deus e quanto mais ele experimenta, mais O conhece e mais seus “olhos se abrem” para a graça de Deus.

Prova disso é que logo após receber a graça de Deus, o ex-cego é

Prova disso é que logo após receber a graça de Deus, o ex-cego é questionado por seus vizinhos a respeito do benfeitor, respondendo: um homem chamado Jesus (v. 11).

Quando questionado pelos fariseus a resposta: “é um profeta” (v. 17). A partir do

Quando questionado pelos fariseus a resposta: “é um profeta” (v. 17). A partir do versículo 24, ele já começa a defender Jesus e muito mais do que isso já o define como Homem de Deus

Por fim, no versículo 35, após ter discutido com os fariseus e ser expulso

Por fim, no versículo 35, após ter discutido com os fariseus e ser expulso da sinagoga, este homem tem uma experiência mais profunda. Por outras palavras, conhece mais a Jesus, pois conversa com Ele, reconhecendo-o assim como Filho do Homem, professando sua fé dizendo:

Tal como cego, a nossa experiência com Jesus pode evoluir dia após dia através

Tal como cego, a nossa experiência com Jesus pode evoluir dia após dia através da nossa busca, seja ela através da oração, na participação da missa e do conhecimento da palavra de Deus através da leitura da Bíblia.

SÍNTESE DOS CAPÍTULOS ANALISADOS

SÍNTESE DOS CAPÍTULOS ANALISADOS

SAMARITANA CEGO DE NASCENÇA VÊEM-SE EM E NO QUE ELE ANUNCIA

SAMARITANA CEGO DE NASCENÇA VÊEM-SE EM E NO QUE ELE ANUNCIA

ABSURDO Não leva à Fé OBEDIÊNCIA Processo que leva à Fé FÉ MILAGRE

ABSURDO Não leva à Fé OBEDIÊNCIA Processo que leva à Fé FÉ MILAGRE

Powerpoint produzido por Blog “Material de Catequese” http: //catequesematerial. wordpress. com 2018 © Todos

Powerpoint produzido por Blog “Material de Catequese” http: //catequesematerial. wordpress. com 2018 © Todos os direitos reservados a Blog “Material de Catequese” http: //catequesematerial. worpress. com