O Evangelho 1 O que o Evangelho A

  • Slides: 45
Download presentation
O Evangelho 1 O que é o Evangelho? A palavra Evangelho vem do grego

O Evangelho 1 O que é o Evangelho? A palavra Evangelho vem do grego Euaggelion, que significa “boas notícias, boa mensagem”. Essa boa notícia consiste na obra de Deus em salvar o mundo através da morte do Seu filho Jesus Cristo na cruz do Calvário, Seu sepultamento e Sua ressurreição.

O Evangelho 2 O que é o Evangelho? A Cruz De Cristo

O Evangelho 2 O que é o Evangelho? A Cruz De Cristo

O Evangelho 3 A CRUZ DE CRISTO Marcos 15: 24 -34 – “E, havendo-o

O Evangelho 3 A CRUZ DE CRISTO Marcos 15: 24 -34 – “E, havendo-o crucificado, repartiram as suas vestes, lançando sobre elas sortes, para saber o que cada um levaria. E era a hora terceira, e o crucificaram. E, à hora nona, Jesus exclamou com grande voz, dizendo: Eloí, lamá sabactâni? que, traduzido, é: Deus meu, por que me desamparaste? ” - Essa é a passagem mais importante da história da humanidade - Esse é o coração do evangelho: A CRUZ - Devemos ter um compreensão correta da CRUZ

O Evangelho 4 A CRUZ DE CRISTO Nessa CRUZ você encontra todo o Evangelho

O Evangelho 4 A CRUZ DE CRISTO Nessa CRUZ você encontra todo o Evangelho - O conhecimento de Deus (Seus atributos) - Na CRUZ você encontra tudo o que Deus fez pelos pecadores na pessoa de Seu Filho Jesus Cristo

O Evangelho 5 A CRUZ DE CRISTO Marcos 15: 24 -34 – “E, havendo-o

O Evangelho 5 A CRUZ DE CRISTO Marcos 15: 24 -34 – “E, havendo-o crucificado, repartiram as suas vestes, lançando sobre elas sortes, para saber o que cada um levaria. E era a hora terceira, e o crucificaram. E, à hora nona, Jesus exclamou com grande voz, dizendo: Eloí, lamá sabactâni? que, traduzido, é: Deus meu, por que me desamparaste? ” -A citação do Salmo 22: Deus meu, por que me desamparaste? -A citação em hebraico: Eloí, lamá sabactâni? Cristo estava levando seus ouvintes à profecia do Salmo 22, que estava se cumprindo naquele momento

O Evangelho 6 A CRUZ DE CRISTO Salmos 22: 1 -6 – “Deus meu,

O Evangelho 6 A CRUZ DE CRISTO Salmos 22: 1 -6 – “Deus meu, por que me desamparaste? Por que te alongas do meu auxílio e das palavras do meu bramido? Deus meu, eu clamo de dia, e tu não me ouves; de noite, e não tenho sossego. Porém tu és santo, tu que habitas entre os louvores de Israel. Em ti confiaram nossos pais; confiaram, e tu os livraste. A ti clamaram e escaparam; em ti confiaram, e não foram confundidos. Mas eu sou verme, e não homem, opróbrio dos homens e desprezado do povo” - Essa passagem bíblica é talvez a mais importante profecia messiânica do Antigo Testamento (ela trata da CRUZ de Cristo)

O Evangelho 7 A CRUZ DE CRISTO O que a CRUZ de Cristo fez

O Evangelho 7 A CRUZ DE CRISTO O que a CRUZ de Cristo fez com os pecadores?

O Evangelho 8 A CRUZ DE CRISTO - Expiação - Propiciação - Redenção -

O Evangelho 8 A CRUZ DE CRISTO - Expiação - Propiciação - Redenção - Reconciliação - Justificação - Imputação - Adoção - Regeneração - Santificação - Salvação

O Evangelho 9 A CRUZ DE CRISTO EXPIAÇÃO

O Evangelho 9 A CRUZ DE CRISTO EXPIAÇÃO

A CRUZ DE CRISTO O Evangelho 10 EXPIAÇÃO: significa “cobrir pecados, perdoar pecados” Levítico

A CRUZ DE CRISTO O Evangelho 10 EXPIAÇÃO: significa “cobrir pecados, perdoar pecados” Levítico 16: 3 - Com isto Arão entrará no santuário: com um novilho, para expiação do pecado, e um carneiro para holocausto. Levítico 17: 11 Porque a vida da carne está no sangue; pelo que vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pelas vossas almas; porquanto é o sangue que fará expiação pela alma. No AT, a expiação pelo pecado era conseguida pela morte de um animal. O derramamento do seu sangue, expiava cobria, perdoava os pecados de Israel!

A CRUZ DE CRISTO O Evangelho 11 EXPIAÇÃO: significa “cobrir pecados, perdoar pecados” NT

A CRUZ DE CRISTO O Evangelho 11 EXPIAÇÃO: significa “cobrir pecados, perdoar pecados” NT Hb 7: 26 -27 – Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime do que os céus; Que não necessitasse, como os sumos sacerdotes, de oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente por seus próprios pecados, e depois pelos do povo; porque isto fez ele, uma vez, oferecendo-se a si mesmo “como expiação por nossos pecados” Cristo, na CRUZ, derrama Seu sangue fazendo expiação por nossos pecados

A CRUZ DE CRISTO O Evangelho 12 EXPIAÇÃO: significa “cobrir pecados, perdoar pecados” A

A CRUZ DE CRISTO O Evangelho 12 EXPIAÇÃO: significa “cobrir pecados, perdoar pecados” A CRUZ - Cobre nosso pecados - Perdoa nossos pecados - Apaga nossos pecados Ou seja faz expiação por nosso pecados Isaías 43: 25 – “Eu, eu mesmo, sou o que apago (cubro) as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro”

O Evangelho 13 A CRUZ DE CRISTO PROPICIAÇÃO

O Evangelho 13 A CRUZ DE CRISTO PROPICIAÇÃO

O Evangelho 14 A CRUZ DE CRISTO PROPICIAÇÃO: Sacrifício ou oferta (substitutivos) que satisfazem

O Evangelho 14 A CRUZ DE CRISTO PROPICIAÇÃO: Sacrifício ou oferta (substitutivos) que satisfazem a justiça divina, aplacando Sua ira. (punição) Êxodo 32: 30 – “E aconteceu que no dia seguinte Moisés disse ao povo: Vós cometestes grande Pecado Agora, porém, subirei ao Senhor; porventura farei propiciação por vosso pecado”.

A CRUZ DE CRISTO O Evangelho 15 PROPICIAÇÃO: Sacrifício ou oferta (substitutiva) que satisfazem

A CRUZ DE CRISTO O Evangelho 15 PROPICIAÇÃO: Sacrifício ou oferta (substitutiva) que satisfazem a justiça divina, aplacando a sua ira. ” (punição) Levítico 16: 14 – “E tomará do sangue do novilho, e com o seu dedo espargirá sobre a face do propiciatório, para o lado oriental; e perante o propiciatório espargirá sete vezes do sangue com o seu dedo. ” No AT o propiciatório era o lugar onde Deus se encontrava com os pecadores; ali o sangue do animal sacrificado era aspergido, a ira de Deus era aplacada e Sua justiça satisfeita. Fazendo assim Deus não aniquilava Israel!

A CRUZ DE CRISTO O Evangelho 16 PROPICIAÇÃO: Sacrifício ou oferta (substitutiva) que satisfazem

A CRUZ DE CRISTO O Evangelho 16 PROPICIAÇÃO: Sacrifício ou oferta (substitutiva) que satisfazem a justiça divina, aplacando a sua ira. ” (punição) CRISTO (a CRUZ) foi nossa propiciação: 1 João 2: 2 – “E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo”. 1 João 4: 10 – “Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados. ”

A CRUZ DE CRISTO O Evangelho 17 PROPICIAÇÃO: Sacrifício ou oferta (substitutiva) que satisfazem

A CRUZ DE CRISTO O Evangelho 17 PROPICIAÇÃO: Sacrifício ou oferta (substitutiva) que satisfazem a justiça divina, aplacando a sua ira. ” (punição) A CRUZ - Concede outro sacrifício em nosso lugar - Satisfaz a justiça de Deus - Aplaca a ira de Deus Ou seja faz propiciação por nosso pecados Romanos 5: 9 – “Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. ”

A CRUZ DE CRISTO O Evangelho 18 PROPICIAÇÃO: Sacrifício ou oferta (substitutiva) que satisfazem

A CRUZ DE CRISTO O Evangelho 18 PROPICIAÇÃO: Sacrifício ou oferta (substitutiva) que satisfazem a justiça divina, aplacando a sua ira. ” (punição) A CRUZ Rm 3: 23 -28 “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus. ”

O Evangelho 19 A CRUZ DE CRISTO REDENÇÃO

O Evangelho 19 A CRUZ DE CRISTO REDENÇÃO

O Evangelho 20 A CRUZ DE CRISTO REDENÇÃO: Resgate de alguma forma de escravidão

O Evangelho 20 A CRUZ DE CRISTO REDENÇÃO: Resgate de alguma forma de escravidão com base no pagamento de um preço por um redentor. Éramos escravos do pecado: João 8: 34 – “Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado” Éramos escravos do diabo: Efésios 2: 2 -3 – “Em que noutro tempo andastes segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência”

O Evangelho 21 A CRUZ DE CRISTO REDENÇÃO: Resgate de alguma forma de escravidão

O Evangelho 21 A CRUZ DE CRISTO REDENÇÃO: Resgate de alguma forma de escravidão com base no pagamento de um preço por um redentor. CRISTO (a CRUZ) foi nossa redenção Marcos 10: 45 – “Porque o Filho do homem também não veio para servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate (em redenção) de muitos”

O Evangelho 22 A CRUZ DE CRISTO REDENÇÃO: Resgate de alguma forma de escravidão

O Evangelho 22 A CRUZ DE CRISTO REDENÇÃO: Resgate de alguma forma de escravidão com base no pagamento de um preço por um redentor. Colossenses 1: 14 – “Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados”. Romanos 3: 24 – “Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. ”

A CRUZ DE CRISTO O Evangelho 23 REDENÇÃO: Resgate de alguma forma de escravidão

A CRUZ DE CRISTO O Evangelho 23 REDENÇÃO: Resgate de alguma forma de escravidão com base no pagamento de um preço por um redentor. A CRUZ - Nos resgata do pecado - Nos resgata das mãos do diabo - É o preço pago por nós Ou seja, faz redenção por nossos pecados. 1 Coríntios 6: 20 – “Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus. ”

O Evangelho 24 A CRUZ DE CRISTO RECONCILIÇÃO

O Evangelho 24 A CRUZ DE CRISTO RECONCILIÇÃO

A CRUZ DE CRISTO O Evangelho 25 RECONCILIAÇÃO: A restauração da comunhão entre o

A CRUZ DE CRISTO O Evangelho 25 RECONCILIAÇÃO: A restauração da comunhão entre o pecador e o Deus Justo e Santo, através de Cristo. Éramos inimigos de Deus: Romanos 5: 10 - Porque se nós, sendo inimigos. . . Cl 1: 21 – “A vós, que noutro tempo éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más”. Efésios 2: 3 – “Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também”.

A CRUZ DE CRISTO O Evangelho 26 RECONCILIAÇÃO: A restauração da comunhão entre o

A CRUZ DE CRISTO O Evangelho 26 RECONCILIAÇÃO: A restauração da comunhão entre o pecador e o Deus Justo e Santo, através de Cristo. CRISTO (a CRUZ) foi nossa reconciliação: Efésios 2: 13 -16 – “Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto. E pela CRUZ reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades”. Romanos 5: 10 – “Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida”.

A CRUZ DE CRISTO O Evangelho 27 RECONCILIAÇÃO: A restauração da comunhão entre o

A CRUZ DE CRISTO O Evangelho 27 RECONCILIAÇÃO: A restauração da comunhão entre o pecador e o Deus Justo e Santo, através de Cristo. CRISTO (a CRUZ) foi nossa reconciliação: Cl 1: 20 -21 “E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua CRUZ, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus. A vós também, que noutro tempo éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora contudo vos reconciliou” Cristo morre na CRUZ para nos reconciliar com Deus

O Evangelho 28 A CRUZ DE CRISTO RECONCILIAÇÃO: A restauração da comunhão entre o

O Evangelho 28 A CRUZ DE CRISTO RECONCILIAÇÃO: A restauração da comunhão entre o pecador e o Deus Justo e Santo, através de Cristo. A CRUZ - Remove a barreira entre nós e Deus - Desfaz a nossa inimizade com Deus - Restaura nossa comunhão com Deus Ou seja, nos reconcilia com Deus 2 Coríntios 5: 18 -19 – “E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação”.

O Evangelho 29 A CRUZ DE CRISTO JUSTIFICAÇÃO

O Evangelho 29 A CRUZ DE CRISTO JUSTIFICAÇÃO

O Evangelho 30 A CRUZ DE CRISTO JUSTIFICAÇÃO: Anunciar um veredito favorável, declarar o

O Evangelho 30 A CRUZ DE CRISTO JUSTIFICAÇÃO: Anunciar um veredito favorável, declarar o pecador legalmente justo diante de Deus. Éramos culpado por nosso pecados: Romanos 3: 23 – “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”. Romanos 5: 18 – “Pois assim como por um só pecado veio o juízo sobre todos os homens para condenação”

A CRUZ DE CRISTO O Evangelho 31 JUSTIFICAÇÃO: Anunciar um veredito favorável, declarar o

A CRUZ DE CRISTO O Evangelho 31 JUSTIFICAÇÃO: Anunciar um veredito favorável, declarar o pecador legalmente justo diante de Deus. CRISTO (a CRUZ) foi nossa justificação: Romanos 3: 23 -28 “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue (CRUZ) Romanos 4: 25 “O qual por nossos pecados foi entregue, e ressuscitou para nossa justificação”.

A CRUZ DE CRISTO O Evangelho 32 JUSTIFICAÇÃO: Anunciar um veredito favorável, declarar o

A CRUZ DE CRISTO O Evangelho 32 JUSTIFICAÇÃO: Anunciar um veredito favorável, declarar o pecador legalmente justo diante de Deus. A CRUZ - Remove a culpa do pecado - Cancela a sentença do pecado - Nos declara justos diante de Deus Ou seja: nos justifica dos nosso pecados Rm 5: 16 “(. . . ) Porque o juízo veio de uma só ofensa, na verdade, para condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação”.

O Evangelho 33 A CRUZ DE CRISTO IMPUTAÇÃO

O Evangelho 33 A CRUZ DE CRISTO IMPUTAÇÃO

A CRUZ DE CRISTO O Evangelho 34 IMPUTAÇÃO: Imputação (do verbo imputar) significa: atribuir

A CRUZ DE CRISTO O Evangelho 34 IMPUTAÇÃO: Imputação (do verbo imputar) significa: atribuir a alguém alguma coisa, creditar, colocar na conta. EXEMPLO: Gálatas 3: 6 – “Assim como Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça”. Levítico 1: 4 -5 “E porá a sua mão sobre a cabeça do holocausto, para que seja aceito a favor dele, para a sua expiação. Depois degolará o bezerro perante o Senhor. . . ” Por que o sacerdote estava fazendo isso? Ele está (quando impõe as mãos) transferindo (imputando) simbolicamente os pecados do povo de Israel no animal.

A CRUZ DE CRISTO O Evangelho 35 IMPUTAÇÃO: Imputação (do verbo imputar) significa: atribuir

A CRUZ DE CRISTO O Evangelho 35 IMPUTAÇÃO: Imputação (do verbo imputar) significa: atribuir a alguém alguma coisa, creditar, colocar na conta. EXEMPLO: Jesus é visto como o cordeiro que tira (remove) o pecado do mundo. João 1: 29 – “No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”. Como ele fez isso? Novamente: A CRUZ

A CRUZ DE CRISTO O Evangelho 36 IMPUTAÇÃO: Imputação (do verbo imputar) significa: atribuir

A CRUZ DE CRISTO O Evangelho 36 IMPUTAÇÃO: Imputação (do verbo imputar) significa: atribuir a alguém alguma coisa, creditar, colocar na conta. EXEMPLO: Na cruz, nossos pecados são imputados em Cristo 1 Pedro 2: 24 “Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro”.

A CRUZ DE CRISTO O Evangelho 37 IMPUTAÇÃO: Imputação (do verbo imputar) significa: atribuir

A CRUZ DE CRISTO O Evangelho 37 IMPUTAÇÃO: Imputação (do verbo imputar) significa: atribuir a alguém alguma coisa, creditar, colocar na conta. EXEMPLO: Mas, o que ocorreu naquela CRUZ? Houve uma dupla transferência, uma dupla imputação, no momento que o pecador crê, ele não só tem seus pecados imputados em Cristo, mas a justiça de Cristo é imputada sobre nós! 2 Coríntios 5: 21 “Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus. ”

A CRUZ DE CRISTO O Evangelho 38 IMPUTAÇÃO: Imputação (do verbo imputar) significa: atribuir

A CRUZ DE CRISTO O Evangelho 38 IMPUTAÇÃO: Imputação (do verbo imputar) significa: atribuir a alguém alguma coisa, creditar, colocar na conta. EXEMPLO: A CRUZ - Transfere nossos pecados a Cristo - Transfere a justiça de Cristo a nós Ou seja: faz uma dupla imputação A imputação dos seus pecados em Cristo e a imputação da justiça de Cristo a nós pôde ocorrer mediante a CRUZ

O Evangelho 39 A CRUZ DE CRISTO ADOÇÃO

O Evangelho 39 A CRUZ DE CRISTO ADOÇÃO

A CRUZ DE CRISTO O Evangelho 40 ADOÇÃO: É o ato de transferência de

A CRUZ DE CRISTO O Evangelho 40 ADOÇÃO: É o ato de transferência de uma família estranha para família de Deus, onde os crentes se tornam filhos de Deus. Estávamos desgarrados, éramos filhos da ira: 1 Pedro 2: 25 “Porque éreis como ovelhas desgarradas; mas agora tendes voltado ao Pastor e Bispo das vossas almas”; Efésios 2: 3 – “Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também”.

A CRUZ DE CRISTO O Evangelho 41 ADOÇÃO: É o ato de transferência de

A CRUZ DE CRISTO O Evangelho 41 ADOÇÃO: É o ato de transferência de uma família estranha para família de Deus, onde os crentes se tornam filhos de Deus CRISTO (a CRUZ) foi nossa ADOÇÃO: João 1: 12 -13 – “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus”.

A CRUZ DE CRISTO O Evangelho 42 ADOÇÃO: É o ato de transferência de

A CRUZ DE CRISTO O Evangelho 42 ADOÇÃO: É o ato de transferência de uma família estranha para família de Deus, onde os crentes se tornam filhos de Deus CRISTO (a CRUZ) foi nossa ADOÇÃO: Romanos 8: 15 -16 – “Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.

A CRUZ DE CRISTO O Evangelho 43 ADOÇÃO: É o ato de transferência de

A CRUZ DE CRISTO O Evangelho 43 ADOÇÃO: É o ato de transferência de uma família estranha para família de Deus, onde os crentes se tornam filhos de Deus Cristo foi nossa ADOÇÃO: Gálatas 4: 4 -6 – “Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos. E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai”.

O Evangelho 44 A CRUZ DE CRISTO ADOÇÃO: É o ato de transferência de

O Evangelho 44 A CRUZ DE CRISTO ADOÇÃO: É o ato de transferência de uma família estranha para família de Deus, onde os crentes se tornam filhos de Deus A CRUZ - Nos dá uma nova família - Nos faz filhos de Deus - Nos dá uma herança Ou seja, promove a adoção de pecadores 1 João 3: 1 -2 Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. ”

O Evangelho 45 A Cruz De Cristo

O Evangelho 45 A Cruz De Cristo