Erika Karla da Silva Wendell Rafael Silva da

  • Slides: 11
Download presentation
Erika Karla da Silva Wendell Rafael Silva da Nóbrega Therence Yves Pereira Barros da

Erika Karla da Silva Wendell Rafael Silva da Nóbrega Therence Yves Pereira Barros da Silva Cerebe Natal/RN 2011

O cerebelo é um órgão que faz parte do Sistema Nervoso supra-segmentar, que se

O cerebelo é um órgão que faz parte do Sistema Nervoso supra-segmentar, que se origina da parte dorsal do metencéfalo. A palavra cerebelo origina-se do latim e significa "pequeno cérebro". Sua função básica é a de modular e regular a função motora, coordenando os movimentos, regulando o equilíbrio, o tônus muscular e mantendo a postura.

→ O cerebelo representa a maior massa do encéfalo, deriva da parte dorsal do

→ O cerebelo representa a maior massa do encéfalo, deriva da parte dorsal do metencéfalo e fica situado dorsalmente ao bulbo e à ponte, contribuindo para a formação do teto do IV ventrículo. Repousa sobre a fossa cerebelar do osso occipital e está separado do lobo occipital do cérebro por uma prega da dura-máter denominada tenda do cerebelo. Liga-se à medula e ao bulbo pelo pedúnculo cerebelar inferior , a ponte pelo pedúnculo cerebelar médio e o mesencéfalo pedúnculo superior. Pedúnculo cerebelar superior Pedúnculo cerebelar médio Pedúnculo cerebelar inferior

Face anterior do cerebelo Face superior do cerebelo Face inferior do cerebelo Anatomicamente, o

Face anterior do cerebelo Face superior do cerebelo Face inferior do cerebelo Anatomicamente, o cerebelo possui três faces e é dividido em dois hemisférios cereberales, entre eles existe uma porção ímpar e mediana chamada de vérmis. O vérmis é pouco separado dos hemisférios na face superior do cerebelo, o que não ocorre na face inferior, onde dois sulcos são bem evidentes o separam das partes laterais. O vérmis é dividido em 9 lóbulos delimitados por fissuras.

A superfície do cerebelo apresenta sulcos de direção predominantemente transversal, que delimitam lâminas finas

A superfície do cerebelo apresenta sulcos de direção predominantemente transversal, que delimitam lâminas finas denominadas folhas do cerebelo. Existem também sulcos mais pronunciados, as fissuras do cerebelo, que delimitam lóbulos, cada um deles podendo conter várias folhas.

Os lóbulos recebem dominações diferentes no vermis e nos hemisférios. Os hemisférios são divididos

Os lóbulos recebem dominações diferentes no vermis e nos hemisférios. Os hemisférios são divididos em Hemisfério Superior e Hemisfério Posterior pela fissura Primária, considerada a mais profunda de todas as fissuras do cerebelo.

Constituido de 3 lobos, o cerebelo tem denominações diferentes no vérmis e nos hemisférios.

Constituido de 3 lobos, o cerebelo tem denominações diferentes no vérmis e nos hemisférios. O vérmis é dividido em 9 lóbulos, cada uma deles tem referência a uma estrutura dos hemisférios.

Em um corte sagital mediano é possível visualizar a divisão do vérmis em que

Em um corte sagital mediano é possível visualizar a divisão do vérmis em que tem-se entre eles as suas respectivas fissuras.

O cerebelo é constituído de um centro de substância branca, o corpo medular do

O cerebelo é constituído de um centro de substância branca, o corpo medular do cerebelo, de onde irradiam as lâminas brancas do cerebelo, revestidas externamente por uma tina camada de substância cinzenta, o córtex cerebelar.

A lesão do cerebelo por trauma ou doença perturba a coordenação muscular, em uma

A lesão do cerebelo por trauma ou doença perturba a coordenação muscular, em uma condição denominada ataxia. Um sinal de ataxia é o padrão de fala inalterado, devido a não coordenação dos musculos da fala. Os indivíduos que consomem álcool em demasia mostram sinais de ataxia, pois o álcool inibe a atividade cerebelar. A lesão cerebelar tambem pode resultar em marcha cambaleante ou movimentos anormais de deambulação.

Bibliografia ●MACHADO, NGELO. Neuroanatomia Funcional. Rio de Janeiro/ São Paulo: Atheneu, 1991. ●TORTORA, Gerrard

Bibliografia ●MACHADO, NGELO. Neuroanatomia Funcional. Rio de Janeiro/ São Paulo: Atheneu, 1991. ●TORTORA, Gerrard J. Corpo Humano: fundamentos de anatomia e fisiologia. Porto Alegre: Artmed. 2006. ●Cerebelo [http: //www. geocities. com/epamjr/neuro/cerebelo. html] Visitado dia: 01/04/2011 ●Neurologia – Cerebelo [http: //www. auladeanatomia. com/neurologia/cerebelo. html] Visitado dia: 03/04/2011