Composio e importncia da atmosfera Definio de atmosfera

  • Slides: 7
Download presentation
Composição e importância da atmosfera

Composição e importância da atmosfera

Definição de atmosfera: Massa gasosa que envolve a Terra, pela força da gravidade, com

Definição de atmosfera: Massa gasosa que envolve a Terra, pela força da gravidade, com várias camadas: troposfera, estratosfera, mesosfera e termosfera Composição: n Azoto (N 2) 78, 08 %; n Oxigénio (O 2) 20, 94 %; n Argon (Ar) 0, 93 %; n Dióxido de carbono (CO 2) 0, 035 %; n Hélio (He) 0, 0018 %; n Ozono (O 3) 0, 00006 %; n Hidrogénio (H 2) 0, 00005 %; n Metano (CH 4) indícios

Relação entre temperatura e atmosfera A atmosfera está estruturada em três camadas relativamente quentes,

Relação entre temperatura e atmosfera A atmosfera está estruturada em três camadas relativamente quentes, separadas por duas camadas relativamente frias. Os contactos entre essas camadas são áreas de descontinuidade. As camadas superiores do planeta reflectem cerca de quarenta por cento da radiação solar. Destes, aproximadamente 17% são absorvidos pelas camadas inferiores. o dióxido de carbono e o vapor de água absorvem os raios infravermelhos. Estes mecanismos permitem um equilíbrio dinâmico de temperaturas em todo o planeta.

A Evolução da atmosfera da Terra n Primeira atmosfera Constituída por hélio e hidrogénio.

A Evolução da atmosfera da Terra n Primeira atmosfera Constituída por hélio e hidrogénio. O calor provindo da crosta terrestre ainda em forma de plasma, e o sol a dissiparam. Depois de emitidos eles não permanecem no mesmo lugar; em vez disso, espalham-se por toda a atmosfera.

n Segunda atmosfera (formada principalmente de dióxido de carbono e vapor de água, amónia,

n Segunda atmosfera (formada principalmente de dióxido de carbono e vapor de água, amónia, metano, óxido de enxofre). A aproximadamente 3. 5 biliões anos atrás, a superfície do planeta tinha esfriado o suficiente para formar uma crosta endurecida, povoando-a com vulcões que liberaram vapor de água, dióxido de carbono, e amoníaco. O efeito estufa, causado por altos níveis de dióxido de carbono, impediu a Terra de congelar. Durante os próximos biliões anos, devido ao resfriamento, o vapor de água condensou para precipitar chuva e formar oceanos, que começaram a dissolver o dióxido de carbono. Seriam absorvidos 50% do dióxido de carbono nos oceanos.

Segunda atmosfera (continuação) Surgiram organismos fotossintéticos que evoluiriam e começaram a converter dióxido de

Segunda atmosfera (continuação) Surgiram organismos fotossintéticos que evoluiriam e começaram a converter dióxido de carbono em oxigénio. Estando o oxigénio livre na atmosfera reagindo com o amoníaco, foi liberado azoto, simultaneamente as bactérias também iniciaram a conversão do amoníaco em azoto. Aumentando a população vegetal, os níveis de oxigénio cresceram significativamente (enquanto níveis de dióxido de carbono diminuíram). No princípio o oxigénio combinou com vários elementos (como ferro), mas eventualmente acumulou na atmosfera resultando em extinções em massa e evolução.

n Terceira atmosfera Com o aparecimento da camada de ozono(O 3), a Ozonosfera, as

n Terceira atmosfera Com o aparecimento da camada de ozono(O 3), a Ozonosfera, as formas de vida no planeta ficaram protegidas da radiação ultravioleta. Esta atmosfera tem uma estrutura complexa que age como reguladora da temperatura (analisado anteriormente – slide 3)