A Orao de Jesus Visitenos em www tesouroescondido

  • Slides: 16
Download presentation
A Oração de Jesus Visite-nos em: www. tesouroescondido. com www. blog. tesouroescondido. com Twitter:

A Oração de Jesus Visite-nos em: www. tesouroescondido. com www. blog. tesouroescondido. com Twitter: @tesouroescondid Facebook: Tesouro Escondido Para receber novos pps: meditacaosextafeira@gmail. com

Caríssimos. Na semana passada falávamos a respeito de “Ser de Jesus” e hoje abordaremos

Caríssimos. Na semana passada falávamos a respeito de “Ser de Jesus” e hoje abordaremos a “Oração de Jesus”. “Impossível imaginar oração mais íntima e profunda do que a de Jesus! Foram longos anos transcorridos em Nazaré e os quarenta dias passados no deserto; depois, durante sua vida apostólica, consagrava à oração, geralmente, a noite toda ou em parte”. Meditemos. Carinhosamente, Graziela

Ele é o Mestre também do nosso rezar; mais ainda, Ele é o sustento

Ele é o Mestre também do nosso rezar; mais ainda, Ele é o sustento ativo e fraterno de todo o nosso dirigir-se ao Pai. Verdadeiramente, como sintetiza um título do Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, "a oração é plenamente revelada e atuada em Jesus" (541 -547).

"Quando todo o povo ia sendo batizado, também Jesus o foi. E estando ele

"Quando todo o povo ia sendo batizado, também Jesus o foi. E estando ele a orar, o céu se abriu e o Espírito Santo desceu sobre ele" (Lc 3, 21 -22). Exatamente este "estar em oração", em diálogo com o Pai, ilumina a ação que realizou junto a tantos de seu povo, reunidos às margens do Jordão. Rezando, Ele dá a esse gesto um traço exclusivo e pessoal.

Recolhendo-se em oração, Jesus mostra o íntimo vínculo com o Pai que está nos

Recolhendo-se em oração, Jesus mostra o íntimo vínculo com o Pai que está nos Céus, experimenta a sua paternidade, colhe a beleza exigente do seu amor, e no colóquio com Ele recebe a confirmação da sua missão.

Através da oração, Jesus vive em profundidade a própria filiação e a experiência da

Através da oração, Jesus vive em profundidade a própria filiação e a experiência da paternidade de Deus (cf. Lc 3, 22 b), desce no batismo o Espírito Santo (cf. Lc 3, 22 a), que o guia na sua missão e que Ele infundirá após ser levantado na cruz (cf. Jo 1, 32 -34; 7, 37 -39), para que ilumine a obra da Igreja. Na oração, Jesus vive um ininterrupto contato com o Pai para realizar até o fim o projeto de amor para os homens.

Narrando-nos o episódio de Jesus aos doze anos no templo, sentado em meio aos

Narrando-nos o episódio de Jesus aos doze anos no templo, sentado em meio aos mestres (cf. Lc 2, 42 -52), o Evangelista Lucas deixa entrever como Jesus, que reza após o Batismo ao Jordão, tem um longo costume de oração íntima com Deus Pai, enraizada nas tradições, no estilo da sua família, nas experiências decisivas nela vividas.

O ensinamento de Jesus sobre a oração surge certamente do seu modo de rezar

O ensinamento de Jesus sobre a oração surge certamente do seu modo de rezar adquirido em família, mas tem a sua origem profunda e essencial no seu ser Filho de Deus, na sua relação única com Deus Pai. O Compêndio do Catecismo da Igreja Católica – respondendo à pergunta "Com quem Jesus aprendeu a rezar? " – diz: "Jesus, segundo o seu coração de homem, foi ensinado a rezar por sua Mãe e pela tradição judaica. Mas a sua oração brota duma fonte secreta, porque Ele é o Filho eterno de Deus, que, na sua santa humanidade, dirige a seu Pai a oração filial perfeita" (541).

Na nossa oração devemos aprender, sempre mais, a entrar nessa história da qual Jesus

Na nossa oração devemos aprender, sempre mais, a entrar nessa história da qual Jesus é o cume, renovar diante de Deus a nossa decisão pessoal de abrirmo-nos à sua vontade, pedir a Ele a força de configurar a nossa vontade à sua, em toda a nossa vida, em obediência ao seu projeto de amor por nós.

A oração de Jesus toca todas as fases do seu ministério e todos os

A oração de Jesus toca todas as fases do seu ministério e todos os seus dias. Os cansaços não a bloqueiam. Os Evangelhos, antes, deixam transparecer um costume de Jesus de transcorrer em oração parte da noite.

Quando as decisões se fazem urgentes e complexas, a sua oração torna-se mais prolongada

Quando as decisões se fazem urgentes e complexas, a sua oração torna-se mais prolongada e intensa. Na iminência da escolha dos Doze Apóstolos, por exemplo, Lucas salienta a duração noturna da oração preparatória de Jesus: "Naqueles dias, Jesus retirou-se a uma montanha para rezar, e passou aí toda a noite orando a Deus. Ao amanhecer, chamou os seus discípulos e escolheu doze dentre eles que chamou de apóstolos" (Lc 6, 12 -13).

Olhando para a oração de Jesus, deve surgir em nós uma pergunta: Como nós

Olhando para a oração de Jesus, deve surgir em nós uma pergunta: Como nós rezamos? Qual é o tempo que dedicamos à relação com Deus? Faz-se hoje uma suficiente educação e formação à oração? E quem pode ser o nosso mestre? Na Exortação Apostólica Verbum Domini, falei da importância da leitura orante da Sagrada Escritura.

Escutar, meditar, ficar em silêncio diante do Senhor que fala é uma arte, que

Escutar, meditar, ficar em silêncio diante do Senhor que fala é uma arte, que se aprende praticando com constância. Certamente a oração é um dom que requer, todavia, ser acolhido; é obra de Deus, mas exige compromisso e continuidade de nossa parte, sobretudo a continuidade e a constância são importantes. Exatamente a experiência exemplar de Jesus mostra que a sua oração, animada pela paternidade de Deus e pela comunhão com o Espírito, é aprofundada em um prolongado e fiel exercício, desde o Jardim das Oliveiras até a Cruz.

Hoje, os cristãos são chamados a serem testemunhas de oração, exatamente porque o nosso

Hoje, os cristãos são chamados a serem testemunhas de oração, exatamente porque o nosso mundo está muitas vezes fechado ao horizonte divino e à esperança que leva ao encontro com Deus. Na amizade profunda com Jesus e vivendo n'Ele e com Ele a relação filial com o Pai, através da nossa oração fiel e constante, possamos abrir janelas ao Céu de Deus. Ainda mais, no percorrer a via da oração, sem recursos humanos, possamos auxiliar outros a percorrê-la: também para a oração cristã é verdadeiro que, caminhando, abrem-se caminhos.

Queridos irmãos e irmãs, eduquemo-nos a uma relação com Deus intensa, a uma oração

Queridos irmãos e irmãs, eduquemo-nos a uma relação com Deus intensa, a uma oração que não seja ocasional, mas constante, plena de confiança, capaz de iluminar a nossa vida, como ensina-nos Jesus. E peçamos a Ele o poder comunicar às pessoas que nos são próximas, àquelas que encontramos na nossa estrada, a alegria do encontro com o Senhor, luz para a existência.

Texto – Da Catequese do Papa Bento XVI - A oração de Jesus. 30.

Texto – Da Catequese do Papa Bento XVI - A oração de Jesus. 30. 11. 2011: Cidade do Vaticano Imagem – Google Música – Pe. João de Deus Castro Lobo – Gratias/Largo Formatação - Graziela