EBD 1 A Orao de Moiss ORAR SE
EBD 1
A Oração de Moisés ORAR É SE COMPROMETER Saber: Compreender que orar é nos comprometer. Saber: Compreender que as nossas orações precisam ser a expressão do nosso compromisso com Deus. Saber: Comprender que nossas orações precisam espelhar os propósitos de Deus. Fazer: Desenvolver um ministério de intercessão em favor de outros.
Texto Áureo: Êxodo 33. 11 a “E o SENHOR falava com Moisés face a face, como quem fala com seu amigo”
Dinâmica de motivação para a introdução do tema: Interceder em favor de alguém Assim que os alunos forem chegando entregar pedaços de papel coloridos. Cada aluno escreverá um pedido de oração intercessória por alguém que precisa da intervenção de Deus em sua vida. Caso queira, poderá colocar o nome. Trocar os papéis uns com os outros e promover um momento de oração silenciosa. Cada aluno irá orar pelo dono do pedido e pelo pedido feito.
A oração na vida de Moisés comprometimento Um encontro entre Deus e Moisés durou longos “ 40 dias e 40 noites”. Após esse período de intensa oração, Moisés enfrentou um triste episódio que o levou a interceder com veemência diante de Deus pelo povo.
Pontos importantes • O povo que havia permanecido no deserto não conseguia suportar a ausência do seu líder por tanto tempo. O povo então se voltou para Arão e pediu: “um deus” (Ex 32. 1). Arão, então, lhes deu um bezerro de ouro (Ex 32. 24). • O povo ainda se sentia inseguro pelo fato de ter que andar com um Deus a quem eles não podiam ver, nem tocar e, muito menos, manipular. O povo estava trocando “Eu Sou o que Sou” por um ídolo.
Conexão com a vida Discutir � Somos constantemente tentados a trocar o Deus verdadeiro e a sua vontade por ídolos mais identificados com os nossos planos e desejos. Como o povo hebreu pôde ter trocado o “Eu Sou o que Sou” por um ídolo? Alerta: Conhecer o Filho de Deus como nosso Senhor e Salvador traz profundas implicações para a maneira como nós vivemos. Deus espera que o seu povo viva à altura da revelação que recebeu.
Resposta de Deus a esse episódio: • A primeira coisa que Deus faz é medir o grau de comprometimento de Moisés. (Ex 32. 7). • Deus está chamando Moisés para dentro do problema. Moisés ia precisar se comprometer. • Deus também tomou a decisão de compartilhar com Moisés a sua intenção de destruir aquele povo obstinado com as chamas da sua ira. Há boas razões para acreditarmos que assim Deus estava claramente desafiando Moisés a orar e foi exatamente o que aconteceu. Moisés orou.
Importantes ensinos da oração de Moisés Aluno 1 Nossas orações precisam ser a expressão do nosso compromisso com Deus • Leitura de Êxodo 32. 32 – Neste texto Moisés desafia o próprio Deus. • Traduzindo na linguagem de hoje: Ou perdoa esse povo ou “apaga-me”. Moisés pede não apenas para ser excluído, mas esquecido. • Resposta de Deus – “Riscarei do meu livro aquele que tiver pecado contra mim” (Ex 32. 33). • Comparar as palavras de Moisés com as palavras de Jesus: “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem” (Lc 23. 34).
Conexão com a vida • Você alguma vez já intercedeu em favor daqueles que estão afastados do Senhor? • Interceder pelos outros é lutar por uma causa que não é sua. Você está disposto? • Nós só oramos, de verdade, por aquilo com o qual nos comprometemos.
Aluno 2 Nossas orações precisam espelhar os propósitos de Deus • Moisés intercede pelo povo, e inicia pela história da salvação. O que Moisés estava querendo dizer é que havia muita coisa em jogo, e que simplesmente matar o povo no deserto, seria jogar fora tudo o que havia sido feito até aquele dia. • Moisés baseou a sua oração inteiramente nos propósitos de Deus e não na tentativa de justificar o povo dos seus pecados. • Moisés orou implorando com base naquilo que Deus já havia feito e prometeu fazer. A oração de Moisés aplacou a ira de Deus. • Aqui também podemos ver a figura de Jesus como intercessor” (Rm 8. 33 -35, 38, 39).
Conexão com a vida Um voluntário para orar pelo seguinte pedido: Por aqueles que estão aprisionados pelo pecado e que precisam se converter
PARA TERMINAR Há uma coisa que nós precisamos saber, se nós pertencemos a Jesus, ele intercede por nós. Jesus nos convida a nos unir a ele no compromisso com o povo de Deus. Orar é nos comprometer. Orar é assumir riscos. Gosto muito da definição de oração de Dallas Willard que diz: “Oração é uma conversa com Deus a respeito das coisas que fazemos juntos”
ATIVIDADES DO SUPLEMENTO MEU ESPAÇO DE ORAÇÃO 13 12 11 4. Pelos missionários, militares, pessoas que estão em asilos e meus colegas de trabalho. 11 10 9 11 7 6 5 4 3
- Slides: 14