A FILOSOFIA DE ARISTTELES nasceu em Estagira no

  • Slides: 14
Download presentation
A FILOSOFIA DE ARISTÓTELES: nasceu em Estagira, no ano de 384 a. C. ,

A FILOSOFIA DE ARISTÓTELES: nasceu em Estagira, no ano de 384 a. C. , na Macedônia e faleceu no ano 322, em Cálcis, um ano depois da morte de Alexandre, o Grande (323 a. C. )

Aristóteles foi discípulo da Academia de Platão por 19 anos. Após a morte de

Aristóteles foi discípulo da Academia de Platão por 19 anos. Após a morte de Platão (347 a. C. ), Aristóteles rompe com o sistema platônico e elabora sua própria linha de reflexão filosófica.

O Pensamento de Aristóteles: desenvolveu-se principalmente a partir de sua crítica ao sistema filosófico

O Pensamento de Aristóteles: desenvolveu-se principalmente a partir de sua crítica ao sistema filosófico de Platão Crítica aos Pré-socráticos e a Platão

Ano de 355: em Atenas, Aristóteles funda sua própria escola filosófica: o Liceu. Durante

Ano de 355: em Atenas, Aristóteles funda sua própria escola filosófica: o Liceu. Durante alguns anos (343 a 340) foi preceptor de Alexandre (o Grande), filho do Rei Filipe, da Macedônia.

A principal crítica de Aristóteles ao sistema filosófico de Platão direcionava -se, principalmente, à

A principal crítica de Aristóteles ao sistema filosófico de Platão direcionava -se, principalmente, à Teoria das Idéias (ou Teoria das Formas). ARISTÓTELES REJEITOU O DUALISMO PLATÔNICO

Aristóteles rejeita a Tese platônica da existência de dois mundos: o inteligível (mundo das

Aristóteles rejeita a Tese platônica da existência de dois mundos: o inteligível (mundo das idéias) e o sensível (mundo da materialidade). Aristóteles considera necessário um novo ponto de partida para a sua metafísica: a concepção de real – evitando o dualismo platônico.

A METAFÍSICA DE ARISTÓTELES A CONCEPÇÃO DA REALIDADE O que existe é a SUBST

A METAFÍSICA DE ARISTÓTELES A CONCEPÇÃO DA REALIDADE O que existe é a SUBST NCIA INDIVIDUAL que podemos considerar como o indivíduo material concreto (synolon)

A substância individual seria o constituinte último da realidade – evitando assim o dualismo.

A substância individual seria o constituinte último da realidade – evitando assim o dualismo. A REALIDADE SERIA COMPOSTA POR UM CONJUNTO DE INDIVÍDUOS MATERIAIS CONCRETOS.

INDIVÍDUOS: compostos de matéria (hyle) e forma (eidos). Matéria: é o princípio de individuação.

INDIVÍDUOS: compostos de matéria (hyle) e forma (eidos). Matéria: é o princípio de individuação. Forma: é a maneira como, em cada indivíduo, a matéria se organiza.

Para Aristóteles, matéria e forma são indissociáveis, constituindo uma unidade. Para ele, não existem

Para Aristóteles, matéria e forma são indissociáveis, constituindo uma unidade. Para ele, não existem formas ou idéias puras, como no mundo Inteligível de Platão.

Segundo Aristóteles, foi o intelecto humano, pela abstração, que fez essa separação entre matéria

Segundo Aristóteles, foi o intelecto humano, pela abstração, que fez essa separação entre matéria e forma no processo de conhecimento da realidade.

Exemplo: para Platão: existe uma essência de cavalo, uma essência de ser humano. Para

Exemplo: para Platão: existe uma essência de cavalo, uma essência de ser humano. Para Aristóteles: não existe uma essência no mundo das idéias. Existe esse cavalo, aquele cavalo; existe o João, o Pedro, a Maria enquanto seres individuais concretos.

“A idéia de homem é apenas uma natureza comum a todos os homens, não

“A idéia de homem é apenas uma natureza comum a todos os homens, não pode existir isoladamente. A idéia ou forma é um princípio de determinação que faz com que um indivíduo pertença a uma determinada espécie” (MARCONDES, 2001).

“Porém, apenas as substâncias existem; se não existissem indivíduos, nada existiria, nem gêneros, nem

“Porém, apenas as substâncias existem; se não existissem indivíduos, nada existiria, nem gêneros, nem espécies” (MARCONDES, 2001).