Vdeo aula de Cincias 6 ano Prof Maria

  • Slides: 6
Download presentation
Vídeo aula de Ciências 6° ano Prof. ª Maria da Glória

Vídeo aula de Ciências 6° ano Prof. ª Maria da Glória

Capítulo 13 – Materiais sintéticos e os resíduos sólidos. 1 – Materiais sintéticos. Entende-se

Capítulo 13 – Materiais sintéticos e os resíduos sólidos. 1 – Materiais sintéticos. Entende-se por material sintético um determinado material obtido artificialmente, ou seja, que contém substâncias desenvolvidas em laboratórios e não extraídas diretamente da natureza. Ex. plásticos. Um material sintético é muito diferente das substâncias naturais originadas. O algodão extraído da planta, é um exemplo de material natural usado para a confecção de roupas. Nos dias de hoje, as roupas são feitas de poliéster, um material sintético fabricado a partir de compostos obtidos do petróleo. A borracha natural é feita a partir do látex produzido pela seringueira. Ao látex são adicionados alguns produtos para que a borracha fique dura e elástica. Com essa matéria-prima são fabricados vários produtos ( utensílios de cozinha, luvas de borrachas etc. ) Já a borracha sintética é feita por meio de um processo industrial, a partir de derivados do petróleo. Os plásticos. Vários objetos que estão á sua volta é feito de plástico. Os plásticos representam um tipo de material sintético feito a partir de derivados de petróleo. São materiais vantajosos em determinadas situações, pois são resistentes e leves. A desvantagem do plástico, no entanto, é que esse material representa um grave problema para o ambiente: a maior parte dos plásticos não é biodegradável, ou seja, não pode ser decomposto por bactérias e fungos. Materiais não biodegradáveis não sofrem a ação da decomposição, pois demoram centenas de anos para se defazer.

Uma das vantagens das garrafas PET, é que são feitas por um tipo de

Uma das vantagens das garrafas PET, é que são feitas por um tipo de plástico (politereftalado de etileno) que pode ser reciclado. Os medicamentos. A maioria dos medicamentos também é feito de matérias sintéticos. Esses produtos são feitos em laboratórios de dependem de longas pesquisas científicas que testam sua eficácia e efeitos adversos e colaterais. Os medicamentos que aliviam dores (analgésicos), diminuem febre, (antitérmicos) e os antiinflamatórios são muito consumido pela população. Alguns desses medicamentos são derivados do ácido salicílico, um componente sintético, semelhante a á substância salicina , que é encontrada na casca a árvore conhecida como salgueiro Os antibióticos são medicamentos que inicialmente eram produzidos a partir de seres vivos (bactérias e fungos) e que atualmente são produzidos a partir de substâncias sintéticas. O uso correto de antibióticos ajuda na cura de doenças e salva vidas. Defensores agrícolas Uma das maneiras de combater os organismos que atacam as plantas é utilizar defensores agrícolas, também chamados de pesticidas agroquímicos ou agrotóxicos. Um dos problemas do agrotóxico é podem matar determinados organismos, como a joaninha, que se alimentam de animais que atacam as plantações. Eles matam também insetos, como as abelhas e as borboletas, responsáveis pela polinização. O uso de agrotóxicos pode ser reduzido com a adoção de diversas medidas, como a utilização de um predador ou parasita de praga. Outras praticas que ajudam a diminuir o uso de agrotóxicos são; a rotação de cultura, o plantio direto e a manutenção de áreas a próximas às da lavoura com vegetação natural da região e a escolha da época para o plantio. Outra opção é o uso da agricultura orgânica, que se vale dessa e de outras técnicas para evitar o uso de agrotóxicos.

2 – Tecnologia e alimentação São usadas varias técnicas para protege os alimentos frescos,

2 – Tecnologia e alimentação São usadas varias técnicas para protege os alimentos frescos, como frutas e verduras. Esses alimentos estragam porque sofrem a ação de microrganismos. Uma das maneiras de conservar os alimentos por mais tempo é mantê-los refrigerados ou congelados, já que baixas temperaturas diminuem ou interrompem as atividades das bactérias e de outros microrganismos. Outra técnica usada é a pasteurização Por meio dessa técnica líquidos como o leite, são aquecidos a uma temperatura entre 72°C e 75°C por período de 15 a 20 segundo e depois esfriados rapidamente, o que causa a morte dos microrganismos. Outro tipo de conservação dos alimentos é o salgamento, que desidrata o alimento e dificulta a sobrevivência ou reprodução de microrganismo. É o caso do bacalhau, da carne de sal e da carne-seca. Aditivos químicos nos alimentos. Alguns matérias naturais e sintéticos podem ser adicionados alimentos para conservalos. Essas substâncias são chamadas de aditivos químicos e são usadas para dar cores e acentuar os sabores dos alimentos. A gordura trans. é um tipo de aditivo fabricado por meio de um processo que transforma óleos vegetais líquidos em gordura sólida à temperatura ambiente. A gordura trans. aumenta o risco de problemas cardíaco, pois eleva o nível do colesterol.

Esses organismos foram cobertos por sedimentos e submetidos a alta pressão e temperatura, sofrendo

Esses organismos foram cobertos por sedimentos e submetidos a alta pressão e temperatura, sofrendo transformações físicas e químicas que, ao longo de milhões de anos, originaram o petróleo. Nesse processo, além da formação do petróleo, uma mistura oleosa e viscosa, há a formação de um gás, o gás natural, usado combustível em fogões, fornos, aquecedores e em alguns veículos. A separação dos componentes do petróleo é feita por meio de destilação fracionada. O petróleo também é usado para produzir tintas, plásticos, detergente, borrachas sintéticas e muitos outros produtos. O petróleo e o carvão mineral levam milhões de anos para se formar, enquanto a sociedade os consome com grande velocidade. Portanto , esses recursos correm o risco de acabar, já que não são repostos no mesmo ritmo do seu consumo. Por essa razão, dizemos que o petróleo e o carvão mineral são cursos naturais não renováveis. Por isso, é cada vez mais importante recorrer aos recursos naturais renováveis, que podem ser explorados por tempo indeterminado, como as energias solar, eólica, hidrelétrica, das mares e a gerada com aproveitamento dos vegetais (energia de biomassa).

1° passo: Façam a leitura da pág. 230 à 238. 2°passo: Façam os exercícios

1° passo: Façam a leitura da pág. 230 à 238. 2°passo: Façam os exercícios abaixo. (lembrando, registre em seu caderno). Livro pág. 247 (1, 2, 3 e 4). 3° passo: Após fazerem os exercícios, enviar para o e-mail: cienciasjoao 23@gmail. com Se possível divulgue no FACEBOOK ou no INSTAGRAM do colégio, não esqueça de colocar nome, data e turma. Colégio João XXIII “Conhecimento nos faz ir mais longe”